DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: DIDÁTICA DOCENTE COMO OTIMIZADOR NA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA

Autores

  • Jean Cesar Andrade de Souza Centro Universitário de Votuporanga, Votuporanga, SP, Brasil.
  • Amanda Cunha dos Santos Centro Universitário de Votuporanga, Votuporanga, SP, Brasil.
  • Joana Roseli Andrade de Souza Centro Universitário de Votuporanga, Votuporanga, SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.33053/biomotriz.v14i2.26

Palavras-chave:

Didática. Docência. Ensino Superior.

Resumo

Atualmente, a Didática é definida como ato de ensinar, de fazer pensar, de transpassar ideias e conhecimentos, revelando seu cerne quando é empregue como meio de transformação de pessoas, em cidadãos. Apesar de ser detectada em diversos cortes da antiguidade, somente no século XVII, foi-lhe atribuída tal nomenclatura. Desde então, a Didática passou a ser retratada como teoria de ensino tangente aos níveis de ensino. Diante disso, o objetivo do presente artigo foi analisar a importância da Didática como elemento otimizador da formação universitária. Para tal, foi realizada uma revisão de literatura nas bases de dados SCIELO, PERIÓDICOS CAPES, BDTD, REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA UFJF e MICROSOFT ACADEMIC, por artigos publicados entre 2010 e 2019; nos idiomas: português, inglês e espanhol, utilizando os seguintes descritores: Ensino Superior, Didática e docência. Após a aplicação dos filtros, definidos como fatores de exclusão, foram selecionados 10 artigos que foram lidos na integra. Os resultados demonstraram que a Didática pode se mostrar de inúmeras maneiras, muitas vezes marginalizadas, entretanto, quando direcionada ao saber ensinar e como se ensina, esta revela sua real importância para o sucesso do processo ensino-aprendizagem dos diferentes níveis de ensino, em especial no Ensino Superior. Portanto, conclui-se que a Didática enquanto prática de ensinar, e não como disciplina, conforme abordada neste estudo, ainda se apresenta como a melhor maneira de otimizar e intermediar comunicação satisfatória entre professor e aluno.

Downloads

Publicado

2020-07-31

Como Citar

Andrade de Souza, J. C., Cunha dos Santos, A. ., & Andrade de Souza, J. R. (2020). DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: DIDÁTICA DOCENTE COMO OTIMIZADOR NA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA. BIOMOTRIZ, 14(2), 132-140. https://doi.org/10.33053/biomotriz.v14i2.26

Edição

Seção

Artigos