VIVÊNCIA DE ATIVIDADES FÍSICAS E AQUISIÇÃO DE HABILIDADES MOTORAS

contribuições para prática do Profissional de Educação Física

Autores

  • Ivan Wallan Tertuliano Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo-SP
  • Vivian de Oliveira Centro Universitário Instituto de Educação Superior de Brasília – IESB
  • Henrique de Oliveira Castro Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Educação Física. Cuiabá, Mato Grosso, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.33053/biomotriz.v15i1.445

Palavras-chave:

Desenvolvimento Motor, Habilidades motoras, Atividade física, Criança

Resumo

O presente estudo teve o objetivo de organizar conteúdos sobre a contribuição da vivência de atividades físicas para aquisição e melhoria das habilidades motoras fundamentais e, consequentemente, com o desenvolvimento motor de crianças com idade entre 6 e 10 anos. Para isso, realizou-se uma revisão bibliográfica, do tipo narrativa, com o uso de artigos publicados sobre a temática, por meio de descritores específicos, tendo como base para coleta de informações as bases: PUBMED, LILACS, Scielo e Google Acadêmico, assumindo textos publicados entre 2009 e 2020. A consulta às bases de dados ocorreu em janeiro de 2021. Utilizou-se dos seguintes descritos para busca: Desenvolvimento motor, habilidade motora, criança e atividade física, em português e em inglês. Os estudos que fizeram parte desta revisão sugerem que a prática de atividade física auxilia o processo de aquisição e refinamento das habilidades motoras fundamentais de crianças com idade entre 6 e 10 anos de idade, mas que isso só é possível se houver intervenção motora adequada, organizada e sistematizada, sempre com o acompanhamento de um Profissional de Educação Física. Assim, pode-se considerar que os Profissionais de Educação Física devem propiciar atividades com objetivos definidos e direcionados para o desenvolvimento de aspectos específicos do movimento que o aluno aprenderá.

Biografia do Autor

Ivan Wallan Tertuliano, Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo-SP

Doutor. Universidade Anhembi Morumbi, Escola de Ciências da Saúde, São Paulo, Brasil.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9271769572278086

Vivian de Oliveira, Centro Universitário Instituto de Educação Superior de Brasília – IESB

Mestra. Centro Universitário Instituto de Educação Superior de Brasília – IESB, Distrito Federal, Brasil.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1862357744643352

Henrique de Oliveira Castro , Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Educação Física. Cuiabá, Mato Grosso, Brasil

Doutor. Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Educação Física. Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

http://lattes.cnpq.br/1889880741208820

Referências

ARAÚJO, M. P. et al. Contribuição de diferentes conteúdos das aulas de educação física no

ensino fundamental I para o desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais. Revista

Brasileira de Medicina do Esporte, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 153–157, 2012. https://doi.

org/10.1590/S1517-86922012000300002

BECK, R. M. B.; BECK, D. G. S.; BATISTELLA, P. A. Perfil motor de escolares de 7 a 10

anos das escolas municipais do município de Boa Vista do Cadeado - RS. Saúde Integrada -

Revista da saúde do Instituto Cenecista, Santa Maria, v. 1, n. 1, p. 25–43, 2008.

BRAGA, R. K. et al. A influência de um programa de intervenção motora no desempenho

das habilidades locomotoras de crianças com idade entre 6 e 7 anos. Revista da Educação

Física da UEM, Maringá, v. 20, n. 2, p. 171–181, 2009. https://doi.org/10.4025/reveducfis.

v20i2.6133

BRAUNER, L. M.; VALENTINI, N. C. Análise do desempenho motor de crianças participantes

de um programa de atividades físicas. Revista da Educação Física da UEM, Maringá, v.

, n. 2, p. 205–216, 2009. https://doi.org/10.4025/reveducfis.v20i2.6070

BROOKS, G. A. Perspectives on the Academic Discipline of physical education: A Tribute

to G. Lawrence Rarick. Champaign: Human Kinetics Publishers, 1981.

