EFEITOS DE 12 SESSÕES DE NATAÇÃO SOBRE A FUNÇÃO NEUROCOGNITIVA DE CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR PRECOCE

Leonardo Geamonond Nunes

Resumo


Resumo: Objetivo: Avaliar o efeito de 12 sessões de natação sobre a função neurocognitiva de crianças em idade escolar precoce. Métodos: Estudo clínico experimental de abordagem quantitativa. Foram avaliadas 15 crianças de ambos os sexos com média de idade (8,6 ± 1,8) anos praticantes de natação na cidade de Uberlândia-MG. Foi aplicado o teste de Fluência Verbal Semântica (TFV), para avaliar a função neurocognitiva dos participantes. Resultados: As crianças avaliadas apresentaram os seguintes valores, pré-teste TFV total (10,8 ± 2,9). Após doze sessões de natação os voluntários apresentaram os seguintes resultados, pós-teste TFV total (13,0 ± 3,2), (Δ = 20,3%; p = <0,02). Conclusão: O presente trabalho nos mostrou que 12 sessões de natação apresentaram resultados significativos sobre a função neurocognitiva em crianças que se ingressaram em um programa de iniciação esportiva.


Palavras-chave


Aprendizagem; Crianças; Cognição; Esportes Aquáticos; Psicologia do Esporte.

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