Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista CIÊNCIA & TECNOLOGIA?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Instruções aos autores

A submissão dos manuscritos requer que o trabalho não tenha sido publicado e não esteja em avaliação para publicação em outro periódico. Os manuscritos submetidos à Ciência&Tecnologia devem preferencialmente enquadrar-se na categoria de:

Artigos Científicostrabalhos de pesquisa científica inédita e conclusiva. Grafado em português, inglês ou espanhol. Deverá ter, no máximo, vinte laudas digitadas. Não deverá ultrapassar trinta referências bibliográficas.

Comunicaçõesa) constatação de uma nova doença ou de novo patógeno. Caso trate da primeira detecção no país, deve constar o parecer técnico do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, autorizando a divulgação. b) resultados dos testes de controle de doenças (químico ou biológico) desde que não efetuados " in vitro". Sem resumo, abstract ou divisão em tópicos, contendo no máximo duas laudas, digitados e uma figura ou tabela, sem citação bibliográfica

Notas Científicastrabalhos de pesquisa científica inédita, que seja recente e de interesse para uma rápida divulgação. Deverá ter no máximo seis laudas digitadas, uma tabela e uma figura. Não deverá ultrapassar dez referências bibliográficas

Notas Técnicastécnicas novas, produtos e patentes. Deverá apresentar resumo, abstract, texto sem divisão de tópicos, referências bibliográficas. Deverá ter no máximo seis laudas, uma tabela e uma figura. Não deverá ultrapassar dez referências bibliográficas

Revisõestexto sobre assunto específico o qual enfoca novos conceitos, hipóteses, discussões ou que promova a integração de pelo menos uma das áreas áreas abordadas no escopo da revista com outras ciências, atendendo, preferencialmente, a solicitação da Comissão Editorial. Deverá ter no máximo vinte laudas digitadas e não ultrapassar sessenta referências.

Relatos de Casodescrição de experiências acadêmicas, assistenciais e de projetos de extensão. Deverá ter no máximo seis laudas, uma tabela e uma figura. Não deverá ultrapassar dez referências bibliográficas

 

Formato do manuscrito

Os manuscritos deverão ser encaminhados em arquivo com extensão .doc ou .docx, através de submissão on-line no Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER). Os manuscritos enviados serão inicialmente submetidos ao Conselho Editorial, que fará uma avaliação preliminar para verificar se os mesmos estão em consonância ao escopo e normativas da Revista Ciência&Tecnologia.

  • A redação do texto deverá respeitar as seguintes diretrizes:

Fonte: Times New Roman, tamanho 12. Espaçamento entre linhas: 1,5. Recuo de parágrafo: 1,25 cm, exceto no resumo e abstract que não devem apresentar recuo. Alinhamento do texto: justificado. Margens: Esquerda e superior 3cm, direita e inferior 2cm. 

As citações referenciadas devem ser realizadas conforme os modelos:

Para citações de um autor: Segundo Bortolotto (2012)... ou O teor de proteína bruta é capaz de identificar... (Bortolotto, 2012).

Para dois autores: Segundo Martinez-Pereira e Bortolotto (2013)... ou Muitos estudantes... (Martinez-Pereira e Bortolotto, 2013).

Para mais de dois autores: Conforme Martinez-Pereira et al. (2012), ou Existem diferentes modelos ... (Martinez-Pereira et al, 2012).

Redação de Artigos Originais

  •  Título: em letras maiúsculas, negrito, tamanho 14 e centralizado.
  •  Subtítulos: em letras minúsculas, com exceção da primeira, negrito, justificado à esquerda.
  • Autores: Os nomes dos autores devem ser removidos do artigo a fim de que este possa ser avaliado por pares conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares. Os nomes dos aurores deve aparecer apenas nos metadados da submissão, limitados a 06.
  •  Resumos e Abstract: deverá ser uma exposição concisa, que não exceda 250 palavras em um único parágrafo, em português (Resumo) e em inglês (Abstract), espaçamento simples, fonte tamanho 12 e parágrafo justificado.
  • Palavras-chave e Keywords: cinco no máximo, logo após resumo e abstract, separados por ponto.
  • Parte textual: contendo considerações iniciais ou introdução, procedimentos metodológicos ou materias e métodos, resultados e discussão (podendo ser apresentados juntos ou separados) e considerações finais ou conclusão, agradecimentos (opcional) e referências.