CLARK, J. E. On the Problem of Motor Skill Development. Journal of Physical Education

Recreation & Dance, New York, v. 78, n. 5, p. 39–44, 2007. https://doi.org/10.1080/0730308

2007.10598023

COSTA, R. M.; SILVA, E. A. A. Escala de desenvolvimento motor de Rosa Neto: Estudo longitudinal

em uma escola da rede particular de ensino de Cuiabá-MT. CONNECTIONLINE,

Várzea Grande, v. 4, p. 51–64, 2009.

COSTA, W. G. M.; MARTINS, L. T.; TERTULIANO, I. W. Desenvolvimento motor de

crianças de 7 a 10 anos de idade: uma revisão de literatura. Caderno de Educação Física e

Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 18, n. 1, p. 1–5, 2020. https://doi.org/10.36453/2318-

2020.v18.n1.p??

COTRIM, J. R. et al. Desenvolvimento de habilidades motoras fundamentais em crianças

com diferentes contextos escolares. Revista da Educação Física da UEM, Maringá, v. 22, n.

, p. 523–533, 2011. https://doi.org/10.4025/reveducfis.v22i4.12575

ELIAS, C. S. R. et al. Quando chega o fim? Uma revisão narrativa sobre terminalidade do período

escolar para alunos deficientes mentais. SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool

e drogaS, Ribeirão Preto, v. 8, n. 1, p. 48–53, 2012.

FARIA, V. M.; ABREU, R. C.; NEPOMUCENO, V. S. R. Desenvolvimento Psicomotor de

crianças de 8 a 9 anos de duas escolas públicas de Coronel Fabriciano MG. Única - Cadernos

acadêmicos, Ipatinga, v. 3, n. 1, p. 1–38, 2016. https://doi.org/10.1145/3132847.3132886

FERNANDES, L. A. et al. Uma análise do desenvolvimento motor de crianças com transtorno

do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Revista Educação Especial, Santa Maria,

v. 30, n. 57, p. 115–128, 2017.

FERNANDES, P. S.; PALMA, M. S. Nível de desempenho motor de escolares praticantes e

não praticantes de Educação Física. Kinesis, Santa Maria, v. 1, n. 32, p. 24–40, 2014.

FREIRE, R. S. et al. Prática regular de atividade física: estudo de base populacional no norte

de Minas Gerais. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, São Paulo, v. 20, n. 5, p.

–49, 2014. https://doi.org/10.1590/1517-86922014200502062

GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. C.; GOODWAY, J. D. Compreendendo o Desenvolvimento

Motor. 7. ed. Porto Alegre: AMGH, 2013.

GESELL, A. Maturing and the patterning of behavior. In: MURCHISON, C. (Ed.). A handbook

of child psychology. New York: Russell & Russell, 1933. p. 209–235.

GUIMARÃES, T. T.; XAVIER, G. H. C.; TERTULIANO, I. W. Os benefícios da prática do

Yoga na escola para crianças com idade entre 7 e 10 anos. Revista Mundi Saúde e Biológicas,

Curitiba, v. 5, n. 2, p. 1–18, 2020.

HAYWOOD, K. M.; GETCHELL, N. Desenvolvimento motor ao longo da vida. 5. ed. Porto

Alegre: ArtMed, 2010.

______. Desenvolvimento motor ao longo da vida. 6. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2016.

LEMOS, A. G. Physical Education in Kindergarten Promotes Fundamental Motor Skill Development.

Advances in Physical Education, Wuhan, v. 02, n. 01, p. 17–21, 2012. https://doi.

org/10.4236/ape.2012.21003

LONGO, R. A. et al. A permanência de crianças e jovens nos esportes: olhares para iniciação

e especialização esportiva. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon,

v. 15, n. 2, p. 121–132, 2017.

LOPES, L. O. et al. Associações entre actividade física, habilidades e coordenação motora em

crianças portuguesas. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano,

São Paulo, v. 13, n. 1, p. 15–21, 2011. https://doi.org/10.5007/1980-0037.2011v13n1p15

LOPES, N. G.; TOIGO, A. M. O efeito de aulas de hóquei indoor semanais no desenvolvimento

motor de escolares de 8 a 10 anos. Revista Saúde e Desenvolvimento Humano,

Canoas, v. 5, n. 3, p. 33–43, 2017. https://doi.org/10.18316/sdh.v5i3.3744

MACIEL, R. L.; BATISTELLA, P. A. Desenvolvimento Motor: um estudo comparativo em

escolas públicas de caráter municipal e estadual. Revista Biomotriz, Cruz Alta, v. 6, n. 1, p.

