A ORGANIZAÇÃO DO PIBID/UNICRUZ/EDUCAÇÃO FÍSICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA OS BOLSISTAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA

Jeronimo Oliveira Fischer, Fabiana Ritter Antunes, Carla Rosane da Silva Tavares Alves

Resumo


O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) foi criado em 2007 pelo Ministério de
Educação e implementado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/CAPES e
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação/FNDE, mas, somente em 2010, as universidades
comunitárias, dentre as quais a UNICRUZ, passaram a participar do programa com o intuito de valorizar o
magistério e apoiar os estudantes de licenciatura plena. Este trabalho teve como objetivo compreender as
mudanças ocorridas na formação inicial dos Bolsistas de Iniciação à Docência, após a inserção da Universidade
de Cruz Alta no PIBID/UNICRUZ/Subprojeto Educação Física, evidenciando, suas mudanças positivas e
negativas e compreendendo a organização do PIBID/UNICRUZ/Subprojeto Educação Física e dos BID’s, nas
escolas parceiras do programa. Os sujeitos que foram pesquisados contemplaram os Bolsistas de Iniciação à
Docência (BID’s) das escolas parceiras da cidade de Cruz Alta/RS. Este trabalho caracteriza-se com uma
abordagem quali-quantitativa de cunho descritivo com ênfase no estudo de caso. A análise das informações
deu-se a partir de Matriz e conta com organização dos dados através da análise de conteúdo. O programa
conseguiu proporcionar experiências, fazendo ligações do acadêmico com a escola e da escola com a
universidade, os acadêmicos sentiram-se mais preparados para atuarem no meio escolar, pois adquiriram
experiências, as quais poderão ajudar a enfrentar as dificuldades que vierem a surgir no decorrer da vida
acadêmica e em sua atuação no mercado de trabalho.


Palavras-chave


PIBID; Bolsistas; Escola

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 BIOMOTRIZ

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

ISSN Online: 2317-3467
ISSN Impresso: 1679-8074