EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL SUPERIOR: CENÁRIOS NO BRASIL E NO RIO GRANDE DO NORTE

Andréia da Silva Quintanilha Sousa, Ricardo Antonio Gonçalves Teixeira, Ana Flávia Teodoro de Mendonça Oliveira

Resumo


Este artigo apresenta o cenário da educação especial em nível superior, no Brasil e na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com base nos dados do Censo da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) de 2016. Neste estudo busca-se levantar o perfil dos educandos público-alvo da educação especial (PAEE) por tipo (deficiência, transtorno global do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação), sexo, faixa etária, cor/raça, curso, local, turno, nível, grau acadêmico, modalidade e instituições por meio de categoria administrativa e organização acadêmica. Embora a educação especial esteja contida no rol das políticas públicas brasileiras, a expansão do acesso e a garantia da permanência da pessoa PAEE na educação superior necessitam de um olhar atento a fim de identificar como a inclusão desses alunos se efetiva na instituição lócus da pesquisa. Ressalta-se a necessidade de estudos de avaliação e monitoramento numa perspectiva emancipatória a fim de garantir aos educandos em estudo o êxito acadêmico.


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