CRÍTICA AOS SABERES: Considerações de Michel Foucault ao Ensino Superior

Elias Adams, Antonio Escandiel de Souza, Carla Rosane da Silva Tavares Alves, Elizabeth Fontoura Dorneles

Resumo


Michel Foucault foi um dos mais importantes críticos aos saberes modernos ao interrogar o papel destes na constituição da sociedade presente. O presente trabalho busca, a partir de uma retomada das análises de Foucault acerca dos saberes científicos e de alguns papéis desempenhados pelas ciências, responder as considerações que Foucault tem a fazer acerca da conjuntura do ensino superior atual. Além das considerações acerca dos saberes, é possível adaptar alguns questionamentos que permitem nortear os fazeres intrínsecos ao ensino superior. Esse norte, direção, aponta para uma perspectiva mais ética, possibilitada essencialmente pela ruptura com os regimes de verdade, e consequentemente com a cisão da díade saber/poder.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


                

 Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

ISSN: 2316-4034