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Diretrizes para Autores

PROCESSO DE REVISÃO DE MANUSCRITOS

Instruções aos autores

A submissão dos manuscritos requer que o trabalho não tenha sido publicado e não esteja em avaliação para publicação em outro periódico.Os artigos submetidos à BIOMOTRIZ devem preferencialmente enquadrar-se na categoria de Artigos Originais.

Documentos necessários para submissão

1) Carta de encaminhamento do material, contendo: nomes completos e endereço dos autores;

2) Declaração assinada por todos os autores, com o número de CPF, indicando a responsabilidade pelo conteúdo do manuscrito e transferência de direitos autorais (copyright) para a BIOMOTRIZ, caso o artigo venha a ser aceito pelos Editores.

Formato do manuscrito

A Revista Biomotriz aceita, no máximo, 10 (dez) autores em um manuscrito. O mesmo deve conter até 15 páginas (excluindo Resumo/Abstract, Referências e Anexos), as citações devem estar no formato da ABNT. O texto deve estar com espaçamento de 1.5 entre linhas, Arial 12 para o texto e 10 para notas de rodapé. Margem superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2 cm.

Os Artigos Originais devem ser estruturados conforme sequência abaixo:

- Página de título e identificação (1ª página). A página de identificação deve conter os seguintes dados:

a) Título do manuscrito em português (LETRAS MAIÚSCULAS, em negrito, fonte Arial, tamanho 14, parágrafo centralizado) e em inglês (somente a primeira letra do título em maiúscula, as demais palavras em letra minúsculas exceção para nomes próprios) em itálico, fonte Arial 12, parágrafo centralizado);

b) Autor: nome e sobrenome de cada autor, somente a primeira letra do nome em maiúsculas, sem titulação, seguidos por número sobrescrito (expoente), identificando a afiliação institucional/vínculo (Unidade/ Instituição/ Cidade/ Estado/ País, em nota de rodapé); para mais de um autor, separar por vírgula);

c) Nome, endereço completo e e-mail dos autores, indicando o autor responsável pelo recebimento das correspondências.

- Resumo/Abstract (2º página):

Uma exposição concisa, que não exceda 250 palavras em um único parágrafo, em português (Resumo) e em Inglês (Abstract), fonte Arial 11, espaçamento simples e parágrafo justificado. O Resumo e o Abstract devem ser apresentados em formato estruturado, incluindo os seguintes itens: Contextualização (Background), Objetivos (Objectives), Métodos (Methods), Resultados (Results) e Conclusões (Conclusions).

- Descritores (Palavras – chaves/Keywords):

Termos de indexação ou palavras-chave (máximo quatro), em Português e em Inglês. A Biomotriz recomenda, no mínimo três e no máximo cinco descritores. os quais podem ser consultados no site <http://decs.bvs.br/>.

- Corpo do texto: Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão e Conclusão.

Os subtítulos devem estar em itens destacados, letra minúscula, justificado a esquerda, Arial 12, negrito.

Introdução: deve informar sobre o objeto investigado e conter os objetivos da investigação, suas relações com outros trabalhos da área e os motivos que levaram o(s) autor(es) a empreender a pesquisa.

Metodologia: descrever de modo a permitir que o trabalho possa ser inteiramente repetido por outros pesquisadores. Incluir todas as informações necessárias ou fazer referências a artigos publicados em outras revistas científicas para permitir a replicabilidade dos dados coletados.

Resultados: devem ser apresentados de forma breve e concisa. Tabelas, Figuras e Anexos podem ser incluídos quando necessários para garantir melhor e mais efetiva compreensão dos dados.

Discussão: o objetivo da discussão é interpretar os resultados e relacioná-los aos conhecimentos já existentes e disponíveis, principalmente àqueles que foram indicados na Introdução do trabalho. As informações dadas anteriormente no texto podem ser citadas, mas não devem ser repetidas em detalhes na discussão.

Conclusão: deve responder ao objetivo proposto.

Referências: Devem ser citadas e organizadas de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT <http://www.abnt.org.br>

- Tabelas e Figuras:

Devem estar inseridas no corpo do texto e preferencialmente não exceder a 5 (cinco) no total.

Tabelas: devem incluir apenas os dados imprescindíveis, evitando-se tabelas muito longas (tamanho máximo permitido: uma página em espaço duplo), e devem ser numeradas, consecutivamente, com algarismos arábicos. O título descritivo e as legendas devem torná-las compreensíveis, sem necessidade de consulta ao texto do artigo. Não devem ser formatadas com marcadores horizontais nem verticais, apenas necessitam de linhas horizontais para a separação de suas seções principais. Devem ser usados parágrafos ou recuos e espaços verticais e horizontais para agrupar os dados.

Figuras: as Figuras não devem repetir os dados já descritos nas Tabelas. Todas devem ser citadas e devem ser numeradas, consecutivamente, em arábico, na ordem em que aparecem no texto. Não é recomendado o uso de cores. As legendas devem torná-las compreensíveis, sem necessidade de consulta ao texto. Usar letras em caixa-alta (A, B, C, etc.) para identificar as partes individuais de figuras múltiplas. Se possível, todos os símbolos devem aparecer nas legendas; entretanto, símbolos para identificação de curvas em um gráfico podem ser incluídos no corpo de uma figura, desde que isso não dificulte a análise dos dados. Figuras com baixa resolução (menos de 300 dpi) podem resultar em atrasos na aceitação e publicação do artigo.

As Tabelas e Figuras publicados em outras revistas ou livros devem conter as respectivas referências e o consentimento, por escrito, do autor ou editores.

- Notas de Rodapé:

As notas de rodapé do texto, se imprescindíveis, devem ser numeradas consecutivamente em sobrescrito no manuscrito e escritas no final da página em que se encontra.

- Outras considerações

Unidades:usar o Sistema Internacional (SI) de unidades métricas para as medidas e abreviações das unidades.

 

Conflitos de Interesse: os autores são responsáveis pela declaração de qualquer tipo de conflito de interesse na realização da pesquisa, tanto de ordem financeira como de qualquer outra natureza. O relator deve comunicar aos editores quaisquer conflitos de interesse que possam influenciar a emissão de parecer sobre o manuscrito e, quando couber, deve declarar-se não qualificado para revisá-lo.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

As provas finais serão enviadas aos autores por e-mail, no endereço indicado na submissão, para revisão final (dúvidas e/ou discordâncias de revisão), não sendo permitidas quaisquer outras alterações. Manuscrito em prova final não devolvido em uma semana poderá, a critério dos editores, ser publicado na forma em que se apresenta ou ter sua publicação postergada para um próximo número.

Após publicação do artigo ou processo de revisão encerrado, toda documentação referente ao processo de revisão será inutilizada e destinada a coleta seletiva da instituição. 

 


 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word,  OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

    1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

    1. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

  1. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.