A INTEGRAÇÃO SAÚDE/EDUCAÇÃO DESENVOLVIDA PELO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: UMA RELATO DE EXPERIÊNCIA

Camila Kuhn Vieira, Lidiane Bertasso Santos, Diego Paes Ehmke, Eduardo Oliveira Neto, Luana Possamai Menezes

Resumo


Objetivo: relatar a experiência de acadêmicos do Curso de Enfermagem da Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ, nas atividades do Programa Saúde na Escola (PSE), desenvolvido através da disciplina de Estágio Curricular em Saúde Coletiva II. Método: esse trabalho caracteriza-se como um estudo exploratório e descritivo, do tipo relato de experiência, a partir das práticas vivenciadas no desenvolvimento da disciplina acima descrita. Resultados: este estudo favorece uma reflexão sobre a importância do PSE para a comunidade escolar, com ações de promoção da saúde e prevenção de agravos, sendo este uma importante estratégia de gerar reflexões desde cedo, ou seja, ainda na idade escolar. Tais práticas também possibilitaram-nos ter a visão administrativa de se realizar as atividades em âmbito escolar, e a importância dos gestores para o seu funcionamento. Conclusões: essa pesquisa favoreceu um melhor entendimento sobre o assunto, espaço de aprendizagem, e reflexão crítica sobre o tema, além de revelar como a relação educação/saúde é importante para o fortalecimento do programa em questão.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.