METODOLOGIA SITUACIONAL EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Solange Beatriz Billig Garces Unicruz
  • Adilson Carvalho Rodrigues Junyor Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ

DOI:

https://doi.org/10.33053/biomotriz.v14i3.155

Palavras-chave:

Aprendizagem. Educação Física. Metodologia Situacional.

Resumo

Apresentamos os resultados de uma pesquisa de campo, do tipo descritiva, que teve como objetivo analisar as possibilidades de desenvolvimento de aulas de Educação Física nos anos finais do ensino fundamental, por meio de metodologia situacional, em quatro escolas da Rede Estadual de Tupanciretã – RS. Fizeram parte da pesquisa seis (06) professores de Educação Física que ministram aulas nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) nestas escolas. O instrumento de pesquisa utilizado foi uma entrevista com estes professores. Os resultados da pesquisa indicaram que os professores da Rede Estadual, atuantes no município de Tupanciretã, possuem planejamento de trabalho, detendo-se nos conteúdos previstos legalmente para o currículo da Educação Física. Porém, observamos uma lacuna no conhecimento sobre as metodologias de ensino de Educação Física, pois em suas repostas predominaram as concepções de ensino e não sobre métodos. Em relação ao uso da Metodologia Situacional em suas aulas, percebeu-se que os educadores possuem pouco conhecimento sobre e, consequentemente não a utilizam. Assim como também há profissionais que não conhecem e que nunca ouviram falar, o que nos faz concluir que a aprendizagem nas aulas de Educação Física poderia ser mais significativa, a partir do uso da Metodologia Situacional. Sugerimos, portanto, cursos de formação continuada para esses professores.

 

Biografia do Autor

Adilson Carvalho Rodrigues Junyor, Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ

Estudante do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ.

Referências

A IMPORTÂNCIA da Educação Física Escolar na Formação do Indivíduo. Equipe Mamut Blog. 19 jan. 2018. Disponível em: https://www.mamutbr.com/importancia-da-educacao-fisica-escolar-na-formacao-do-individuo/. Acesso em: 02 maio 2019.

ANDRADE, Ricardo Leão de. Influência dos Processos de Ensino-Aprendizagem-Treinamento no Conhecimento Tático Processual no Escalão Sub-11 de Formação do Futebol. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. Belo Horizonte: Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, 2010.

ALVES, Daniel Medeiros et al. Métodos de Ensino da Educação Física escolar utilizados por professores da rede privada. Revista Científica da Faculdade de Educação e Meio Ambiente, Ariquemes-RO, v.6, n. 1, p. 109-122, jan./jun. 2015.

BARDIN. L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. PALÁCIO DO PLANALTO. Lei 9696/98- Dispõe sobre a regulamentação da Profissão de Educação Física e cria os respectivos Conselho Federal e Conselhos Regionais de Educação Física. Brasília-DF, 1998. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9696.htm. Acessado em: 02 maio 2019.

CASARIN, Rodrigo Vicenzi; CELLA, Marcos Teonisto. Análise das Sessões de Treinamento de Futebol entre Categorias de Base e Escolinhas. Trabalho de Conclusão de Curso. 2008. Xanxerê-SC: Universidade do Oeste de santa Catarina, 2008.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO FISICA. Resolução nº 46/2002. Disponível em: https://www.confef.org.br/confef/resolucoes/res-pdf/82.pdf. Acesso em 09 maio 2019.

COSTA, Israel Teoldo da et al. Estrutura Temporal e Métodos de Ensino em Jogos Desportivos Coletivos. Revista Palestra, online, v. 10, p. 26-33, 2010. Disponível em: http://www.nucleofutebol.ufv.br/artigos/27-Estrutura-temporal-metodos-ensino-jogos.pdf . Acesso em: 01 maio 2019.

COSTA, Eduarda Cosentino. A Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental: a aula é proporcionada? Por quem? O que se desenvolve e o que realmente se deve desenvolver? Revista digital Lecturas: Educaciòn Física y Deposrtes, Buenos Aires, n. 190, mar./2014. Disponível em <https://www.efdeportes.com/efd190/a-educacao-fisica-do-ensino-fundamental.htm>. Acesso em: 08 de maio de 2019.

DARIDO, Suraya Cristina. A Educação Física na escola e na formação do cidadão. São Paulo: 2001.

