A FORMAÇÃO DE SUJEITOS ÉTICOS E RESPONSÁVEIS EM RELAÇÃO À SUSTENTABILIDADE NO PROENEM/UNICRUZ

Adriana CLÁUDIA SCHMIDT, Gesi Becker, Graciela Fiuza, Ieda Donati Linck, Dirce Paz

Resumo


Este texto apresenta os resultados de um trabalho desenvolvido de forma interdisciplinar no Proenem da Universidade de Cruz Alta – Unicruz, com ênfase na sustentabilidade, a partir da análise de questões do Exame Nacional do Ensino Médio. Considerando a dificuldade dos alunos em ler e interpretar, no decorrrer de algumas aulas de Matemática, Química e Biologia, foram discutidas, de forma coletiva, questões aplicadas nas provas do Enem, nos últimos dez anos. A escolha do tema tem como base a importância da sustentabilidade no cotidiano de todos e também por abordar fatores determinantes num processo de resolução de problemas das áreas envolvidas. Para facilitar, foram apresentadas, aos quase 100 alunos participantes,  algumas estratégias de leitura que contribuem  no processo de compreensão e interpertação. 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Revista Gedecon tem fluxo contínuo para recebimento de artigos.

ISSN: 1982-3266