ANÁLISE QUALITATIVA DOS FUNDAMENTOS EM JOGOS DE VOLEIBOL ESCOLAR

Otávio Guerson Rodrigues De Angelis, Wilian dos Santos Bento, Isaias Soares da Silva, Vinícius Resende de Oliveira, Frederico Souzalima Caldoncelli Franco

Resumo


Contextualização: A evolução técnica-tática de atletas esportivos depende de informações sistematizadas para seu desenvolvimento. Estudos do desempenho dos fundamentos no voleibol são realizados apenas em equipes de alto nível. Objetivo: A meta deste estudo foi analisar o perfil qualitativo da execução dos fundamentos no voleibol em jogos escolares. Métodos: Analisou-se as partidas finais de uma competição escolar no interior de Minas Gerais, que foram gravadas em filmadora digital, sendo analisada em ecrã de notebook de 14’. Avaliou a performance do saque, recepção do saque, levantamento e ataque por meio de parâmetros específicos para cada fundamento. Resultados: Os resultados mostraram que o saque tipo tênis foi o mais usado identificando baixo índice de ponto e sendo predominantemente recebido de manchete. Os levantamentos foram priorizados com ações na rede em toque apoiado no chão e de frente para seu objetivo, obtendo o maior scout técnico entre os demais fundamentos. O ataque foi caracterizado por poucas cortadas e em trajetória ascendente alcançando baixa eficácia de ponto. Os saques e as recepções mostraram maiores ocorrências na posição seis, tendo as recepções enviadas a posição três, onde realizavam a maioria dos levantamentos. A maior parte das ações de ataque foram executadas na posição quatro. Conclusão: Conclui-se que nos Jogos Escolares de Rio Pomba, os levantamentos exibiram maiores índices de performance apesar das limitações técnicas, sendo sugerido aprimorar o desempenho técnico dos fundamentos afim de possibilitar a evolução tática situacional no jogo

Palavras-chave


Gesto técnico, Desempenho, Levantamento, Voleibol de base.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 BIOMOTRIZ

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

ISSN Online: 2317-3467
ISSN Impresso: 1679-8074