–74, 2012.

MAGILL, R. A. Aprendizagem e Controle Motor: conceitos e aplicações. 8. ed. São Paulo:

Phorte, 2011.

MANOEL, E. J. O que é ser criança? Algumas contribuições de uma visão dinâmica de desenvolvimento

motor. In: KREBS, R. J.; COPETTI, F.; BELTRAME, T. S. (Eds.). Discutindo

o desenvolvimento infantil. 1. ed. Santa Maria: Pallotti, 1998. p. 109–130.

______. O estudo do desenvolvimento motor: Tendências e perspectivas. In: TANI, G. (Ed.).

Comportamento Motor: Aprendizagem e Desenvolvimento. Rio de Janeiro: Guanabara

Koogan, 2005. p. 34–44.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia Científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

MCGRAWL, M. B. Growth: A study of Johnny and Jimmy. New York: Appleton-Century,

MELO, M. V. et al. Physical Activity and motor development of children: the use of TGMD-

Manual Therapy, Posturology & Rehabilitation Journal, São Paulo, v. 16, n. 602, p.

–10, 2018. https://doi.org/10.17784/mtprehabjournal.2018.16.602

MONTANEZ, D. R.; LARA, S. A influência do método Pilates sobre o desenvolvimento motor

de crianças. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v. 23, n. 4, p. 64–71,

https://doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n4p64-71

NEWELL, K. M. Constraints on the development of coordination. In: WADE, G.; WHITING,

H. T. A. (Ed.). Motor development in children: aspects of coordination and control. Dordrecht:

Martinus Nijhoff, 1986. p. p.85-122.

PALMA, M. S. et al. Efeitos da atividade física sistemática sobre o desempenho motor de

crianças pré-escolares. Revista da Educação Física da UEM, Maringá, v. 23, n. 3, p. 421–

, 2012. https://doi.org/10.4025/reveducfis.v23i3.14306

PALMA, M. S.; PEREIRA, B.; VALENTINI, N. C. Jogo com orientação: uma proposta metodológica

para a educação física pré-escolar. Revista da Educação Física da UEM, Maringá,

v. 20, n. 4, p. 529–541, 2009. https://doi.org/10.4025/reveducfis.v20i4.7014

PAPALIA, D. E.; FELDMAN, R. D. Desenvolvimento Humano. 12. ed. Porto Alegre:

AMGH, 2013.

PEREIRA, G. A. A. S. S.; ANDRADE, V. L. O perfil do desenvolvimento motor de crianças

praticantes e não praticantes de futsal. Arquivos de Ciências do Esporte, Uberaba, v. 6, n. 1,

p. 41–43, 2018. https://doi.org/10.17648/aces.v6n1.2168

RODRIGUES, D. et al. Desenvolvimento motor e crescimento somático de crianças com

diferentes contextos no ensino infantil. Motriz, Rio Claro, v. 19, n. 3 SUPPL, p. 49–56, 2013

https://doi.org/10.1590/S1980-65742013000700008

ROSA NETO, F. Manual de Avaliação Motora. 1. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2002.

ROSA NETO, F. et al. Desenvolvimento Motor de crianças com indicadores de dificuldades

na aprendizagem escolar. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v. 15, n. 1,

p. 45–51, 2007.

ROSA NETO, F. et al. Efeitos da intervenção motora em uma criança com Transtorno do

Espectro do Autismo. Temas Sobre Desenvolvimento, São Paulo, v. 19, n. 105, p. 110–114,

ROSA NETO, F. et al. A importância da avaliação motora em escolares: Análise da confiabilidade

da Escala de Desenvolvimento Motor. Revista Brasileira de Cineantropometria e

Desempenho Humano, Rio de Janeiro, v. 12, n. 6, p. 422–427, 2010. https://doi.org/10.5007/

-0037.2010v12n6p422

SANTOS, A. M.; NETO, F. R.; PIMENTA, R. A. Avaliação das habilidades motoras de crianças

participantes de projetos sociais/esportivos. Motricidade, Ribeira de Pena, v. 9, n. 2, p.

