A GESTÃO DA INOVAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL

Juliano Nunes Alves, Claudia Maria Prudêncio Mera, Gabriela Beltrame

Resumo


Neste estudo o tema abordado é a inovação na administração pública municipal, a qual pode ser entendida como uma forma de fazer diferente ou se refere a mudanças significativas em práticas anteriores, para com isso conseguir aperfeiçoar os serviços e os produtos, visando à melhoria do desempenho e o aumento da eficiência do serviço público. O objetivo principal é verificar qual melhor forma de gerir a inovação por parte das prefeituras que compõem o Conselho Regional de Desenvolvimento (COREDE) Alto Jacuí e Central. A metodologia aplicada foi quantitativa descritiva e exploratória, com estudo de multicasos. A amostra consistiu da estrutura administrativa das Prefeituras que formam o COREDE do Alto Jacuí e da região Central. Os resultados do presente artigo constataram a importância da gestão da inovação para o desenvolvimento organizacional das Prefeituras, cujo necessidade de desenvolvimento é evidente. E mostrou que a inovação assume um papel estratégico, como condição essencial à melhoria dos serviços prestados e ganhos de escala, no atual ambiente globalizado e de redução dos recursos disponíveis.


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ISSN 2358-6036