PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA: FORMANDO CIDADÃOS SUSTENTÁVEIS

Nadiel Augusto Kist, Rafaela Machado Segatto, João Fernando Zamberlan, Raquel Lorenzoni Camera-Fritsch

Resumo


A depreciação do meio ambiente tem contribuído em muito para a redução da qualidade de vida da sociedade, por meio de sua contaminação e poluição com elementos tóxicos como defensivos agrícolas, resíduos industriais e falta de saneamento básico, contaminando água, ar e solo, causando danos à saúde humana e ao ambiente natural.

              Os problemas ambientais têm aumentado cada vez mais por conta da poluição, bem como as ameaças aos ecossistemas que são gerados pelas mudanças climáticas. Conforme Pereira, Silva e Carbonari vale destacar que as atividades humanas levaram o planeta a beira de uma onda maciça de extinção de várias espécies, ameaçando ainda mais o nosso bem-estar. As pressões sobre os ecossistemas aumentarão em escala global nas próximas décadas, se as atitudes humanas não mudarem.

              A reflexão sobre as práticas sociais, em um contexto marcado pela degradação permanente do meio ambiente e do seu ecossistema, envolve uma necessária articulação com a produção de sentidos sobre a educação ambiental. Jacobi (2003). Assim, sendo de extrema importância o desenvolvimento de uma compreensão integrada do meio ambiente, com a participação individual e coletiva da população na preservação do meio ambiente.

              EFFITING (2007), define Educação Ambiental como a preparação de pessoas a compreender, apreciar, saber lidar e manter os sistemas ambientais na sua totalidade, o aprendizado de como gerenciar e melhorar as relações entre sociedade humana e o ambiente, de modo integrado e sustentável.

               A Lei nº 9.795 de abril de 1999, institui a Política Nacional de Educação Ambiental, cita que a Educação ambiental deve ser um processo contínuo e que deve estar presente em todos os níveis de ensino e em várias modalidades (BRASIL, 1999).

              Segundo Pontalti (2005), a escola é o espaço social e o local onde o aluno dará seqüência ao seu processo de socialização, iniciado em casa, com seus familiares. Assim, é evidente a importância da escola no processo de formação, tanto social quanto ambiental, dos seus alunos.

              Desta forma, o objetivo do referido projeto foi de promover e implementar programas de Educação Ambiental para alunos em três escolas do município de Cruz Alta, relacionados aos processos e fenômenos naturais do meio ambiente, evidenciando a importância dos mesmos para a manutenção da vida no planeta e a necessidade de manter a integridade dos mesmos.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



Plataforma de Submissão de Trabalhos e Anais de Eventos da Unicruz