EFEITOS DA PRÁTICA SISTEMÁTICA DE FUTEBOL NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS

Autores

  • Breno Henrique da Silva Xavier Universidade Salgado de Oliveira
  • Caique Uriat Universidade Salgado de Oliveira
  • Thábata Viviane Brandão Gomes Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Nádia Fernanda Schmitt Marinho Universidade Salgado de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.33053/biomotriz.v15i1.452

Palavras-chave:

Desenvolvimento Motor. Prática Sistemática. Estudo Longitudinal.

Resumo

Estudos de corte transversal apontam que a prática de esporte de forma sistematizada auxilia no desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais (HMF). Neste tipo de delineamento não se pode afirmar que a prática do esporte auxiliou as crianças no seu desenvolvimento motor, ou se as crianças procuraram a prática de um esporte por terem desenvolvimento motor alto. O objetivo deste estudo foi verificar os efeitos da prática sistemática de futebol no desenvolvimento de habilidades motoras fundamentais a partir de um delineamento longitudinal. Participaram do estudo 10 meninos, sendo 04 iniciantes na prática sistematizada de futebol (GPF= 6,65±0,39 anos) e 06 sedentários (GC=6,42±0,44). O GPF realizava além das aulas de Educação Física, prática orientada de futebol duas vezes por semana, uma hora/dia. O GC realizava apenas aulas de educação física escolar. Utilizou-se como medidas o escore padrão locomotor e de controle de objetos do Test of Gross Motor Development (TGMD-2). Os grupos realizaram o primeiro teste no início do ano e, após 6 meses, realizaram o segundo teste. O teste U de Mann Whitney  não apontou diferença significante entre os grupos antes ou após intervenção em nenhuma das variáveis (p>0,05). O teste de Wilcoxon, com correção de Bonferroni (p<0,025), não apontou diferença significante entre pré e pós-teste para nenhum dos grupos (p>0,05). Estes resultados indicam que as habilidades do futebol (especializadas), podem não beneficiar o desenvolvimento de HMF, confirmando a ideia de hierarquia do desenvolvimento. Estudos futuros podem analisar a qualidade das aulas oferecidas,  diferentes tempos de intervenção e uma amostra maior.

Biografia do Autor

Breno Henrique da Silva Xavier, Universidade Salgado de Oliveira

Graduado em Bacharelado e Licenciatura em Educação Física

Caique Uriat, Universidade Salgado de Oliveira

Graduado em Bacharelado e Licenciatura em Educação Física

Thábata Viviane Brandão Gomes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutora

Referências

ARAÚJO, M.P.; BARELA, J.A.; CELESTINO, M.L.; BARELA, A.M.F. Contribuição de diferentes conteúdos das aulas de educação física no ensino fundamental I para o desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. v. 18, n. 3, 2012. https://doi.org/10.1590/S1517-86922012000300002

BARNETT, L.M., STODDEN, D.; COHEN, K.E.; SMITH, J.J.; LUBANS, D.R.; LENOIR, M.; IIVONEN, S.; MILLER, A.D.; LAUKKANEN, A.; DUDLEY D.; LANDER, N.J.; BROWN, H.; MORGAN, P.J. Fundamental movement skills: An important focus. Journal of Teaching in Physical Education, v.35, p. 219-225, 2016. https://doi.org/10.1123/jtpe.2014-0209

CLARK, J.E.; METCALFE, J.S. The mountain of motor development: a metaphor. In: CLARK, J.E.; HUMPHREY, J. (Eds.). Motor development: Research and reviews, v. 2. NASPE Publications: Reston, p.163 –190, 2002.

GALLAHUE, D.L.; OZMUN, J.C.; GOODWAY, J.C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. Porto Alegre: AMGH, 2013.

GUIMARÃES, M.B.; OLIVEIRA, A.M.; PAOLI, P.B. A prospecção do talento no futebol brasileiro: diagnóstico estrutural e financeiro do processo de captação de atletas. Curitiba: Appris, 2020.

