Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Gestão e Desenvolvimento em Contexto- GEDECON foi criada em 2007, sob o número ISSN: 19823266. Atualmente com configuração digital, pelo Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas – SEER, sendo editada semestralmente.

Os objetivos da GEDECON são:

a) publicar trabalhos inéditos, resultados de pesquisas de natureza empírica, experimental ou conceitual, envolvendo as áreas de Administração, Arquitetura, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Gestão de Empresas Rurais e Serviço Social e áreas afins.

b) fomentar o intercâmbio de experiências com outras Instituições, nacionais ou estrangeiras;

c) defender e respeitar os princípios éticos da política da revista e do meio acadêmico.

 

Linhas Editoriais

A Revista Gestão e Desenvolvimento em Contexto está organizada em seis linhas editoriais, as quais poderão compor de forma conjunta ou exclusiva as edições, fato que dependerá dos trabalhos aprovados.

As referidas linhas são:

1) Economia e Desenvolvimento Regional;

2) Gestão Organizacional;

3) Gestão Pública;

4) Gestão Rural/Agroindustrial;

5) Direitos Humanos, Cidadania, Democracia e “Novos Direitos”;

6) Arquitetura e Urbanismo.

 

 

Políticas de Seção

ARTIGOS - ECONOMIA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Temas de abrangência: crescimento e desigualdade; desenvolvimento regional (industrial, rural, etc); mercado de trabalho; estudos setoriais; comércio externo; demografia; políticas de desenvolvimento regional; crescimento regional; localização econômica; entre outros.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

ARTIGOS - GESTÃO ORGANIZACIONAL

Temas de abrangência: administração de ciência e tecnologia; comportamento organizacional; contabilidade; empreendedorismo; ensino e pesquisa em ciências sociais aplicadas; estratégia em organizações; finanças; gestão da informação; gestão de operações e logística; gestão de pessoas; gestão internacional; gestão ambiental; marketing; teoria das organizações; entre outros.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

ARTIGOS - GESTÃO PÚBLICA

Temas de abrangência: gestão pública e governança; gestão municipal; participação e responsabilidade social; políticas públicas; gestão social; terceiro setor; economia e sociedade; economia política; accountability e contabilidade pública; entre outros.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

ARTIGOS - GESTÃO RURAL/AGROINDUSTRIAL

Temas de abrangência: administração rural; contabilidade rural; desenvolvimento rural; economia agrícola; agronegócio; cadeias agroindustriais; cooperação agroindustrial; agricultura familiar; sociologia rural; entre outros.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

ARTIGOS - DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA, DEMOCRACIA E “NOVOS DIREITOS”

Temas de abrangência: sociedade, Estado e democracia; cidadania e direitos políticos; constitucionalismo e surgimento dos direitos humanos; direitos fundamentais sociais; direitos fundamentais transindividuais (meio ambiente, consumidor, idoso, criança e adolescente); direitos fundamentais decorrentes da tecnologia e da biotecnologia (sociedade de informação, direito intelectual, direito industrial, bioética e biodireito); colisão entre direitos fundentais; políticas públicas e inclusão; entre outros.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

ARTIGOS - ARQUITETURA E URBANISMO

Temas de abrangência: arquitetura e urbanismo; arquitetura de interiores; patrimônio histórico, cultural e artístico; arquitetura paisagística; planejamento urbano e regional; tecnologia e resistência dos materiais; sistemas construtivos e instalações; design; informática aplicada à arquitetura; conforto ambiental; sustentabilidade; materiais e técnicas alternativas de construção, entre outros.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A seleção e o encaminhamento dos artigos para apreciação da consultoria científica caberá ao Conselho Editorial, o qual é composto por consultores internos e externos com conhecimento e trajetória em pesquisa e produção científica.

A Comissão avaliará os artigos apresentados e emitirá parecer sobre a conveniência ou não da publicação.

 

Periodicidade

Formato der Publicação: Eletrônica

Periodicidade: Semestral

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Declaração de Direito Autoral

Ao submeter textos à Revista Gedecon, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra para a publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.

O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.

A Revista Gedecon é um periódico aberto, por esse motivo, não existe valor cobrado pelos editores para submissão ou publicação.

Os textos são de responsabilidade de seus autores.

 

Código de Conduta Editorial Política de Ética em Publicações e Declaração de Procedimentos Impróprios em Publicações

Deveres dos Editores:

• Estamos empenhados em garantir que a obtenção de verbas de publicidade, reimpressão ou outra receita comercial não tem qualquer impacto ou influência sobre as decisões editoriais. Os nossos artigos são revisados para garantir a qualidade das publicações científicas e também somos usuários de CrossCheck (software da CrossRef para identificação de plágio).

• Decisão de publicação: O editor da revista é responsável por decidir quais dos artigos submetidos à revista devem ser publicados. O editor é guiado pelas políticas do Conselho Editorial da Revista e em estrita observância aos requisitos legais em matéria de difamação, violação de direitos autorais e plágio. O editor pode consultar o conselho editorial ou colaboradores na tomada de decisões.

