VIVÊNCIA DE ATIVIDADES FÍSICAS E AQUISIÇÃO DE HABILIDADES MOTORAS
contribuições para prática do Profissional de Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.33053/biomotriz.v15i1.445Palavras-chave:
Desenvolvimento Motor, Habilidades motoras, Atividade física, CriançaResumo
O presente estudo teve o objetivo de organizar conteúdos sobre a contribuição da vivência de atividades físicas para aquisição e melhoria das habilidades motoras fundamentais e, consequentemente, com o desenvolvimento motor de crianças com idade entre 6 e 10 anos. Para isso, realizou-se uma revisão bibliográfica, do tipo narrativa, com o uso de artigos publicados sobre a temática, por meio de descritores específicos, tendo como base para coleta de informações as bases: PUBMED, LILACS, Scielo e Google Acadêmico, assumindo textos publicados entre 2009 e 2020. A consulta às bases de dados ocorreu em janeiro de 2021. Utilizou-se dos seguintes descritos para busca: Desenvolvimento motor, habilidade motora, criança e atividade física, em português e em inglês. Os estudos que fizeram parte desta revisão sugerem que a prática de atividade física auxilia o processo de aquisição e refinamento das habilidades motoras fundamentais de crianças com idade entre 6 e 10 anos de idade, mas que isso só é possível se houver intervenção motora adequada, organizada e sistematizada, sempre com o acompanhamento de um Profissional de Educação Física. Assim, pode-se considerar que os Profissionais de Educação Física devem propiciar atividades com objetivos definidos e direcionados para o desenvolvimento de aspectos específicos do movimento que o aluno aprenderá.
Referências
ARAÚJO, M. P. et al. Contribuição de diferentes conteúdos das aulas de educação física no
ensino fundamental I para o desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais. Revista
Brasileira de Medicina do Esporte, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 153–157, 2012. https://doi.
org/10.1590/S1517-86922012000300002
BECK, R. M. B.; BECK, D. G. S.; BATISTELLA, P. A. Perfil motor de escolares de 7 a 10
anos das escolas municipais do município de Boa Vista do Cadeado - RS. Saúde Integrada -
Revista da saúde do Instituto Cenecista, Santa Maria, v. 1, n. 1, p. 25–43, 2008.
BRAGA, R. K. et al. A influência de um programa de intervenção motora no desempenho
das habilidades locomotoras de crianças com idade entre 6 e 7 anos. Revista da Educação
Física da UEM, Maringá, v. 20, n. 2, p. 171–181, 2009. https://doi.org/10.4025/reveducfis.
v20i2.6133
BRAUNER, L. M.; VALENTINI, N. C. Análise do desempenho motor de crianças participantes
de um programa de atividades físicas. Revista da Educação Física da UEM, Maringá, v.
, n. 2, p. 205–216, 2009. https://doi.org/10.4025/reveducfis.v20i2.6070
BROOKS, G. A. Perspectives on the Academic Discipline of physical education: A Tribute
to G. Lawrence Rarick. Champaign: Human Kinetics Publishers, 1981.
CLARK, J. E. On the Problem of Motor Skill Development. Journal of Physical Education
Recreation & Dance, New York, v. 78, n. 5, p. 39–44, 2007. https://doi.org/10.1080/0730308
2007.10598023
COSTA, R. M.; SILVA, E. A. A. Escala de desenvolvimento motor de Rosa Neto: Estudo longitudinal
em uma escola da rede particular de ensino de Cuiabá-MT. CONNECTIONLINE,
Várzea Grande, v. 4, p. 51–64, 2009.
COSTA, W. G. M.; MARTINS, L. T.; TERTULIANO, I. W. Desenvolvimento motor de
crianças de 7 a 10 anos de idade: uma revisão de literatura. Caderno de Educação Física e
Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 18, n. 1, p. 1–5, 2020. https://doi.org/10.36453/2318-
2020.v18.n1.p??
COTRIM, J. R. et al. Desenvolvimento de habilidades motoras fundamentais em crianças
com diferentes contextos escolares. Revista da Educação Física da UEM, Maringá, v. 22, n.
, p. 523–533, 2011. https://doi.org/10.4025/reveducfis.v22i4.12575
ELIAS, C. S. R. et al. Quando chega o fim? Uma revisão narrativa sobre terminalidade do período
escolar para alunos deficientes mentais. SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool
e drogaS, Ribeirão Preto, v. 8, n. 1, p. 48–53, 2012.
FARIA, V. M.; ABREU, R. C.; NEPOMUCENO, V. S. R. Desenvolvimento Psicomotor de
crianças de 8 a 9 anos de duas escolas públicas de Coronel Fabriciano MG. Única - Cadernos
acadêmicos, Ipatinga, v. 3, n. 1, p. 1–38, 2016. https://doi.org/10.1145/3132847.3132886
FERNANDES, L. A. et al. Uma análise do desenvolvimento motor de crianças com transtorno
do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Revista Educação Especial, Santa Maria,
v. 30, n. 57, p. 115–128, 2017.
