Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Espaço Ciência & Saúde?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE MANUSCRITOS 

 

1 PREPARO DO MANUSCRITO

1.1 A redação do texto deverá respeitar as seguintes diretrizes: Fonte: Times New Roman, tamanho 12. Espaçamento entre linhas: 1,5. Recuo de parágrafo: 1,25 cm, exceto no resumo e abstract que não devem apresentar recuo. Alinhamento do texto: justificado. Margens: superior e lateral esquerda: 3 cm; inferior e lateral direita: 2 cm. 

1.2 O manuscrito deve ser encaminhado em arquivo com extensão .doc ou .docx, através de submissão on-line no Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER). 

1.3 A paginação deve ser inserida no canto inferior direito da folha, em algarismos arábicos, fonte tamanho 10, consecutivamente, até às referências. 

1.4 O uso de negrito deve se restringir ao título do manuscrito e aos títulos do texto. O itálico será aplicado somente para destacar termos ou expressões relevantes para o objeto do estudo, ou trechos de depoimentos ou entrevistas. 

1.5 Título do artigo: em português, estilo da fonte negrito, tamanho 14. Título em inglês e espanhol, estilo da fonte itálico, tamanho 14. 

1.6 Título do texto: em português, em letras maiúsculas, estilo da fonte negrito, fonte 12, centralizado (limitando-se a 15 palavras). 

1.7 Subtítulos: quando houver, em letras minúsculas, com exceção da primeira, regular, justificado à esquerda, espaçamento entre linhas simples. 

1.8 Autores (até 6): A fim de garantir o anonimato no processo de análise e seleção, os manuscritos devem ser submetidos sem a identificação de autoria no corpo do texto, conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares. Os nomes dos autores deverão constar somente nos metadados, na carta de encaminhamento do material e na declaração de cessão de direitos autorais.

OBSERVAÇÃO: A identificação de autoria no corpo do texto será solicitada via e-mail pelo editor após o encerramento do processo de avaliação do manuscrito.

1.9 Resumo, Resumen e Abstract: deverá ser uma exposição concisa, que não exceda 150 palavras em um único parágrafo, em português, espaçamento simples e parágrafo justificado. Logo abaixo de cada resumo incluir, respectivamente, três (3) a cinco (5) descritores. Recomenda-se que o(s) autor(es) do manuscrito confirme(m), na página eletrônica da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), se os descritores que selecionou(aram) estão incluídos entre os Descritores em Ciências da Saúde - DeCS Disponível em: <http://decs.bvs.br>.

OBSERVAÇÃO: O título em língua estrangeira e os descritores devem ser traduzidos por profissional que tenha domínio da língua, acompanhado de declaração de tradução.

1.10 As citações devem ser indicadas no texto apenas pelo sistema autor-data (consultar formato na ABNT NBR 10520:2002). As citações precisam especificar sobrenome do autor da obra mencionada, data da publicação e número(s) da(s) página(s).

Orientações gerais sobre citações:

a) Citações diretas com menos de três linhas deverão estar inseridas no próprio corpo do texto, entre aspas;

b) Citações diretas com mais de três linhas devem ser apresentadas em destaque, separadas do corpo do texto, com recuo de 4 cm da margem esquerda, com corpo do texto transcrito em fonte tamanho 10 e espaçamento entre linhas simples e, ao fim, seguidas da referência de autoria;

c) As citações pertinentes a reprodução de fala ou diálogo, devem estar entre aspas, destacadas do corpo do texto com recuo de 4 cm da margem esquerda, e transcritas em  itálico, fonte tamanho 10 e espaçamento entre linhas simples. Exemplo: “Acho que não faz sentido avaliar este trabalho de modo que não comprometa a idoneidade dos autores assim como a identificação de cada um”. (E1) 

1.11 Tabelas e Ilustrações: devem estar inseridas no corpo do texto e não exceder a 5 (cinco) no total.

a) Tabelas: incluir apenas os dados imprescindíveis, evitando-se tabelas muito longas (tamanho máximo permitido: uma página em espaço simples). Utilizam-se fios horizontais e verticais para separar os títulos das colunas no cabeçalho, fechando-as na parte inferior, são abertas na lateral, enquanto os quadros são fechados.

b) Ilustrações: qualquer que seja seu tipo (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos e outros), não devem repetir os dados já descritos nas Tabelas. Para identificar as partes individuais de figuras múltiplas, usar letras em caixa-alta (A, B, C, etc.). Se possível, todos os símbolos devem aparecer nas legendas; entretanto, símbolos para identificação de curvas em um gráfico podem ser incluídos no corpo de uma figura, desde que isso não dificulte a análise dos dados. Figuras com baixa resolução (menos de 300 dpi) podem resultar em atrasos na aceitação e publicação do artigo.

