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Diretrizes para Autores

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS 

Os artigos deverão ter de 15 a 25 páginas (incluindo as referências, anexos e apêndices) e ser enquadrados em uma das seis linhas editoriais da revista. O artigo deverá ser inédito (ou seja, que não tenha sido enviado para publicação em outro órgão editorial) ou, caso já tenha sido divulgado em anais de congressos, deverá ser indicado o nome e local do evento. Para artigos apresentados em congressos internacionais, deve-se enviar também a versão em inglês (ou espanhol, quando for o caso).

Constituem normas para a elaboração de artigos:

1) O texto deverá ser elaborado em programa compatível com o Microsoft Office-Word 2003 ou superior, em fonte Times New Roman, tamanho 12. Espaçamento entre linhas: 1,5. Recuo de parágrafo: 1,25 cm, exceto no resumo e abstract que não devem apresentar recuo. Alinhamento do texto: justificado. Margens: superior e lateral esquerda: 3 cm; inferior e lateral direita: 2 cm. O uso de negrito deve se restringir ao título do artigo e aos títulos do texto. O itálico será aplicado somente para destacar termos ou expressões relevantes para o objeto do estudo, ou trechos de depoimentos ou entrevistas;

2) A paginação deve ser inserida no canto inferior direito da folha, em algarismos arábicos, fonte tamanho 10, consecutivamente, até às referências.

3) O TÍTULO DO ARTIGO deve constar na primeira linha com letras maiúsculas, centralizado, estilo da fonte negrito, tamanho 14, espaçamento simples. O título em língua inglesa deverá estar escrito em itálico, estilo da fonte regular, tamanho 14.

- Títulos do texto: alinhados à esquerda da folha, escritos em letra maiúscula, estilo da fonte negrito, tamanho 12.

- Os subtítulos, quando houver, em letras minúsculas, com exceção da primeira, estilo da fonte regular, alinhado à esquerda, espaçamento entre linhas simples.

 

4) AUTORES: Com a finalidade de garantir o anonimato no processo de análise e seleção, os artigos devem ser submetidos sem a identificação de autoria no corpo do texto, conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares. Os nomes dos autores deverão constar somente nos metadados da submissão.

 

OBSERVAÇÃO: A identificação de autoria no corpo do texto será solicitada via e-mail pelo editor após o encerramento do processo de avaliação do artigo.

5) RESUMO e ABSTRACT: deverá ser uma exposição concisa, que não exceda 250 palavras em um único parágrafo, em português (Resumo) e em inglês (Abstract), espaçamento simples e parágrafo justificado, seguidos, logo abaixo, das palavras representativas do conteúdo do trabalho, isto é, de palavras-chave e keiwords.

 

6) As citações devem ser indicadas no texto apenas pelo sistema autor-data (consultar formato na ABNT NBR 10520:2002). As citações precisam especificar sobrenome do autor da obra mencionada, data da publicação e número(s) da(s) página(s).

 

Orientações gerais sobre citações:

a) Citações diretas com menos de três linhas deverão estar inseridas no próprio corpo do texto, entre aspas;

b) Citações diretas com mais de três linhas devem ser apresentadas em destaque, separadas do corpo do texto, com recuo de 4 cm da margem esquerda, com corpo do texto transcrito em fonte tamanho 10 e espaçamento entre linhas simples e, ao fim, seguidas da referência de autoria;

c) As citações pertinentes a reprodução de fala ou diálogo, devem estar entre aspas, destacadas do corpo do texto com recuo de 4 cm da margem esquerda, e transcritas em  itálico, fonte tamanho 10 e espaçamento entre linhas simples. Exemplo: “Acho que não faz sentido avaliar este trabalho de modo que não comprometa a idoneidade dos autores assim como a identificação de cada um”. (E1)

 

7) Tabelas e Ilustrações: devem estar inseridas no corpo do texto e não exceder a 5 (cinco) no total.

 

a) Tabelas: incluir apenas os dados imprescindíveis, evitando-se tabelas muito longas (tamanho máximo permitido: uma página em espaço simples). Utilizam-se fios horizontais e verticais para separar os títulos das colunas no cabeçalho, fechando-as na parte inferior, são abertas na lateral, enquanto os quadros são fechados.

 

b) Ilustrações: qualquer que seja seu tipo (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos e outros), não devem repetir os dados já descritos nas Tabelas. Para identificar as partes individuais de figuras múltiplas, usar letras em caixa-alta (A, B, C, etc.). Se possível, todos os símbolos devem aparecer nas legendas; entretanto, símbolos para identificação de curvas em um gráfico podem ser incluídos no corpo de uma figura, desde que isso não dificulte a análise dos dados. Figuras com baixa resolução (menos de 300 dpi) podem resultar em atrasos na aceitação e publicação do artigo.

 

- Título descritivo das tabelas e das ilustrações: aparece na parte superior, precedida da palavra designativa e de seu número de ordem em algarismos arábicos, centralizado nas margens da tabela ou da ilustração, fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples entre linhas.

- Fonte e legendas das tabelas e das ilustrações: aparecem logo abaixo, alinhadas à esquerda da tabela ou da ilustração, fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples entre linhas.

 

8) Referências: A apresentação das referências deve estar em espaçamento simples entre linhas, fonte Times New Roman, tamanho 12, sem parágrafos e recuos, e em ordem alfabética, de acordo com as normas da ABNT.

 

9) Notas de Rodapé: As notas de rodapé do texto, se imprescindíveis, devem ser numeradas consecutivamente em sobrescrito no artigo e escritas no final da página em que se encontra.

 

 

ESTRUTURA DO TEXTO

Introdução: deve apresentar o objetivo do trabalho, importância e contextualização;

Desenvolvimento: constitui o núcleo do trabalho, em que se encontram os procedimentos metodológicos, os resultados da pesquisa e a sua discussão crítica. A palavra “desenvolvimento” jamais servirá de título para essa parte, ficando a critério do autor empregar os títulos que mais se apropriem à natureza do seu trabalho; e

Conclusão ou considerações finais: elaborada com base no objetivo e nos resultados do trabalho. Cabem inferências sobre a possível aplicação dos resultados obtidos a situações e circunstâncias semelhantes. Cabe também a exposição de questões que não foram respondidas pelo trabalho, mas que podem ser objeto de pesquisas futuras.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.