–61, 2013. https://doi.org/10.6063/motricidade.9(2).2667

SANTOS, A. P. M.; WEISS, S. L. I.; ALMEIDA, G. M. F. Avaliação e intervenção no desenvolvimento

motor de uma criança com síndrome de Down. Revista Brasileira de Educação

Especial, Marília, v. 16, n. 1, p. 19–30, 2010.

SANTOS, C. R. et al. Efeito da atividade esportiva sistematizada sobre o desenvolvimento

motor de crianças de sete a 10 anos. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São

Paulo, v. 29, n. 3, p. 497–506, 2015. https://doi.org/10.1590/1807-55092015000300497

SCHMIDT, R. A.; LEE, T. D. Aprendizagem e performance motora: dos princípios à aplicação.

ed. Porto Alegre: ArtMed, 2016.

SCHMIDT, R. A.; WRISBERG, C. A. Aprendizagem e Performance Motora: Uma abordagem

da aprendizagem baseada na situação. 4. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2010.

SILVEIRA, S. R. Esporte Escolar: perspectivas de produção do Esporte da Escola. In: MACHADO,

A. A.; TERTULIANO, I. W. (Eds.). Educação Física e Esportes: novos caminhos.

São Paulo: Alexa Cultural, 2017. p. 13–30.

ŠIŠKOVÁ, N. et al. Effect of theTGMD-2-based physical activity on the motor skills of

healthy children and children with autism spectrum disorder at an earlier school age. Journal

of Physical Education and Sport, Pitesti, v. 20, n. 5, p. 2574–2579, 2020. https://doi.

org/10.7752/jpes.2020.05351

SOARES, D. B. et al. Influência da Atividade Física no Desempenho Motor de Crianças com

Queixas de Dificuldades de Aprendizagem. Revista CEFAC, São Paulo, v. 17, n. 4, p. 1132–

, 2015.

SOUZA, A. et al. Perfil do desenvolvimento motor de alunos de oito anos de escolas públicas

estaduais de São Bento do Sul - SC. Revista Pesquisa em Fisioterapia, São Paulo, v. 5, n. 3,

p. 230–236, 2015. https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v5i3.709

TANI, G. Comportamento motor: conceitos, estudos e aplicações. 1. ed. Rio de Janeiro:

Guanabara Koogan, 2016.

TANI, G.; BASSO, L.; CORRÊA, U. C. O ensino do esporte para crianças e jovens: considerações

sobre uma fase do processo de desenvolvimento motor esquecida. Revista Brasileira

de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 26, n. 2, p. 339–350, 2012. https://doi.

org/10.1590/S1807-55092012000200015

ULRICH, D. Test of gross motor development-2. Austin: Prod-Ed, 2000.

VALENTINI, N. C. A influência de uma intervenção motora no desempenho motor e na

percepção de competência de crianças com atrasos motores. Revista Paulista de Educação

Física, São Paulo, v. 16, n. 1, p. 61–75, 2002.

VOSGERAU, D. S. R.; ROMANOWSKI, J. P. Estudos de revisão: implicações conceituais

e metodológicas. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 41, p. 165–189, 2014.

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.ds08

WHITING, H. T. A. Concepts in skill learning. London: Lepus Books, 1975.

Downloads

Publicado

2021-07-01

Como Citar

Wallan Tertuliano, I., Oliveira, V. de, & de Oliveira Castro , H. (2021). VIVÊNCIA DE ATIVIDADES FÍSICAS E AQUISIÇÃO DE HABILIDADES MOTORAS: contribuições para prática do Profissional de Educação Física. BIOMOTRIZ, 15(1), 123 - 139. https://doi.org/10.33053/biomotriz.v15i1.445

Edição

Seção

Artigos