TECENDO RELAÇÕES ENTRE AS ABORDAGENS PEDAGÓGICAS E O COTIDIANO ESCOLAR DE PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Patric Paludett Flores, Matheus de Oliveira Souza, Pâmela Norraila da Silva, Bruna Solera, Luciana Ferreira, Vânia de Fátima Matias de Souza

Resumo


Ao abordarmos a temática da Educação Física Escolar (EFE), muitas inquietações emergem, entre elas, a necessidade de entender como esse componente curricular, que aborda conteúdos e questões muito valorizadas na vida cotidiana, possui grandes dificuldades em proporcionar situações de ensino-aprendizagem reconhecidas pelos diferentes atores da escola. A questão não possui respostas conclusivas e a busca por elas tem levado muitos pesquisadores da área a proporem abordagens para uma renovação teórico-prática da EFE, a fim de estruturar os campos de conhecimentos para tal contexto. Nesse caminho, a presente pesquisa objetivou diagnosticar o conhecimento dos professores de EFE dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (AIEF) da rede municipal de Paranavaí – PR/Brasil sobre as abordagens que utilizam em sua prática pedagógica e a relação das mesmas com o cotidiano escolar. Participaram deste estudo qualitativo, de caráter descritivo, cinco professoras de EFE dos AIEF da rede municipal pesquisada. O instrumento de coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada e a interpretação dos dados se configurou por análise de conteúdo. Dos achados da pesquisa, destaca-se que duas professoras seguem a perspectiva da abordagem Psicomotora, uma a Desenvolvimentista, e as outras duas não seguem apenas uma abordagem (mesclam entre a construtivista, psicomotora, desenvolvimentista e histórico-crítica). Ao serem questionadas sobre a relação da perspectiva que adotam com a execução das aulas, todas tiveram dificuldades em caracterizar a abordagem com prática. Conclui-se que as professoras de EFE dos AIEF pesquisadas procuram desenvolver uma ou mais abordagens em suas aulas, porém demonstram um conhecimento difuso ao relacionar teoria e prática.


Palavras-chave


Escola. Abordagens Pedagógicas. Prática Pedagógica.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 BIOMOTRIZ

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

ISSN Online: 2317-3467
ISSN Impresso: 1679-8074