VIDA DOCENTE: RELATOS DA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Alessandra da Silva Soares Centro Universitário Dr. Leão Sampaio
  • José de Caldas Simões Neto Centro Universitário Dr. Leão Sampaio
  • Pergentina Parente Jardim Catunda Centro Universitário Dr. Leão Sampaio
  • Marla Maria Moraes Moura Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará IFCE

DOI:

https://doi.org/10.33053/biomotriz.v14i3.195

Palavras-chave:

Vida docente, Formação, Atuação, Educação Física

Resumo

A formação inicial é o processo de preparação formal para os futuros professores, assim acontece a trajetória de aquisição de conhecimentos e experiências de uma determinada área. O professor de Educação Física, durante a sua construção de identidade profissional docente, passa por diversos aspectos para aprimorar seus conhecimentos com a finalidade de chegar ao campo de atuação, sabendo da verdadeira realidade; por isso a importância de ser um profissional capacitado para a prática e ter uma formação bem qualificada. É importante o professor continuar se aprimorando nos seus estudos depois da formação inicial e durante a atuação profissional, o professor pode encontrar desafios, e é através das formações que busca mudanças para solucionar os aspectos encontrados no ambiente escolar, por isso a importância de ter uma formação inicial que mostre a realidade do campo de atuação. O principal objetivo do estudo foi compreender os percursos vividos pelos professores de Educação Física, destacando os principais aspectos formativos e da atuação profissional. O presente estudo foi caracterizado como uma pesquisa descritiva de cunho qualitativo a partir da abordagem biográfica. A pesquisa aconteceu com dois professores de Educação Física das series iniciais que atuam nas escolas de tempo integral da zona urbana do município de Juazeiro do Norte - CE e foi feita a análise de dados através de uma vinheta narrativa a partir da história da formação e atuação dos professores. Os resultados mostram que os professores ingressaram no curso de Educação Física por influência do esporte e durante o processo na graduação perceberam que o curso tinha muito mais a oferecer, e que durante as práticas de estágio obtiveram vivências que mostraram os desafios do campo de atuação, bem como as formações continuadas auxiliam para solucionar os desafios de suas práticas docentes. Ficou evidente pelo uso da entrevista com uma abordagem biográfica que as vidas dos profissionais de Educação Física acabam se entrelaçando, mesmo sem relações entre os entrevistados, suas experiências e desafios são bem próximos, assim podemos sugerir que a vida docente pode ser uma experiência particular, mas também de alguma forma coletiva enquanto profissão.

Biografia do Autor

Alessandra da Silva Soares, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

Graduada em Licenciatura em Educação Física.

José de Caldas Simões Neto, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

Mestre em Educação pela Universidade Regional do Cariri - URCA

Pergentina Parente Jardim Catunda, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

Mestre em Educação pela Universidade de Pernambuco - UPE

Marla Maria Moraes Moura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará IFCE

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pernambuco - UFPE

Referências

ALMEIDA, Ilda Beatriz Miranda.Os desafios enfrentados pelos professores de Educação Física. 18 abr. 2019. Webartigos. Disponível em: https://www.webartigos.com/artigos/os-desafios-enfrentados-pelos-professores-de-educacao-fisica-na-atualidade/157026. Acesso em: 07 set. 2019.

ARAÚJO, Rodolfo Freitas; HAAS, Célia Maria. Alunos ingressantes e concluintes de curso universitário: perfis, expectativas e satisfação. Revista @mbienteeducação, v. 5, n. 1. p. 110-25. jan./jun. 2012. Disponível em: http://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/120 Acesso em: 18 mar. 2020.

BASTOS, Manoel de Jesus. Os desafios da educação brasileira. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, a. 02, ed. 01, v. 14, p. 39-46, jan. 2017.

BIGUELINI, Magali Facco; ROSSATO, Vani Maria. Expectativas na escolha da profissão: um estudo com acadêmicos do curso de Educação Física. Revista Gestão Universitária, out. 2016. Disponível em: http://gestaouniversitaria.com.br/artigos/expectativas-na-escolha-da-profissao-um-estudo-com-academicos-do-curso-de-educacao-fisica. Acesso em: 31 mar. 2020.

CHIOCCA, Bruna; FAVRETTO, Liani Hanauer; FAVRETTO, Jacir. Escolha profissional: fatores que levam a cursar uma segunda graduação. RECAPE - Revista de Carreiras e Pessoas, São Paulo, v. VI, n. 01, jan./abr. 2016.

COELHO FILHO, Mateus de Souza Coelho; GHEDIN, Evandro Luiz. Formação de professores e construção da identidade profissional docente. In: COLBEDUCA e II CIEE, IV., II., 2018, Braga e Paredes de Coura – Portugal. Anais, Braga e Paredes de Coura - Portugal, 2018. Disponível em: file:///D:/Home/Downloads/11502-42453-1-PB%20(1).pdf. Acesso em: 31 mar. 2020.

CORRÊA, Jonathan Terra; TAUCHEN, Gionara Tauchen. Formação docente em Educação Física escolar. Revista Didática Sistêmica, Edição Especial, Rio Grande, p. 135-149, 2015. Disponível em: file:///C:/Users/Usuario/Downloads/5907-16719-1-SM.pdf . Acesso em: 22 out. 2019.

CRUZ, Marlon Messias Santana; REIS, Nadson Santana; CARVALHO, Sebastião Carlos dos Santos; MEDEIROS, Ana Gabriela Alves. Formação profissional em Educação Física: história, avanços, limites e desafios. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 17, n. 1, p. 227- 235, jan./jun. 2019.

