PSICOMOTRICIDADE: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO POR MEIO DO MOVIMENTO

Autores

  • Jean Cesar Andrade de Souza Centro Universitário de Votuporanga, Votuporanga, SP, Brasil.
  • Amanda Cunha dos Santos Centro Universitário de Votuporanga, Votuporanga, SP, Brasil.
  • Joana Roseli Andrade de Souza Centro Universitário de Votuporanga, Votuporanga, SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.33053/biomotriz.v14i2.27

Palavras-chave:

Alfabetização. Letramento. Psicomotricidade.

Resumo

Introdução: Desde o início da vida até os últimos dias de existência mundana, os seres humanos estão em constante movimento de aprendizagem. Diante disso, inúmeros são os conhecimentos adquiridos e ressignificados à nossa vontade. Dentre estes, a alfabetização apresenta papel de destaque no exercício da cidadania. Objetivo: Analisar a relação entre a psicomotricidade e os processos de letramento e alfabetização, com o intuito de ampliar o entendimento dos profissionais da educação à respeito dessa etapa importante à cidadania. Método: Adotou-se a pesquisa de revisão sistemática de literatura, com base em artigos científicos publicados nos últimos 10 anos nas bases de dados: Google Acadêmico, Periódicos Capes e SCIELO (Scientific Electronic Library Online). Para busca e seleção dos artigos científicos utilizou-se os descritores: letramento, alfabetização e psicomotricidade (literacy, literacy and psychomotricity), limitando-se em artigos nas Línguas Portuguesa e Inglesa. Após a aplicação dos filtros de seleção, realizou-se a leitura dos resumos de maior relevância, e aqueles com pertinência ao tema foram lidos na íntegra e fichados, e os resultados elencados em tabela. Resultados: Foram fichados total de 10 artigos. Verificou-se que todos os estudos defendem o uso da psicomotricidade, não só como uma alternativa, mas sim, como parte vital no processo de alfabetização. Também foi observado que deficiências psicomotoras, podem causar atraso e dificuldade de aprendizagem. Considerações Finais: Os elementos psicomotores quando bem organizados entre si e estimulados por atividades livres ou organizadas, de maneira lúdica e intencional, apresentam associação positiva à alfabetização.

Biografia do Autor

Jean Cesar Andrade de Souza, Centro Universitário de Votuporanga, Votuporanga, SP, Brasil.

Mestrando em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

 

Pós- Graduado em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Futura

 

Graduado em Pedagogia pelo Instituição de Ensino Superior Elvira Dayrell

 

Graduado em Educação Física pelo Centro Universitário de Votuporanga (UNIFEV)

Amanda Cunha dos Santos, Centro Universitário de Votuporanga, Votuporanga, SP, Brasil.

Pós- Graduanda em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Futura

 

Graduanda em Educação Física pelo Centro Universitário de Votuporanga (UNIFEV).

Joana Roseli Andrade de Souza, Centro Universitário de Votuporanga, Votuporanga, SP, Brasil.

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário de Votuporanga (UNIFEV). 

Downloads

Publicado

2020-07-31

Como Citar

Andrade de Souza, J. C., Cunha dos Santos, A. ., & Andrade de Souza, J. R. (2020). PSICOMOTRICIDADE: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO POR MEIO DO MOVIMENTO. BIOMOTRIZ, 14(2), 141-151. https://doi.org/10.33053/biomotriz.v14i2.27

Edição

Seção

Artigos