• Regras Justas: O editor deve avaliar manuscritos para o seu conteúdo intelectual, sem distinção de raça, sexo, orientação sexual, crença religiosa, origem étnica, nacionalidade, ou a filosofia política dos autores.

• Confidencialidade: O editor e qualquer equipe editorial não deve divulgar qualquer informação sobre um manuscrito submetido a qualquer outra pessoa, com exceção do próprio autor, revisores, potenciais colaboradores, outros conselheiros editoriais, e do editor, conforme o caso.

• Divulgação e Conflitos de interesse: O editor não deve usar informações que não tenham sido publicadas em sua própria investigação sem o consentimento expresso e por escrito do autor. O editor deve se abster de avaliar manuscritos nos quais tenha algum conflito de interesse resultantes de relacionamentos competitivos ou colaborativos ou qualquer outro tipo de relacionamento ou conexões com qualquer um dos autores, empresas ou (possivelmente) instituições que estejam ligadas / conectadas aos artigos.

• Participação e cooperação nas investigações: O editor deve tomar medidas de resposta razoáveis quando reclamações éticas foram apresentadas em relação a um manuscrito submetido ou artigo publicado.

 Deveres dos Avaliadores:

 • Contribuição para a decisão Editorial: A revisão por pares ajuda o editor na tomada de decisões editoriais e através das comunicações editoriais com o autor pode também auxiliar o autor na melhoria do artigo.

• Pontualidade: Qualquer árbitro selecionado que não se sente qualificado para avaliar a pesquisa relatada em um manuscrito ou sabe que a sua imediata revisão será impossível deve notificar o editor e desculpar-se do processo de revisão.

• Confidencialidade: Todos os manuscritos recebidos para avaliação devem ser tratados como documentos confidenciais. Eles não devem ser mostrados ou discutidos com os outros.

• Padrões de objetividade: Comentários devem ser conduzidos de forma objetiva e os avaliadores devem expressar suas opiniões claramente com argumentos de apoio.

• Reconhecimento da Fonte: Pares avaliadores devem identificar obras publicadas relevantes que não tenham sido citadas pelos autores. O avaliador também deve chamar a atenção do editor sobre qualquer semelhança substancial ou sobreposição entre o manuscrito em questão e qualquer outro documento publicado de que tenham conhecimento pessoal.

• Divulgação e Conflitos de Interesse: Informação privilegiada ou ideias obtidas através da avaliação pelos pares devem ser mantidas em sigilo e não utilizados para proveito pessoal. Os avaliadores não devem considerar manuscritos nos quais tenham algum conflito de interesse resultantes de relacionamentos competitivos ou colaborativos ou qualquer outro tipo de relacionamento ou conexões com qualquer um dos autores, empresas ou (possivelmente) instituições que estejam ligadas / conectadas aos artigos.

Deveres dos Autores:

• Padrões de Relato: Autores de relatórios de pesquisas originais deverão apresentar um relato preciso do trabalho realizado, bem como uma análise objetiva de seu significado. Dados subjacentes devem ser apresentados com precisão no artigo. Um documento deve conter detalhes e referências suficientes para permitir que outros possam replicar o trabalho. Declarações fraudulentas ou intencionalmente imprecisas constituem um comportamento antiético e são inaceitáveis.

• Originalidade e Plágio: Os autores devem garantir que suas obras sejam totalmente originais, e se os autores usaram o trabalho e/ou palavras de outros autores estas devem ter sido devidamente citadas. Plágio em todas as suas formas constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável.

• Publicações múltiplas, redundantes ou concorrentes: Um autor não deve, em geral, publicar manuscritos que descrevem essencialmente a mesma pesquisa em mais de uma revista ou publicação primária. Submeter o mesmo manuscrito a mais de uma revista simultaneamente e /ou publicar o mesmo artigo em diferentes revistas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável.

• Reconhecimento de Fontes: Reconhecimento adequado do trabalho dos outros deve ser feito sempre. Os autores devem citar as publicações que têm sido influente na determinação da natureza do trabalho relatado. As informações obtidas em caráter privado, como na conversa, correspondência, ou discussão com terceiros, não devem ser utilizados ou relatados sem permissão explícita e por escrito da fonte. As informações obtidas no curso de serviços confidenciais, como manuscritos de arbitragem ou pedidos de subvenção, não devem ser utilizados sem a autorização explícita e por escrito do autor do trabalho envolvido nesses serviços.

• Autoria do Artigo: A autoria deve ser limitada a aqueles que fizeram uma contribuição significativa para a concepção, projeto, execução ou interpretação do estudo relatado. Todos aqueles que fizeram contribuições significativas devem ser listados como coautores. Outros que tenham participado em certos aspectos substantivos do projeto de pesquisa também devem ser reconhecido ou listadas como contribuidores. O autor deve se assegurar que todos os coautores adequados e nenhum inadequado estão incluídos no artigo, e que todos os coautores viram e aprovaram a versão final do documento e concordaram em sua apresentação para publicação.

