A INCLUSÃO DO SURDO NO ENSINO TÉCNICO: ESTUDO DE CASO SOBRE A INTERAÇÃO NA CENA PEDAGÓGICA

elis regina bayer

Resumo


O artigo apresenta um estudo sobre a relação dos professores da turma de 2º ano do curso Proeja Alimentos do Instituto Federal Farroupilha – Panambi/RS com o aluno surdo que a integra e suas implicações no processo de inclusão. A investigação foi conduzida através de estudo de caso e pesquisa de campo, com abordagem qualitativa e exploratória. Os dados foram obtidos com observação participante e aplicação de questionários aos sujeitos. Esses dados são apresentados e intermeados com apontamentos teóricos e reflexões, em três temáticas: a escola inclusiva; a relação professor-aluno; os sujeitos da relação na inclusão do surdo. Os resultados demonstram que o processo de inclusão do aluno está em andamento, mas deve ser aperfeiçoado. 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A RevInt tem como objetivo a  divulgação dos melhores trabalhos submetidos ao Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão, evento anual promovido pela UNICRUZ. Estes trabalhos contemplam as diversas áreas do conhecimento, permitindo que a ciência seja difundida por meio da socialização da prática científica e extensionista, numa verdadeira rede de saberes.

 
ISSN 2358-6036