A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO MEIO DE INTEGRAÇÃO ENTRE A GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO E O ENSINO MÉDIO

Merlin Janina Diemer, Sabrina Assmann Lücke, Luiza de Almeida Bueno

Resumo


O presente artigo busca relatar o desenvolvimento do projeto de extensão Arquitetando, contextualizando-o dentro das teorias que orientam a Extensão Universitária. O projeto está vinculado ao Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Univates, na cidade de Lajeado, Rio Grande do Sul. Pretende relacionar os conteúdos estudados no Ensino Médio nas disciplinas de Artes, História ou Matemática, com as disciplinas desta graduação, demonstrando aplicabilidades na vida profissional. Visa demonstrar a importância dos conteúdos abordados nesta fase da escolarização para a vida profissional, que por vezes não é exposta aos estudantes. Assumindo características extensionistas, o projeto estabelece contato direto com as escolas do Vale do Taquari, região de inserção da UNIVATES, com enfoque no município de Lajeado/RS. Objetiva despertar o interesse dos alunos do Ensino Médio em ingressar na graduação de Arquitetura e Urbanismo, auxiliando-os no esclarecimento de dúvidas sobre a mesma, além de aprimorar os conhecimentos dos estudantes de forma interdisciplinar através da aplicação de dinâmicas lúdicas. Os assuntos abordados no decorrer deste artigo relacionam o vínculo entre o projeto e a extensão na vida acadêmica, assim como a importância da comunidade envolvida, expondo os propósitos da equipe, a metodologia empregada e os resultados obtidos ao longo do ano de 2013.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.