CONVIVENDO COM O MEDO: UMA REVISÃO NARRATIVA SOBRE O BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.33053/biomotriz.v15i1.372Palavras-chave:
Bullying, Escola, Crianças e adolescentes, FamíliaResumo
Os atos de violência no ambiente escolar tem se agravado muito nos últimos anos, causando sérios problemas para aqueles envolvidos e muita preocupação aos familiares, comunidade escolar e sociedade em geral. O objetivo deste estudo é fazer uma reflexão a cerca do fenômeno bullying no ambiente escolar através de uma revisão narrativa da literatura sob o ponto de vista teórico e contextual. Utilizou-se como metodologia a busca de materiais relacionados ao tema em bases eletrônicas do SciELO, Portal de Periódicos CAPES, livros e e-books gratuitos publicados nos últimos 10 anos. Para melhor discussão sobre o assunto, foram criados tópicos referentes ao tipo de bullying, forma de envolvimento e ações de enfrentamento ao bullying. São inúmeras as formas de violência que podemos observar no ambiente escolar, sendo que estas possibilitam problemas ainda maiores naqueles que a sofrem. Contudo, situações adversas do convívio familiar saudável tem se associado de diferentes maneiras ao bullying, tornando o agressor passível de promover e reproduzir de forma agressiva essas situações que já ocorrem em seu convívio. As ações que visam enfrentar e inibir os atos de violência no ambiente escolar ainda precisam ser melhor pensados. Estratégias que envolvam a comunidade escolar juntamente com a família e o poder público devem ser elaboradas para que, além da escola, as informações sobre este tema tão importante possa ser discutido e ter maior conscientização da população em geral.
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