A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RETRATOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DIANTE DE DIFERENTES INFÂNCIAS

Fioravante Corrêa da Rocha, Jônatas da Costa Brasil de Borba, André Osvaldo Furtado da Silva, Elisandro Schultz Wittizorecki

Resumo


Considerando as legislações brasileiras no que diz respeito aos direitos das crianças e os efeitos dessas mudanças no cotidiano escolar, esta pesquisa objetivou compreender a prática pedagógica dos professores de Educação Física para dar conta das diferentes infâncias presentes em suas aulas. Esse estudo trata de uma etnografia realizada na Rede Pública Municipal de Portão/RS com a colaboração de quatro professores de Educação Física em três escolas que lecionam em turmas de Educação Infantil. Para a obtenção de informações utilizamos a observação participante, os diários de campo, diálogos, entrevistas e a análise de documentos. O presente estudo possui como debate central a prática pedagógica, as infâncias e a Educação Física Escolar.


Palavras-chave


Educação Física Escolar; Prática Pedagógica; Infância

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 BIOMOTRIZ

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

ISSN Online: 2317-3467
ISSN Impresso: 1679-8074