O CAMINHO DE KOHAI A SENSEI

PERFORMANCES E RITOS DE PASSAGEM NOS EXAMES DE GRADUAÇÃO NO KARATE-DO

Autores

  • Lucas Monteiro Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.33053/biomotriz.v15i1.418

Palavras-chave:

karate, performances, ritos de passagem, performances culturais

Resumo

Esta pesquisa se trata de uma reflexão acerca dos ritos de passagem e performances desenvolvidas nos exames de faixa do karate. A metodologia utilizada é a de pesquisa bibliográfica, tendo como objetivo utilizar a literatura disponível para compreender e analisar os processos performáticos dos ritos de passagem no karate. Os objetivos específicos são a contextualização do conceito de ritos de passagem apresentados nas obras de Victor Turner (2005) e Richard Schechner (2011), e a descrição de um exame de faixa preta. É possível compreender que as performances são objeto central dos ritos de passagem no karate, através da performatização bem sucedida dos elementos marciais da arte é outorgada a faixa preta e aberta a passagem qualitativa do sujeito de kohai a sensei, sendo a faixa preta o começo dessa caminhada.

Biografia do Autor

Lucas Monteiro, Universidade Federal de Goiás

Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), na unidade universitária Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia de Goiás (ESEFFEGO). É Mestre em Performances Culturais e atualmente Doutorando em Performances Culturais pela Universidade Federal De Goiás (UFG). Atuou em academias de ginástica como Professor de musculação, lutas e treinamento funcional. Foi Professor na rede pública do estado de Goiás nas disciplinas de Educação Física e Linguagem Corporal. Foi ginasta do Grupo Cignus, grupo de ginástica para todos da ESEFFEGO. Faixa preta de karate, atleta e professor, com certificação da Confederação Brasileira de Karate Interestilos (CBKI). Praticante de jiu jitsu no grupo Brazilian Power Team (BPT). Praticante e instrutor de Hatha Yoga. Atua na área artística como músico e com performances urbanas de malabares, pirofagia e acrobacias. Email: professormonteiroef@gmail.com.

Downloads

Publicado

2021-04-13

Como Citar

Monteiro, L. (2021). O CAMINHO DE KOHAI A SENSEI: PERFORMANCES E RITOS DE PASSAGEM NOS EXAMES DE GRADUAÇÃO NO KARATE-DO. BIOMOTRIZ, 15(1), 48-60. https://doi.org/10.33053/biomotriz.v15i1.418

Edição

Seção

Artigos