- Título descritivo das tabelas e das ilustrações: aparece na parte superior, precedida da palavra designativa e de seu número de ordem em algarismos arábicos, centralizado nas margens da tabela ou da ilustração, fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples entre linhas.

- Fonte e legendas das tabelas e das ilustrações: aparecem logo abaixo, alinhadas à esquerda da tabela ou da ilustração, fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples entre linhas. 

1.12 Notas de Rodapé: As notas de rodapé do texto, se imprescindíveis, devem ser numeradas consecutivamente em sobrescrito no manuscrito e escritas no final da página em que se encontra.

 

2  Documentos necessários para submissão (Clique aqui para fazer o download da carta e da declaração)

Carta de encaminhamento do material contendo nome completo, titulação, instituição(ções) a que pertence, e-mail, ORCID, currículo lattes, endereço e indicação do autor responsável pelo recebimento das correspondências;

Declaração de cessão de direitos autorais contendo nome completo, número de CPF do(s) autor(es) e assinatura do autor autorizado pelos demais autores indicando a responsabilidade pelo conteúdo do manuscrito e transferência de direitos autorais (copyright) para a Universidade de Cruz Alta, caso o manuscrito venha a ser aceito pelos Editores.

Conflitos de interesse: os autores são responsáveis pela declaração de qualquer tipo de conflito de interesse na realização da pesquisa, tanto de ordem financeira como de qualquer outra natureza. O relator deve comunicar aos editores quaisquer conflitos de interesse que possam influenciar a emissão de parecer sobre o manuscrito e, quando couber, deve declarar-se não qualificado para revisá-lo. 

 

3 ESTRUTURAÇÃO DO MANUSCRITO (Clique aqui para fazer o download do template de submissão)

3.1 Introdução: texto breve que apresente de forma clara e objetiva o problema estudado, fundamentado em referencial teórico pertinente e atualizado. Deve ser enfatizada a relevância da pesquisa em razão de lacunas do conhecimento identificadas, e a sua justificativa. Ao final, devem-se apresentar os objetivos da pesquisa. 

3.2 Método: definir tipo de estudo, local e período em que a pesquisa foi realizada. Apresentar fonte de dados, delimitando, no caso da população estudada, os critérios para inclusão e exclusão e seleção do número de participantes. Detalhar procedimentos de coleta e fundamentos da análise de dados, incluindo o conteúdo dos instrumentos de coleta de dados. Pesquisas realizadas no Brasil devem explicitar cuidados éticos, informando aplicação do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido para pesquisas com seres humanos e número de aprovação da pesquisa em comitê de ética em pesquisa. Autores estrangeiros devem informar os procedimentos adotados no país de origem da pesquisa. 

3.3 Resultados: devem ser apresentados de forma clara e objetiva, sem incluir interpretações ou comentários pessoais. Resultados expressos em tabelas e figuras são encorajados, mas deve-se evitar a repetição das informações em forma de texto. Em pesquisas quantitativas devem ser, necessariamente, apresentados separadamente da discussão. Para pesquisas qualitativas o autor pode optar, tendo em vista os desenhos metodológicos utilizados. 

3.4 Discussões: deve ser concebida a partir dos dados e resultados obtidos, enfatizando as inovações decorrentes da investigação e evitando a repetição de informações apresentadas em seções anteriores (introdução, método e resultados). Todos os resultados devem ser discutidos, tendo como apoio em referencial teórico estritamente pertinente, atualizado e que permita identificar diálogo com outras pesquisas já publicadas. Em artigos de pesquisa qualitativa, admite-se a apresentação dos resultados juntamente com as discussões. 

3.5 Conclusões: texto articulado a partir dos objetivos do estudo, fundamentado nas evidências encontradas com a investigação. Deve mostrar claramente o alcance do estudo por meio de conclusões gerais que possam ser detalhadas e fundamentadas ao longo do item. Se pertinente, podem ser apresentadas limitações identificadas e lacunas decorrentes da realização da investigação. Generalizações, quando pertinentes, são incentivadas. 