DARIDO, Suraya Cristina. Educação Física na escola: Questões e Reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

FARIAS, Wallisson Lucas dos Santos et al. Educação Física Escolar nos Anos Finais do Ensino Fundamental e a Prática de Atividades Físicas Fora da Escola. REVASF, Petrolina-PE, v. 7, n.12., p. 163-176, 2017.

GOMES, Igor Carneiro; VASCONCELOS, Antonio Cleano Mesquita. Fundamentos e Práticas da Educação Física. Sobral: INTA, 2015.

GONZALEZ, Fernando Jaime. Sistema de classificação de esportes com base nos critérios: cooperação, interação com o adversário, ambiente , desempenho comparado e objetivos táticos da ação. Revista Digital - Buenos Aires, año 10, n. 71, abr. 2004. Disponível em: http://www.efdeportes.com/. Acesso em: 03 jul. 2019.

GONZÁLEZ, Fernando Jaime; DARIDO, Suraya Cristina; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de (Org.). Esportes de invasão: Basquetebol, Futebol, Futsal, Handebol, Ultimate Frisbee. Maringá: Editora da Universidade Estadual de Maringá, 2014.

GRECO, Pablo Juan, O Ensino-Aprendizagem-Treinamento dos Esportes Coletivos: Uma análise inter e transdisciplinar. In: GARCIA, E. S; LEMOS, K. L. M. VII Temas Atuais em Educação Física. Belo Horizonte: Health, 2002. p. 53-78. Disponível em: http://www.eeffto.ufmg.br/pablo/arquivos/Temas%20Atuais/temas7.pdf. Acesso em: 29 maio 2019.

GRECO, Pablo J. Métodos de ensino-aprendizagem-treinamento nos jogos esportivos coletivos. In: GARCIA, E. S.;LEMOS M. K. L.(Org.). VI Temas Atuais em Educação Física. Belo Horizonte, 2001. 232p.

KLEIN, Rafael Rodrigo. Metodologia de Ensino na Formação Esportiva na Escola. 2016. 30f. (Especialização) Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, 2016. .

KUNZ, Elenor. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí: Unijuí, 1994.

NEIRA, Marcos Garcia. Educação Física: Desenvolvendo Competências. São Paulo: Phorte, 2003.

PINHO, Silvia Teixeira de. Método Situacional e sua Influência no Conhecimento Tático Processual de Escolares. Pelotas: UFPel, 2009. 100f. Dissertação (Mestrado). Pelotas-RS: Universidade Federal de Pelotas, 2009.

PIRES, Hed Vilson. Análise comparativa entre o método analítico e o método situacional no processo de ensino/aprendizagem/treinamento do passe no futebol. Revista digital Lecturas: Educaciòn Física y Deposrtes, Buenos Aires, n. 50, Jul/ 2002. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd50/passe.htm. Acesso em: 08 de maio de 2019.

PORTAL EDUCAÇÃO. Qual a importância do Atletismo dentro das escolas? Disponível em https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao-fisica/atletismo-escolar/51584. Acesso em: 4 dez. 2019.

ROSA, Renata. Organização Mundial de Saúde Alerta: 80% dos adolescentes não praticam atividade física. Disponível em https://globoesporte.globo.com/pr/puro-esporte/noticia/organizacao-mundial-de-saude-alerta-80-dos-adolescentes-nao-praticam-atividade-fisica.ghtml. Acesso em: 04 dez. 2019.

SANTOS, Pedro Neto Ramos dos. Análise de dois Diferentes Métodos para o Ensino/Treino do Futebol. Trabalho de Conclusão de Curso.2013. Vitória-ES: Universidade Federal do Espirito Santo, 2013.

TOLVES, Bruno César Flores et. al. Métodos parcial, global e de jogos condicionados no ensino do futsal. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. São Paulo, v. 13, n. 2, p. 80-92, jul./dez. 2014. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/4072/5113. Acesso em: 08 maio 2019.

Downloads

Publicado

2020-11-16

Como Citar

Garces, S. B. B. ., & Junyor, A. C. R. (2020). METODOLOGIA SITUACIONAL EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. BIOMOTRIZ, 14(3), 29-44. https://doi.org/10.33053/biomotriz.v14i3.155

Edição

Seção

Educação Física e Esportes na escola e fora da escola