EFEITOS CARDIOVASCULARES DO HIIT EM PACIENTES CARDIOPATAS

Autores

  • Bruno César Nascimento Oliveira Curso de Educação Física, Universidade do Estado de Minas Gerais-UEMG, Campus Passos - MG, Brasil.
  • Gustavo Henrique Gonçalves Curso de Educação Física, Universidade do Estado de Minas Gerais-UEMG, Campus Passos - MG, Brasil.
  • Lucio Marques Vieira-Souza Curso de Educação Física, Universidade do Estado de Minas Gerais-UEMG, Campus Passos - MG, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.33053/biomotriz.v15i1.397

Palavras-chave:

Hipertensão. Coração. Atividade Física.

Resumo

O treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) muito utilizado nos dias de hoje pela população ativa e saudável, ainda não possui um consenso absoluto quando se trata de um público com alguma comorbidade, principalmente no caso de cardiopatas, onde se tem ainda a maior parte das prescrições direcionadas para o treino contínuo moderado. Na população mundial há um aumento de pacientes cardiopatas a cada dia, e entender mais sobre aplicações em prevenção e tratamento dela se torna fundamental e essencial para os profissionais da área da saúde. O objetivo do texto foi realizar uma revisão integrativa da literatura, no qual realizou-se uma consulta de artigos científicos selecionados através de busca no banco de dados do SCiELO, Pubmed e Lilacs, foram encontrados 06 artigos referentes ao tema, sendo excluídos aqueles que não atendiam aos critérios de inclusão: artigos originais e disponíveis na integra em inglês, espanhol e português, e período de publicação compreendido de 2000 a 2020. Identificou que o HIIT, aplicado em pacientes cardiopatas, apresentam melhoras no condicionamento cardiorrespiratório quando comparado a protocolos de exercício moderado contínuo, no que diz respeito a ganhos no pico de consumo máximo de oxigênio e na melhoria da capacidade de ejeção do ventrículo esquerdo. Portanto, sugere-se que o HIIT pode ser considerado um método eficiente na prevenção e adjuvante no tratamento de doenças cardiovasculares, além da possibilidade de ser inserido em programas de reabilitação cardíaca.

Downloads

Publicado

2021-04-13

Como Citar

Oliveira, B. C. N., Gonçalves, G. H., & Vieira-Souza, L. M. (2021). EFEITOS CARDIOVASCULARES DO HIIT EM PACIENTES CARDIOPATAS. BIOMOTRIZ, 15(1), 27-34. https://doi.org/10.33053/biomotriz.v15i1.397

Edição

Seção

Artigos