LOGAN, S.W.; ROBINSON, L.E.; WILSON, A.E.; LUCAS, W.A. Getting the fundamentals of movement: A meta-analysis of the effectiveness of motor skill interventions in children. Child: Care, Health and Development, v.38, p.305-315, 2012. DOI: 10.1111/j.1365-2214.2011.01307.x

LOGAN, S.W.; ROSS, S.M.; CHEE, KEANU; STODDEN, D.F.; ROBINSON, L.E. Fundamental motor skills: A systematic review of terminology. Journal of Sports Sciences, v.36, n.7, p.781-796, 2018. DOI: 10.1080/02640414.2017.1340660

NAZÁRIO, P.F.; VIEIRA, J.L.L. Sport context and the motor development of children. Revista Brasileira de Cineantropometria Desempenho Humano, v.16, n.1, p.86-95, 2014. https://doi.org/10.5007/1980-0037.2014v16n1p86

O’KEEFEE, S.L.; HARRISON, A.J.; SMITH, P.J. Transfer or specificity? An applied investigation into the relationship between fundamental overarm throwing and related sport skills. Physical Education and Sport Pedagogy. v. 12, n. 2, p. 89-102, 2007. https://doi.org/10.1080/17408980701281995

QUEIROZ, D.D.R.; RÉ, A.H.N.; HENRIQUE, R.D.S.; MOURA, M.D.S.; CATTUZZO, M.T. Participation in sports practice and motor competence in preschoolers. Motriz: Revista de Educação Física. v.20, n.1, p. 26-32, 2014. https://doi.org/10.1590/S1980-65742014000100004

RIBEIRO-SILVA, P.C.; MARINHO, N.F.S.; BRITO, W.S.; COSTA, N.E.; BENDA, R.N. Desempenho motor em habilidades básicas de crianças participantes e não participantes de prática esportiva orientada. Revista da Educação física/UEM, v. 29, p. e2903-2911, 2018. https://doi.org/10.4025/jphyseduc.v29i1.2903.

RIPKA, W.L.; MASCARENHAS, L.P.G.; HRECZUCK, D.V.; LUZ, T.G.R; AFONSO, C.A. Estudo comparativo da performance motora entre crianças praticantes e não praticantes de minivoleibol. Fitness & Performance. v. 8, n. 6, p. 412-416, 2009.

ROSE, D.J.; HEATH, E.M. The contribution of a fundamental motor skill to the performance and learning of a complex sport skill. Journal of Human Movement Studies, v.19, p.75-84, 1990.

SEEFELDT, V. Developmental motor patterns: implications for elementary school physical education. In: NADEAU, C.; HALLIWELL, W.; NEWELL, K.; ROBERTS, C. (Eds.). Psychology of Motor Behavior and Sport. Champaign: Human Kinetics, 1980. p. 314-323.

SOUZA, M.S.; NICOLINI, D.C.; VALENTINI, N.C. Engajamento motor, contexto da aula e comportamento do professor em aulas de educação física de crianças do ensino fundamental. Biomotriz, v.14, n.3, p.179-190, 2020. https://doi.org/10.33053/biomotriz.v14i3.230

STODDEN, D.F.; GOODWAY, J.D.; LANGENDORFER, S.J.; ROBERTON, M.A.; RUDISILL, M.E.; GARCIA, C.; GARCIA, L.E. A Developmental Perspective on the Role of Motor Skill Competence in Physical Activity: An Emergent Relationship, Quest, 60:2, 290-306, 2008. https://doi.org/10.1080/00336297.2008.10483582

THOMAS, J.R.; NELSON, J.K.; SILVERMAN, S.J. Research Methods in Physical Activity. Illions: Human Kinetics, 2005.

ULRICH, D. The test of gross motor development. Austin: Prod-Ed, 2000.

VALENTINI, N. Validity and reliability of the TGMD-2 for brazilian children. Journal of Motor Behavior. v.44, n.4, p.275-280, 2012. DOI: 10.1080/00222895.2012.700967

WICKSTROM, R.L. Fundamental motor patterns. Philadelphia: Lea & Febiger, 1977.

Downloads

Publicado

2021-07-14

Como Citar

Xavier, B. H. da S., Uriat, C., Gomes, T. V. B., & Marinho, N. F. S. (2021). EFEITOS DA PRÁTICA SISTEMÁTICA DE FUTEBOL NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS. BIOMOTRIZ, 15(1), 154 - 162. https://doi.org/10.33053/biomotriz.v15i1.452

Edição

Seção

Artigos