O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Carina Farias da Costa, Vania Mari Rossato, Maria Lourdes Backes Hartmann, Fabiana Ritter Antunes

Resumo


Este estudo teve por objetivo analisar a inserção do profissional de Educação Física na Educação Infantil no município de Cruz Alta/RS, diante da proposição da Base Nacional Comum Curricular para esta etapa da educação básica. O estudo buscou analisar, na perspectiva da BNCC, as habilidades e competências necessárias para o profissional da educação física no campo da educação infantil; compreender as atribuições da educação física na educação infantil a partir da BNCC; realizar um mapeamento do número de profissionais da área que atuam nas escolas de educação infantil municipais e particulares de Cruz Alta; analisar a formação inicial e seu ano de formação do profissional atuante na escola de educação infantil e verificar as possíveis contribuições da educação física para essa área. Para a população do estudo, foi realizado um mapeamento das escolas particulares e municipais da cidade de Cruz Alta que possuem professores de educação física. A amostra foi constituída por professores de 11 escolas municipais e 7 escolas particulares que aceitaram participar do estudo. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário, contendo questões abertas e fechadas e, como indicadores a escola, sexo, idade,  formação, ano da graduação e o tempo de atuação na Educação Infantil. Os dados foram analisados a partir da interpretação das respostas sendo categorizados e classificados em função da inferência percentual. Os resultados apontaram esse professor, em sua grande maioria constituido por mulheres, jovens, recém formadas em um curso superior, atuante à um bom tempo na educação infantil e formadas em pedagogia, licenciatura.


Palavras-chave


Educação Infantil. Profissional da Educação Infantil. Professor de Educação Física.

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