FERNANDES, P. S.; PALMA, M. S. Nível de desempenho motor de escolares praticantes e
não praticantes de Educação Física. Kinesis, Santa Maria, v. 1, n. 32, p. 24–40, 2014.
FREIRE, R. S. et al. Prática regular de atividade física: estudo de base populacional no norte
de Minas Gerais. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, São Paulo, v. 20, n. 5, p.
–49, 2014. https://doi.org/10.1590/1517-86922014200502062
GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. C.; GOODWAY, J. D. Compreendendo o Desenvolvimento
Motor. 7. ed. Porto Alegre: AMGH, 2013.
GESELL, A. Maturing and the patterning of behavior. In: MURCHISON, C. (Ed.). A handbook
of child psychology. New York: Russell & Russell, 1933. p. 209–235.
GUIMARÃES, T. T.; XAVIER, G. H. C.; TERTULIANO, I. W. Os benefícios da prática do
Yoga na escola para crianças com idade entre 7 e 10 anos. Revista Mundi Saúde e Biológicas,
Curitiba, v. 5, n. 2, p. 1–18, 2020.
HAYWOOD, K. M.; GETCHELL, N. Desenvolvimento motor ao longo da vida. 5. ed. Porto
Alegre: ArtMed, 2010.
______. Desenvolvimento motor ao longo da vida. 6. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2016.
LEMOS, A. G. Physical Education in Kindergarten Promotes Fundamental Motor Skill Development.
Advances in Physical Education, Wuhan, v. 02, n. 01, p. 17–21, 2012. https://doi.
org/10.4236/ape.2012.21003
LONGO, R. A. et al. A permanência de crianças e jovens nos esportes: olhares para iniciação
e especialização esportiva. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon,
v. 15, n. 2, p. 121–132, 2017.
LOPES, L. O. et al. Associações entre actividade física, habilidades e coordenação motora em
crianças portuguesas. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano,
São Paulo, v. 13, n. 1, p. 15–21, 2011. https://doi.org/10.5007/1980-0037.2011v13n1p15
LOPES, N. G.; TOIGO, A. M. O efeito de aulas de hóquei indoor semanais no desenvolvimento
motor de escolares de 8 a 10 anos. Revista Saúde e Desenvolvimento Humano,
Canoas, v. 5, n. 3, p. 33–43, 2017. https://doi.org/10.18316/sdh.v5i3.3744
MACIEL, R. L.; BATISTELLA, P. A. Desenvolvimento Motor: um estudo comparativo em
escolas públicas de caráter municipal e estadual. Revista Biomotriz, Cruz Alta, v. 6, n. 1, p.
–74, 2012.
MAGILL, R. A. Aprendizagem e Controle Motor: conceitos e aplicações. 8. ed. São Paulo:
Phorte, 2011.
MANOEL, E. J. O que é ser criança? Algumas contribuições de uma visão dinâmica de desenvolvimento
motor. In: KREBS, R. J.; COPETTI, F.; BELTRAME, T. S. (Eds.). Discutindo
o desenvolvimento infantil. 1. ed. Santa Maria: Pallotti, 1998. p. 109–130.
______. O estudo do desenvolvimento motor: Tendências e perspectivas. In: TANI, G. (Ed.).
Comportamento Motor: Aprendizagem e Desenvolvimento. Rio de Janeiro: Guanabara
Koogan, 2005. p. 34–44.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia Científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
MCGRAWL, M. B. Growth: A study of Johnny and Jimmy. New York: Appleton-Century,
MELO, M. V. et al. Physical Activity and motor development of children: the use of TGMD-
Manual Therapy, Posturology & Rehabilitation Journal, São Paulo, v. 16, n. 602, p.
–10, 2018. https://doi.org/10.17784/mtprehabjournal.2018.16.602
MONTANEZ, D. R.; LARA, S. A influência do método Pilates sobre o desenvolvimento motor
de crianças. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v. 23, n. 4, p. 64–71,
https://doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n4p64-71
NEWELL, K. M. Constraints on the development of coordination. In: WADE, G.; WHITING,
H. T. A. (Ed.). Motor development in children: aspects of coordination and control. Dordrecht:
Martinus Nijhoff, 1986. p. p.85-122.
PALMA, M. S. et al. Efeitos da atividade física sistemática sobre o desempenho motor de
crianças pré-escolares. Revista da Educação Física da UEM, Maringá, v. 23, n. 3, p. 421–
, 2012. https://doi.org/10.4025/reveducfis.v23i3.14306
PALMA, M. S.; PEREIRA, B.; VALENTINI, N. C. Jogo com orientação: uma proposta metodológica
para a educação física pré-escolar. Revista da Educação Física da UEM, Maringá,
v. 20, n. 4, p. 529–541, 2009. https://doi.org/10.4025/reveducfis.v20i4.7014
PAPALIA, D. E.; FELDMAN, R. D. Desenvolvimento Humano. 12. ed. Porto Alegre:
AMGH, 2013.