3.6 Referências: A apresentação das referências deve ter espaço simples e fonte Times New Roman tamanho 12, sem parágrafos e recuos, e em ordem alfabética, de acordo com as normas da ABNT. Os manuscritos poderão ter até 30 referências. Com exceção para artigos de revisão de literatura, que não há limite de referencias.

Orientações gerais:

Nos artigos publicados em periódicos, o nome do periódico deve aparecer preferencialmente abreviado. Os títulos abreviados devem ser obtidos na PubMed Journals database ou o título abreviado usado na Scielo. Em referências com mais de seis autores a expressão et al., deve ser usada após o sexto autor.

Exemplos de referências:

Artigo pulicado em periódico científico:

ALMEIDA, G. C. M.; FERREIRA, M. A. F. Saúde bucal no contexto do Programa Saúde da Família: práticas de prevenção orientadas ao indivíduo e ao coletivo. Cad Saude Publica. 2008, v. 24, n. 9, p. 2131-40.

 

Livro

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12. ed São Paulo: Hucitec, 2010.

 

Capítulo de livro:

MEDEIROS, M.; MUNARI, D. B.;  BEZERRA, A. L. Q.; et al. Pesquisa qualitativa em saúde: implicações éticas. In: GHILHEM, D.; ZICKER,  F. Ética na pesquisa em saúde: avanços e desafios. Brasília: Letras Livres UnB; 2007. p. 99-118.

 

Monografia, Dissertação e Tese

PAZZINI, L. T. Caracterização genotípica de microrganismos isolados de infecções da corrente sanguínea relacionadas a cateteres em recém-nascidos [monografia]. São Paulo: Unesp; 2010.

 

Trabalho apresentado em evento científico:

ROBAZZI, M. L. C. C.; CARVALHO, E. C.; MARZIALE, M. H. P. Nursing care and attention for children victims of occupational accident. Conference and Exhibition Guide of the 3rd International Conference of the Global Network of WHO Collaborating Centers for Nursing & Midwifery, 2000, Manchester; UK. Geneva: WHO; 2000.

 

Legislação:

COFEN. Conselho Federal de Enfermagem. Resolução Cofen-293/2004 - Fixa e estabelece parâmetros para o dimensionamento do quadro de profissionais de enfermagem nas unidades assistenciais das instituições de saúde.  Brasília, DF, 2004.

Para maiores informações link ABNT: http://www.abnt.org.br

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  4. O texto está estruturado e formatado conforme normas da revista.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. As pesquisas que envolvem seres humanos, obrigatoriamente, devem explicitar no corpo do trabalho o atendimento às normas da Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde - CNS, ou órgão equivalente no país de origem da pesquisa. Para pesquisas com seres humanos indicar o número de aprovação emitido por Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). Salienta-se também a necessidade de anexar uma cópia do parecer (CEP) e a Declaração de Transferência de Direitos Autorais.
  7. O documento está sem a identificação e credenciais dos autores (estes dados devem constar nos metadados), a fim de permitir avaliação duplo cega pelos avaliadores.
  8. A declaração de direitos autorais esta devidamente preenchida e assinada por todos os autores, conforme consta abaixo. 

    MODELO DE DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE PELO MANUSCRITO A SER PUBLICADO NA REVISTA ESPAÇO, CIENCIA E SAÚDE - FORMATO PDF

     

    Nós, autores do manuscrito intitulado “XXXXXXXXXXXXX” declaramos que participamos da elaboração do mesmo e salientamos que todas as informações contidas no corpo do texto são de nossa inteira responsabilidade.

    Declaramos que se trata de manuscrito (de pesquisa, revisão narrativa, revisão integrativa, revisão sistemática, reflexão ou relato de experiência) e que esta versão integral ou parcial, de nossa autoria, não foi publicada ou está sendo considerada para publicação em outro periódico, seja no formato impresso ou no eletrônico.

    Declaramos que caso sejamos solicitados estaremos à disposição da REVISTA ESPAÇO, CIÊNCIA & SAÚDE para fornecer dados sobre os quais o artigo está fundamentado, para exame dos editores.

     Local e data.

    Nome completo e assinatura de todos os autores.

    __________________

    XXXXXXXXXXX

    __________________

    XXXXXXXXXXX

    __________________

    XXXXXXXXXXX

    __________________

    XXXXXXXXXXX

    __________________

    XXXXXXXXXXX

    __________________

    XXXXXXXXXXX

 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo:

Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.