Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista “Espaço Ciência e Saúde” é uma publicação semestral da Enfermagem e demais áreas da Saúde, revisada por pares, com o objetivo de publicar artigos originais e inéditos que representem um avanço significativo da produção científica da área da saúde.

Os artigos encaminhados a Revista “Espaço Ciência e Saúde” deverão ser inéditos, sem publicação simultânea ou anterior em outros veículos, de caráter científico-social, que apresentem os resultados dos trabalhos desenvolvidos na área da saúde e enfermagem e que se constituam em importante contribuição para a disseminação do saber.

Ressalta-se que os manuscritos sejam provenientes de pesquisas realizadas nos últimos 36 meses. Antes de enviar seu artigo solicitamos a leitura atentiva às normas de formatação e condições de submissão, pois evitará atraso no processo de avaliação/publicação.

A Revista Espaço, ciência e Saúde publica artigos, destinados à divulgação de resultados de pesquisas originais, revisão (narrativa, integrativa, sistemática), reflexão e relato de experiência. As opiniões e conceitos emitidos pelos autores são de exclusiva responsabilidade dos mesmos, não refletindo, necessariamente, a opinião da Comissão de Editoração e do Conselho Editorial da Revista.

 

Políticas de Seção

Artigos Originais

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos de Revisão

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos de Relato de Experiência

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos de Reflexão

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Caberá ao Conselho Editorial a seleção e o encaminhamento dos artigos para apreciação da Consultoria Científica, composta por consultores externos com expertise nas diversas áreas de conhecimento na área da saúde e em especial na enfermagem. Os consultores avaliarão os artigos apresentados e emitirão parecer qualificado acerca da conveniência de sua publicação. A decisão final sobre a publicação caberá à Comissão Editorial da Revista a partir das avaliações.

 

Periodicidade

Formato de Publicação: Eletrônica

Periodicidade: Semestral 

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Categorias de Manuscritos

A Revista “Espaço, Ciência e Saúde” aceita manuscritos com até 20 laudas, incluindo figuras, tabelas e referências. Os formatos são:

Artigos originais: são contribuições destinadas a divulgar resultados de pesquisa original inédita. Deve obedecer a seguinte estrutura: Introdução (justificativa e objetivos), revisão da literatura, métodos, resultados, discussão, conclusões ou considerações finais.

- Revisão de literatura:

Revisão narrativa - são publicações amplas, de temáticas mais abertas, apropriados para descrever e discutir o desenvolvimento ou o estado da arte de um determinado assunto, sob o ponto de vista teórico ou contextual.

Revisão integrativa: compreende avaliação da literatura sobre determinado assunto. Deve incluir uma seção que descreva os métodos utilizados para localizar, selecionar, extrair e sintetizar os dados e conclusões.

Revisão Sistemática: apresentação avaliativa, crítica e sistematizada da evolução científica de um tema da Enfermagem ou de áreas afins fundamentada na literatura considerada pertinente e relevante. Os procedimentos metodológicos deverão ser descritos detalhadamente em todas as suas etapas no que se referem à busca dos estudos originais, critérios de inclusão e exclusão, testes preliminares e de níveis de evidência, segundo o referencial teórico metodológico adotado.

- Reflexão: análise de aspectos teóricos e/ou construção de conceitos e/ou constructos teóricos da Enfermagem ou áreas afins oriunda de processo reflexivo, que poderá contribuir para o aprofundamento do conhecimento.

- Relato de experiência: descrição de experiências acadêmicas, assistenciais e de projetos de extensão.