PEREIRA, G. A. A. S. S.; ANDRADE, V. L. O perfil do desenvolvimento motor de crianças
praticantes e não praticantes de futsal. Arquivos de Ciências do Esporte, Uberaba, v. 6, n. 1,
p. 41–43, 2018. https://doi.org/10.17648/aces.v6n1.2168
RODRIGUES, D. et al. Desenvolvimento motor e crescimento somático de crianças com
diferentes contextos no ensino infantil. Motriz, Rio Claro, v. 19, n. 3 SUPPL, p. 49–56, 2013
https://doi.org/10.1590/S1980-65742013000700008
ROSA NETO, F. Manual de Avaliação Motora. 1. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2002.
ROSA NETO, F. et al. Desenvolvimento Motor de crianças com indicadores de dificuldades
na aprendizagem escolar. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v. 15, n. 1,
p. 45–51, 2007.
ROSA NETO, F. et al. Efeitos da intervenção motora em uma criança com Transtorno do
Espectro do Autismo. Temas Sobre Desenvolvimento, São Paulo, v. 19, n. 105, p. 110–114,
ROSA NETO, F. et al. A importância da avaliação motora em escolares: Análise da confiabilidade
da Escala de Desenvolvimento Motor. Revista Brasileira de Cineantropometria e
Desempenho Humano, Rio de Janeiro, v. 12, n. 6, p. 422–427, 2010. https://doi.org/10.5007/
-0037.2010v12n6p422
SANTOS, A. M.; NETO, F. R.; PIMENTA, R. A. Avaliação das habilidades motoras de crianças
participantes de projetos sociais/esportivos. Motricidade, Ribeira de Pena, v. 9, n. 2, p.
–61, 2013. https://doi.org/10.6063/motricidade.9(2).2667
SANTOS, A. P. M.; WEISS, S. L. I.; ALMEIDA, G. M. F. Avaliação e intervenção no desenvolvimento
motor de uma criança com síndrome de Down. Revista Brasileira de Educação
Especial, Marília, v. 16, n. 1, p. 19–30, 2010.
SANTOS, C. R. et al. Efeito da atividade esportiva sistematizada sobre o desenvolvimento
motor de crianças de sete a 10 anos. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São
Paulo, v. 29, n. 3, p. 497–506, 2015. https://doi.org/10.1590/1807-55092015000300497
SCHMIDT, R. A.; LEE, T. D. Aprendizagem e performance motora: dos princípios à aplicação.
ed. Porto Alegre: ArtMed, 2016.
SCHMIDT, R. A.; WRISBERG, C. A. Aprendizagem e Performance Motora: Uma abordagem
da aprendizagem baseada na situação. 4. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2010.
SILVEIRA, S. R. Esporte Escolar: perspectivas de produção do Esporte da Escola. In: MACHADO,
A. A.; TERTULIANO, I. W. (Eds.). Educação Física e Esportes: novos caminhos.
São Paulo: Alexa Cultural, 2017. p. 13–30.
ŠIŠKOVÁ, N. et al. Effect of theTGMD-2-based physical activity on the motor skills of
healthy children and children with autism spectrum disorder at an earlier school age. Journal
of Physical Education and Sport, Pitesti, v. 20, n. 5, p. 2574–2579, 2020. https://doi.
org/10.7752/jpes.2020.05351
SOARES, D. B. et al. Influência da Atividade Física no Desempenho Motor de Crianças com
Queixas de Dificuldades de Aprendizagem. Revista CEFAC, São Paulo, v. 17, n. 4, p. 1132–
, 2015.
SOUZA, A. et al. Perfil do desenvolvimento motor de alunos de oito anos de escolas públicas
estaduais de São Bento do Sul - SC. Revista Pesquisa em Fisioterapia, São Paulo, v. 5, n. 3,
p. 230–236, 2015. https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v5i3.709
TANI, G. Comportamento motor: conceitos, estudos e aplicações. 1. ed. Rio de Janeiro:
Guanabara Koogan, 2016.
TANI, G.; BASSO, L.; CORRÊA, U. C. O ensino do esporte para crianças e jovens: considerações
sobre uma fase do processo de desenvolvimento motor esquecida. Revista Brasileira
de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 26, n. 2, p. 339–350, 2012. https://doi.
org/10.1590/S1807-55092012000200015
ULRICH, D. Test of gross motor development-2. Austin: Prod-Ed, 2000.
VALENTINI, N. C. A influência de uma intervenção motora no desempenho motor e na
percepção de competência de crianças com atrasos motores. Revista Paulista de Educação
Física, São Paulo, v. 16, n. 1, p. 61–75, 2002.
VOSGERAU, D. S. R.; ROMANOWSKI, J. P. Estudos de revisão: implicações conceituais
e metodológicas. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 41, p. 165–189, 2014.
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.ds08
WHITING, H. T. A. Concepts in skill learning. London: Lepus Books, 1975.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 BIOMOTRIZ

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.