      Introdução ou Considerações Iniciais: deve informar sobre o objeto investigado e conter os objetivos da investigação, suas relações com outros trabalhos da área e os motivos que levaram o(s) autor(es) a empreender a pesquisa.
      Procedimentos Metodológicos ou Materiais e Métodos: descrever de modo a permitir que o trabalho possa ser inteiramente repetido por outros pesquisadores. Incluir todas as informações necessárias ou fazer referências a artigos publicados em outras revistas científicas para permitir a replicabilidade dos dados coletados.
      Resultados: devem ser apresentados de forma breve e concisa. Tabelas, Figuras e Anexos podem ser incluídos quando necessários para garantir melhor e mais efetiva compreensão dos dados.
      Discussão: o objetivo da discussão é interpretar os resultados e relacioná-los aos conhecimentos já existentes e disponíveis, principalmente àqueles que foram indicados na Introdução do trabalho. As informações dadas anteriormente no texto podem ser citadas, mas não devem ser repetidas em detalhes na discussão.
      Considerações Finais ou Conclusão: deve responder ao objetivo proposto.
      Tabelas e Figuras: Devem estar inseridas no corpo do texto  e não exceder a 5 (cinco) no total. As Tabelas e Figuras publicados em outras revistas ou livros devem conter as respectivas referências e o consentimento, por escrito, do autor ou editores.
O título das tabelas deverá ser apresentado na parte superior e a fonte que identifica a figura na parte inferior, fonte tamanho 10.

       Tabelas: devem incluir apenas os dados imprescindíveis, evitando-se tabelas muito longas (tamanho máximo permitido: uma página em espaço simples), e devem ser numeradas, consecutivamente, com algarismos arábicos. O título descritivo e as legendas devem torná-las compreensíveis, sem necessidade de consulta ao texto do artigo. Não devem ser formatadas com marcadores horizontais nem verticais, apenas necessitam de linhas horizontais para a separação de suas seções principais. Devem ser usados parágrafos ou recuos e espaços verticais e horizontais para agrupar os dados.

       Figuras: as Figuras não devem repetir os dados já descritos nas Tabelas. Todas devem ser citadas e numeradas, consecutivamente, em arábico, na ordem em que aparecem no texto, fonte tamanho 10. As legendas devem torná-las compreensíveis, sem necessidade de consulta ao texto. Usar letras em caixa-alta (A, B, C, etc.) para identificar as partes individuais de figuras múltiplas. Se possível, todos os símbolos devem aparecer nas legendas; entretanto, símbolos para identificação de curvas em um gráfico podem ser incluídos no corpo de uma figura, desde que isso não dificulte a análise dos dados. Figuras com baixa resolução (menos de 300 dpi) podem resultar em atrasos na aceitação e publicação do artigo.
       Notas de Rodapé: As notas de rodapé do texto, se imprescindíveis, devem ser numeradas consecutivamente em sobrescrito no manuscrito e escritas no final da página em que se encontra.

 

     Referências: Devem seguir os exemplos listados:

Monografia no todo:

HUBERMAN, L. História da riqueza do homem. 21. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1986.

HUBERMAN, L. História da riqueza do homem. Tradução de Waltensir Dutra. 21. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1986. 286 p. Inclui índice. ISBN 85-216-1306-7

Monografia no todo em meio eletrônico

BORÉM, A. Melhoramento de plantas. Viçosa, MG: Ed. UFV, 1999. 1 CDROM. Requisitos do sistema: PC 486 com 12 MB RAM, Driv CD-ROM 8x.

FAINTUCH, J. Nutrição parenteral. São Paulo: CAD, 2001. Disponível em: <http://www.fugesp.org.Br/nutriesaude3-4htm>. Acesso em: 03 set. 2001.

Capítulo com autoria própria

BAMBERG, G.; CARVALHO, É. G. Comunicação integrada: conceitos e casos. In: CARVALHO, D. T.; NEVES, M. F. (Org.). Marketing na nova economia. São Paulo: Atlas, 2001. cap. 13, p. 117-126

Capítulo sem autoria própria

TANENBAUM, A. S. O Nível convencional de máquina. In:_____ Organização estruturada de computadores. 3. ed. Rio de Janeiro: LTC,  2000. p. 182-249.

Partes de monografia em meio eletrônico

MORFOLOGIA dos artrópodes. In: ENCICLOPÉDIA multimídia dos seres  vivos [S.l.]: Planeta DeAgostini, c1998. CD-ROM 9.

POLÍTICA. In: DICIONÁRIO da língua portuguesa. Lisboa: Priberam  informática, 1998. Disponível em: < http://priberam.pt/dIDLPO >. Acesso em: 8 mar. 1999.

