CONCURSOS PÚBLICOS MUNICIPAIS PARA LICENCIADOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE DO CONTEÚDO DE PROVAS E SEUS RESPECTIVOS EDITAIS

Marcos Antônio Araújo Bezerra, Lara Belmudes Bottcher, Cibele Rodrigues Lopes, Maria Glecievely Eliseu da Silva

Resumo


Introdução: Concurso público é um processo seletivo que avalia o conhecimento intelectual e a formação dos candidatos para um cargo efetivo de uma entidade governamental de uma nação. A formação em Educação Física baseia-se em conteúdos generalistas que predispõem o aluno para o mercado de trabalho como escola, academias, clubes, entre outros locais. Objetivo: identificar os conteúdos abordados buscando detectar as temáticas mais presentes nas questões de Educação Física das provas de Concursos Públicos. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa do tipo documental, com abordagem quantitativa e recorte temporal envolvendo os concursos públicos municipais do estado do Ceará. Foram analisados 45 editais e provas de concursos públicos direcionados para o provimento de licenciados em Educação Física no estado do Ceará. Resultados: Foi identificado uma média de 6,31 vagas por município com uma média salarial de 1.211,75 reais, para uma carga horária de trabalho de 20h a 40h semanais. Destaca-se que 60% dos editais não havia a necessidade de registro no conselho de classe (CREF).Tendo as manifestações do movimento humano: esporte, jogo, ginástica, lutas, práticas corporais de aventura, atividades rítmicas e expressivas como as mais presentes (23,36%). Conclusão: Os concursos públicos municipais voltados para Licenciados em Educação Física apresentam uma diversidade de conteúdos entre si variante de município para município, bem como existe uma diferença salarial e de jornada de trabalho. A exigência de registro do conselho profissional não é uma exigência em mais da metade dos editais avaliados.


Palavras-chave


Profissão docente; Inserção profissional; Educação Física

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