SUGESTÕES DE MELHORIAS PARA O PROGRAMA DE APRENDIZAGEM: A PERCEPÇÃO DE JOVENS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL E ECONÔMICA DO MUNICÍPIO DE CRUZ ALTA - RS

Patrícia Feil Leal, Claudia Maria Prudêncio de Mera, Bibiana da Roza Caporal, Tamara Silvana Menuzzi Diverio

Resumo


Considerando que os Programas de Aprendizagem constituem uma importante ferramenta de inclusão profissional e de desenvolvimento social, este estudo objetiva apresentar sugestões de melhorias para o Programa de Aprendizagem, a partir da percepção de jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica do município de Cruz Alta – RS.Para alcançar os objetivos do estudo e para um maior aprofundamento da realidade empírica, esta pesquisa é classificada como descritiva de abordagem quali-quantitativa. Foi realizada uma pesquisa de campo através de entrevistas.No processo de escolha dos sujeitos que participariam da pesquisa foi utilizado como critério de seleção a totalidade dos jovens (vinte) participantes dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) do município de Cruz Alta - RS, e que concluíram o Programa de Aprendizagem. Acredita-se que, apesar de haver lacunas na sua aplicabilidade, a Lei da Aprendizagem, como política pública idealizada através dos Programas de Aprendizagem tem papel de significativa importância no desenvolvimento social dos jovens e contribui na sua empregabilidade e principalmente amplia as suas expectativas de futuro.

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ISSN: 1982-3266