O CAMPO DA EDUCAÇÃO E O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ENCONTRANDO RELAÇÕES

Osvaldo Galdino dos Santos Júnior, Carlos Nazareno Ferreira Borges

Resumo


Nos cursos de formação profissional em Educação Física, a área pedagógica acaba assumindo papel secundário em detrimento das áreas biológica e fisiológica ao anular as discussões pedagógicas que são essenciais para o trato do trabalho do professor. A existência desse problema tem implicado em um ensino técnico dos conteúdos da Educação Física escolar, sem coerência perante os problemas sócio-políticos, que permeiam a vida em sociedade e são relevantes para a formação crítica do educando.  Assim, o presente estudo busca analisar diferentes teorias da educação, tendências e propostas de ensino da Educação Física ao buscar semelhanças teóricas existentes entre si. Nessa perspectiva, utilizou-se da abordagem qualitativa que permitiu exaurir o objeto estudado numa progressão sistemática de conhecimento até estabelecer as relações necessárias entre o campo da educação e o campo da Educação Física, assim como fez-se uso da pesquisa bibliográfica e da técnica de análise de conteúdo. Com isso, constatamos que haja relações teóricas entre os campos em questão. Dentre as teorias não-críticas, a pedagogia tradicional com as tendências higienista, biologicista e convencional com o paradigma da aptidão física; a pedagogia nova com as tendências psico-pedagogicista, pedagogicista e modernizadora e com a abordagem construtivista; a pedagogia tecnicista com as tendências militarista e competitivista. Outrossim, a teoria crítica, pedagogia histórico crítica com as tendências revolucionária, popular e transformadora, além disso, com a crítico-superadora. Em suma, concluímos que tais estudos não aconteceram de maneira isolada, assim a educação tem relação teórica com a Educação Física a qual contribui para o desenvolvimento e fundamenta as ações dos professores no espaço escolar.


Palavras-chave


Teorias da Educação. Educação Física. Tendências. Propostas de Ensino.

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