O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E A PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

Taciana Uecker, Bruna Pereira Alves Fiorin, Évelyn da Rocha Bueno, Sílvia Maria de Oliveira Pavão

Resumo


A pesquisa apresentada nesse artigo tem por objetivo salientar a importância da formação continuada para o aperfeiçoamento dos professores, em conformidade com a proposta do Plano Nacional de Educação de garantir aos profissionais da educação básica essa formação. O PNE apresenta 20 metas e as estratégias necessárias para alcançar as metas previstas. Nesse estudo, destacou-se a meta 16 e a estratégia 16.1, que enfatizam a formação continuada de professores da educação básica. Atendendo à proposta dessa meta e estratégia, apresenta-se o Curso de Mediação de Conflito Escolar como possibilidade de aprimoramento profissional dos participantes. Por fim, constatou-se que espaços como esse colaboram como possibilidade de reflexão, discussão e qualificação dos profissionais da educação, reforçando a necessidade de continuar realizando ações dessa natureza.

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ISSN: 2316-4034