MANEJO DE ENFERMAGEM NO CONTROLE DA DOR NO PACIENTE ONCOLÓGICO

Autores

  • Joaquim Rangel Lucio Penha Universidade Estadual do ceará
  • Cleide Correia de Oliveira Universidade Regional do Cariri - URCA
  • Diógenes Bezerra Leite Universidade Regional do Cariri - URCA

DOI:

https://doi.org/10.33053/biomotriz.v14i2.40

Palavras-chave:

Dor Oncológica; Enfermagem Oncológica, Manejo de Enfermagem

Resumo

A dor oncológica é frequentemente progressiva e incapacitante. A maioria dos pacientes diagnosticados com câncer irá vivenciar alguma experiência álgica no decorrente de seu tratamento ou evolução da doença. Nesse sentido, este estudo objetivou analisar através da revisão da literatura o manejo de enfermagem para o controle da dor em pacientes oncológicos. No intuito de alcançar esse objetivo foi realizada uma revisão integrativa da literatura, realizando as buscas na Biblioteca Virtual em Saúde-BVS. Foram utilizados os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): “Cancer Pain” e seu correspondente em português “Dor Oncológica”; e “Nursing Care” e seu correspondente em português “Cuidado de Enfermagem”. Foram encontrados 16 estudos, tendo sido selecionados para o estudo após a aplicação dos critérios de exclusão nove. No estudo pode-se perceber que o manejo da dor pela enfermagem em pacientes oncológicos tem sido um desafio para a prática de cuidados levando em consideração, a gravidade do problema e a subjetividade do fenômeno álgico. Os resultados evidenciaram um predomínio das atividades de gerenciamento dos métodos de controle da dor, onde o enfermeiro e sua equipe investem cuidados no monitoramento e avaliação da dor.

Biografia do Autor

Cleide Correia de Oliveira, Universidade Regional do Cariri - URCA

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade de Fortaleza-UNIFOR com Mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional do Cariri, Doutorado em Bioquimica Toxicológica pela Universidade Federal de Santa Maria RS.Professora Associada da Universidade Regional do Cariri das Disciplinas Saúde Mental . Líder do grupo de pesquisa saúde e trabalho Cnpq. Com experiência nas áreas de Enfermagem Assistencial, Centro Cirúrgico e Centro de Materiais , UTI .Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde Pública e Privado. Atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde mental. Coordenadora da Pós-graduação em Saúde Mental URCA e Enfermagem em Oncologia.

Diógenes Bezerra Leite, Universidade Regional do Cariri - URCA

Graduado em enfermagem e pós graduado em oncologia pela universidade regional do cariri – URCA

Downloads

Publicado

2020-07-31

Como Citar

Penha, J. R. L., de Oliveira, C. C., & Leite, D. B. (2020). MANEJO DE ENFERMAGEM NO CONTROLE DA DOR NO PACIENTE ONCOLÓGICO. BIOMOTRIZ, 14(2), 105-114. https://doi.org/10.33053/biomotriz.v14i2.40

Edição

Seção

Artigos