A ESCUTA QUALIFICADA COMO TERAPÊUTICA NO ATENDIMENTO ENTRE UNIVERSITÁRIOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Joaquim Rangel Lucio Penha Universidade Estadual do ceará
  • Cleide Correia de Oliveira Universidade Regional do Cariri - URCA
  • Eduardo Alexandre Teles Bezerra Universiadade Regional do Cariri - URCA
  • João Cruz Neto Universidade Regional do Cariri – URCA

DOI:

https://doi.org/10.33053/biomotriz.v14i3.38

Palavras-chave:

Acolhimento. Serviços de atendimento. Saúde do Universitário

Resumo

A psicologia contribui nos diversos setores da sociedade de forma singular na compreensão e intervenção nos mais variados fenômenos. O estudo teve por objetivo relatar a experiência de psicólogos no atendimento a universitários de uma IES no interior cearense. Tratou-se de estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado por profissionais de psicologia em uma IES do interior cearense no Núcleo Interdisciplinar de Apoio Psicopedagógico (NIAP) no período de abril de a dezembro de 2019, com 139 universitários. No atendimento aos universitários houve prevalência do sexo feminino (79%) com faixa etária entre 22 a 23 anos e eram solteiros (93%). Houve prevalência de atendimento aos cursos de História (24%), Educação Física (17%), e Enfermagem (12%) e os principais sinais e sintomas identificados foram a ansiedade, tentativa e ideação suicida, dificuldade em organizar o tempo para estudo insegurança, dificuldade de socialização, dificuldades relacionais com familiares e parceiros, automutilação e depressão e esquizofrenia. Os serviços de apoio ao estudante são essenciais para viabilizar um espaço de formação pessoal e profissional mediante ações e intervenções intencionais que possibilitam a sensibilização dos sujeitos para comportamentos proativos e autônomos tendo em vista o cuidado em saúde.

Biografia do Autor

Cleide Correia de Oliveira, Universidade Regional do Cariri - URCA

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade de Fortaleza-UNIFOR com Mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional do Cariri, Doutorado em Bioquimica Toxicológica pela Universidade Federal de Santa Maria RS. Professora Associada da Universidade Regional do Cariri das Disciplinas Saúde Mental . Líder do grupo de pesquisa saúde e trabalho Cnpq. Com experiência nas áreas de Enfermagem Assistencial, Centro Cirúrgico e Centro de Materiais , UTI .Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde Pública e Privado. Atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde mental. Coordenadora da Pós-graduação em Saúde Mental URCA e Enfermagem em Oncologia.

Eduardo Alexandre Teles Bezerra, Universiadade Regional do Cariri - URCA

Graduado em psicilogia e especializaçao em saúde mental pela Universiadade Regional do Cariri - URCA

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Publicado

2020-11-16

Como Citar

Penha, J. R. L., Oliveira, C. C. de, Teles Bezerra, E. A. ., & Neto, J. C. . (2020). A ESCUTA QUALIFICADA COMO TERAPÊUTICA NO ATENDIMENTO ENTRE UNIVERSITÁRIOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. BIOMOTRIZ, 14(3), 127-136. https://doi.org/10.33053/biomotriz.v14i3.38

Edição

Seção

Artigos