CRUZ, Giseli Barreto da; CASTRO, Pedro Henrique Zubcich Caiado de. A didática e a formação do professor de Educação Física: uma análise a partir da avaliação de alunos concluintes. Pro-Posições, Campinas, v. 30, p. e20160106, 2019.

DAMASCENO, Ana Maria Pereira; SANTOS Maria Raimunda Chaves dos. A importância da formação inicial e continuada dos professores da educação infantil. In: FIFED e FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, VIII., VII., 2016, Imperatriz – MA. Anais, Imperatriz – MA, 2016. Disponível em: https://editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/TRABALHO_EV057_MD4_SA32_ID2941_09092016215518.pdf . Acesso em: 21 set. 2019.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 17, n. 51, set./dez. 2012.

FRASER, Márcia Tourinho Dantas; GONDIM, Sônia Maria Guedes. Da fala do outro ao texto negociado: discussões sobre a entrevista na pesquisa qualitativa. Paidéia (Ribeirão Preto), v. 14 n. 28, mai./ago. 2004.

GIL, Antonio Carlos. Métodos de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. 7. ed. São Paulo. Atlas, 2012.

MOURA, Marla Maria Morais. Construção da identidade profissional do professor de Educação Física: elementos biográficos e relacionados, 2015. 242 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015.

NEIRA, Marcos Garcia. Desvelando Frankensteins: interpretações dos currículos de Licenciatura em Educação Física. Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Educação Física, v. 2, n. 2, abr./jun. 2017.

OLIVEIRA, Lucimar Aparecida Martins de; SOUZA, Mariana Aranha de. O “ser professora” refletido a partir da perspectiva dos saberes docentes e do desenvolvimento profissional. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 80-95, jan./abr. 2019.

PAIXÃO, Jairo Antônio da; BARROSO, Yuri Windson Santos; CUSTÓDIO, Glauber César Cruz. Formação do professor de Educação Física e as dificuldades no início de carreira em escolas de ensino básico. Revista Horizontes, v. 34. n. 2, 2016. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/471/165. Acesso em: 21 de out. 2019.

PRADELLA, Leticia Cristina Chiavini do Couto. Fatores que interferem na escolha profissional e o conceito de vocação. Universidade de São Paulo Instituto de Física de São Carlos. 2015.

PRANDINA, Marilene Zandona de; SANTOS, Maria de Lourdes dos. A Educação Física escolar e as principais dificuldades apontadas por professores da área. Horizontes – Revista de Educação, Dourados, v. 4, n. 8, jul./dez. 2016. Disponível em: file:///C:/Users/pc/Downloads/5745-19018-1-PB%20(12).pdf. Acesso em: 24 out. 2019.

SANTOS, Carolina da Costa; PEREIRA, Fátima; LOPES, Amélia. A construção da identidade profissional entre percursos e escol(h)as. Revista de Educação, v. 9 n. especial, p. 405–417. jul./dez. 2014. Disponível em: http://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/10669 Acesso em: 24 fev. 2020.

SANTOS, Wagner dos; OLIVEIRA, Aline Vieira; FERREIRA NETO, Amarílio. Formação continuada em Educação Física na educação básica: da experiência com o instituído aos entrelugares formativos. Rev. bras. educ. fís. esporte [online], São Paulo, v. 30, n. 3, p. 647-659. jul./set. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1807-55092016000300647&script=sci_arttext&tlng=pt Acesso em: 2 abr. 2020.

SCHEWTSCHIK, Annaly. O planejamento de aula: um instrumento de garantia de aprendizagem. In: EDUCERE, CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, XIII., I., Curitiba, 2017. Anais, Curitiba, 2017. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/26724_13673.pdf. Acesso em: 31 mar. 2020.

STAMBERG, Cristiane da Silva; NEHRING, Cátia Maria. A escolha pela docência: influências do professor formador. In: SALÃO DO CONHECIMENTO, Santa Rosa, 2016. Anais, Santa Rosa, 2016. Disponível em: file:///D:/Home/Downloads/6762-Texto%20do%20artigo-29363-1-10-20160919%20(2).pdf Acesso em: 31 mar. 2020.

SOARES, Adriana Benevides et al. Expectativas acadêmicas de estudantes nos primeiros anos do ensino superior. Arquivos Brasileiros de Psicologia [online], v. 70, n. 1, p. 206-223, 2018.

THOMAS, Jerry R.; NELSON, Jack K.; SILVERMAN Stephen J. Métodos de pesquisa em atividade física. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012.

UMBERLLINO, Marcela Marques; CIRÍACO, Klinger Teodoro. “Dores, dilemas e descobertas”: desafios de professores iniciantes na carreira do magistério. Revista Momento: Diálogos em Educação, Rio Grande, v. 27, n. 1, p. 399-425, jan./abril. 2018. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5119 Acesso em: 31 mar. 2020.

XAVIER, Cláudia Renata Rodrigues. Professor de Educação Física no ensino fundamental: saberes, concepções e sua prática docente. Revista Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 2, p.345-358, jan./mar. 2014. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/23783 Acesso em 30 mar. 2020.

Downloads

Publicado

2020-11-16

Como Citar

Soares, A. da S., Simões Neto, J. de C., Parente Jardim Catunda, P., & Moraes Moura, M. M. (2020). VIDA DOCENTE: RELATOS DA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA . BIOMOTRIZ, 14(3), 163-178. https://doi.org/10.33053/biomotriz.v14i3.195

Edição

Seção

Artigos