Trabalho apresentado em Evento

ORLANDO SOBRINHO, J.; SILVA, L. E. Resposta à calagem. In:  SEMINÁRIO SOBRE CORRETIVOS AGRÍCOLAS, 2., 1985, Campinas.  Anais... Campinas: Fundação Cargill, 1985. p. 123-157

SILVA, R. N.; OLIVEIRA, R. Os limites pedagógicos do paradigma da qualidade total na educação. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPe, 4., 1996, Recife. Anais eletrônicos... Recife: UFPe, 1996. Disponível em: <http://propesq.ufpe.br/anais/anais/educ/ce04.htm>. Acesso em: 21 jan. 1997.

Teses, dissertação e monografia

CARMO, F. M. S. Estudo de polimorfismo do gene candidato, o fator miogênico-5 (myf -5), em suínos. 2003. 69 f. Tese (Doutorado em Zootecnia) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG, 2003.

SANTOS, M. L. Crescimento e alocação de biomassa e de nutrientes em eucalipto, decorrentes da aplicação de nitrogênio e potássio. 2001. 62 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Solo) - Universidade Federal de  Viçosa, Viçosa, MG, 2001.

CARNEIRO, N. M. Q. Procedimentos básicos para o planejamento de uma indústria de biscoitos, enfocando a legislação sanitária de alimentos do estado de Minas Gerais. 2004. 90 f. Monografia (Especialização em Nutrição e Saúde) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG, 2004.

Artigo e/ou matéria de revista, boletim

NARDELLI, A. M. B.; GRIFFITH, J. J. Modelo teórico para compreensão do  ambientalismo empresarial do setor florestal brasileiro. Revista Árvore,  Viçosa, MG, v.27, n. 6, p. 855-869, nov./dez. 2003.

NARDELLI, A. M. B.; GRIFFITH, J. J. Theoretical model for understanding corporate environmentalism in the Brazilian forestry sector. Rev. Árvore,  Viçosa, MG, v. 27, n. 6, p. 855-869, Nov./Dec. 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rarv/v27n6/a12v27n6.pdf>. Acesso em: 11 Oct. 2004.

Normas técnicas

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023:  Informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro, 2002.  24 p.

 

Redação de Artigos de Revisão

Só poderão ser publicados por especialistas convidados pelas sessões editoriais do periódico. Não devem ser subdivididos em seções separadas (Introdução, Materiais e Métodos, etc.), mas devem apresentar, obrigatoriamente, dois resumos (Português e Inglês), com palavras-chave/keywords, conforme descrito na apresentação de artigo completo, além de referências.

 

Redação de Comunicações Breves

Não devem ser subdivididos em seções separadas (Introdução, Materiais e Métodos etc), mas devem apresentar, obrigatoriamente, dois resumos (Português e Inglês), com palavras-chave/keywords, conforme descrito na apresentação de artigo completo, além de referências.

 

Redação de Relato de Caso

O artigo de relato de caso clínico deverá contar os seguintes itens: Título em português e inglês, dois resumos (português e inglês), com palavras-chave/keywords, Introdução, Relato do caso, Discussão e Referências.

 

Outras considerações

  • Unidades: usar o Sistema Internacional (SI) de unidades métricas para as medidas e abreviações das unidades.
  • Conflitos de Interesse: os autores são responsáveis pela declaração de qualquer tipo de conflito de interesse na realização da pesquisa, tanto de ordem financeira como de qualquer outra natureza. O relator deve comunicar aos editores quaisquer conflitos de interesse que possam influenciar a emissão de parecer sobre o manuscrito e, quando couber, deve declarar-se não qualificado para revisá-lo.

 

 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os autores receberão os pareceres dos avaliadores e deverão encaminhar a nova versão em um prazo máximo de 15 (quinze) dias com as alterações sugeridas em formato eletrônico. No caso de não atendimento de alguma sugestão, os autores deverão apresentar uma justificativa, em documento anexado a parte. A versão corrigida será resubmetida a pelo menos um dos avaliadores para verificar as alterações solicitadas.

Após aceitação para publicação, prova definitiva do manuscrito será enviada para a última correção dos autores, os quais deverão encaminhar no prazo máximo de 1 (uma) semana. Erros nesta última versão serão de total responsabilidade dos autores.

  •  Recursos: Não haverá recursos para os manuscritos não aprovados pela Comissão Editorial.
  •  A simples remessa de originais à revista implica na autorização da publicação, sem ônus para os mesmos não sendo pagos direitos autorais, reservando-se, entretanto, aos autores a propriedade intelectual do conteúdo dos manuscritos.
  •  As opiniões expressas nos artigos serão de inteira responsabilidade dos autores.

 

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.

  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (.doc ou .docx).

  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.

  4. O texto usa Fonte: Times New Roman, tamanho 12. Espaçamento entre linhas: 1,5; emprega itálico em apenas nomes científicos (gênero e espécie) em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto no melhor local após sua primeira citação.

  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

    1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

 

  1. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.