• Divulgação e Conflitos de Interesses: Todos os autores devem divulgar em seus manuscritos qualquer conflito de interesse financeiro ou substantivo/material que poderiam levar a influenciar os resultados ou a interpretações em seus manuscritos. Todas as fontes de apoio financeiro para o projeto devem ser divulgadas.

• Erros fundamentais em obras publicadas: Quando um autor descobre um erro significativo ou imprecisão na sua própria obra publicada, é obrigação do autor notificar imediatamente o editor da revista ou editora e cooperar com o editor para retratar ou corrigir o artigo.

Duties of Editors:

• We are committed to ensuring that obtaining advertising, reprint or other commercial revenue does not have any impact or influence on editorial decisions. Our articles are reviewed to ensure the quality of scientific publications and we are also users of CrossCheck (CrossRef software for identification of plagiarism).

• Publication decision: The editor of the journal is responsible for deciding which of the articles submitted to the journal should be published. The editor is guided by the policies of the Editorial Board of the Journal constrained by such legal requirements as shall then be in force regarding issues such as libel, copyright infringement and plagiarism. The editor may confer with the editorial board or contributors in making these decisions.

• Fair Rules: The editor shall evaluate manuscripts for their intellectual content, without regard to race, gender, sexual orientation, religious belief, ethnic origin, citizenship, or political philosophy of the authors

• Confidentiality: The editor and any editorial board members must not reveal any data about a submitted article to anyone other than the corresponding author, reviewers, potential reviewers, other editorial advisers, and the publisher, as appropriate.

• Disclosure and Conflicts of Interest: The editor should not use information that has not been published in his own research without the express written consent of the author. The editor should not consider manuscripts in which they have a conflict of interest resulting from competitive or collaborative relationships or any other relationship or connection with any of the authors, companies or institutions connected to the articles.

• Participation and cooperation in investigations: The editors should take reasonably responsive measures when ethical complaints have been presented concerning a submitted article or published article. 

Duties of Reviewers:

• Contribution to Editorial Decision: Peer review assists the editor in making editorial decisions and through editorial communications with the author may also assist the author in improving the article.

• Punctuality: Any selected referee who feels unqualified to review the research reported in a manuscript or knows that its prompt review will be impossible should notify the editor and decline to participate in the review process.

• Confidentiality: Any manuscripts received for review must be treated as confidential documents. They should not be shown or discussed with anyone.

• Standards of objectivity: Reviews should be conducted objectively and reviewers should express their views clearly with supporting arguments.

• Source Recognition: Peer reviewers should identify relevant published works that have not been cited by the authors. The evaluator should bring these to the attention of the editor, including any substantial similarity or overlap between the manuscript under consideration and any other published paper of which the reviewer has personal knowledge.

• Disclosure and Conflicts of Interest: Insider information or ideas obtained through peer review should be kept confidential and not used for personal advantage. Reviewer should not consider manuscripts in which they have a conflict of interest resulting from competitive or collaborative relationships or any other relationship or connection with any of the authors, companies or institutions connected to the articles.

Duties of the Authors:

• Reporting Standards: Authors of reports of original research should present an accurate account of the work performed as well as an objective discussion of its significance. Underlying data should be represented accurately in the article. The article should contain sufficient detail and references to permit others to replicate the work. Fraudulent or knowingly inaccurate statements constitute unethical behavior and are unacceptable.

• Originality and Plagiarism: The authors should ensure that they have written entirely original works, and if the authors have used the work and/or words of others, that this has been appropriately cited. Plagiarism in all its forms constitutes unethical behavior and is unacceptable.

• Multiple, redundant, or concurrent publications: In general, an author should not submit publish manuscripts describing essential the same research in more than one journal or primary publication. Submitting the same manuscript to more than one journal simultaneously and / or publishing the same article in different journals constitutes unethical behavior and is unacceptable.

• Acknowledgement of sources: Proper recognition of the work of others should always be made. Authors should cite the publications that have been influential in determining the nature of the reported work. Information obtained privately, such as in conversation, correspondence, or discussion with third parties, must not be used or reported without explicit written permission from the source. Information obtained in the course of confidential services, such as refereeing manuscripts or grant applications, must not be used without the explicit written permission of the author of the work involved in these services.

• Article Authorship: Authorship should be limited to those who have made a significant contribution to the conception, design, execution or interpretation of the reported study. All those who have made substantial contributions should be listed as co-authors. Others who have participated in certain substantive aspects of the research project must also be recognized in the acknowledgements section or listed as contributors. The author must ensure that all appropriate co-authors and no inappropriate co-authors are included on the article, and that all co-authors have seen and approved the final version of the article and have agreed to its submission for publication.

• Disclosure and Conflicts of Interest: All authors should disclose in their manuscripts any financial or substantive / material interest conflicts that could lead to influencing the results or interpretations in their work. All sources of financial support for the conduct of the research must be disclosed.

• Fundamental errors in published works: When an author discovers a significant error or inaccuracy in his own published work, it is the author's obligation to promptly notify the journal editor or publisher and cooperate with the editor to retract or correct the article.