DIFICULDADES ENFRENTADAS POR ALUNOS E PROFESSORES DURANTE O ENSINO REMOTO DA DISCIPLINA DE BIOLOGIA

UMA REVISÃO DA LITERATURA

Autores

  • Márcio Verli UFMT
  • Luis Carlos Oliveira Gonçalves
  • Aníbal Monteiro de Magalhães Neto

DOI:

https://doi.org/10.33053/biomotriz.v15i1.577

Palavras-chave:

Biologia. Ensino Remoto. Educação.

Resumo

Ao final de 2019, chegavam notícias de uma nova doença com o poder de tornar-se uma pandemia. Com o avanço da doença, as atividades escolares presenciais foram interrompidas, sendo adotado o ensino remoto afim de dar continuidade as atividades escolares. As dificuldades encontradas por professores e alunos no Brasil foram muitas. O presente estudo se configura como uma revisão da literatura e teve como objetivo analisar as percepções de alunos e professores sobre as dificuldades do ensino remoto. Muitos professores enfrentam dificuldades de uma maior jornada de trabalho, a falta de conhecimento sobre as tecnologias utilizadas e a falta de local ideal para ministrar as aulas on-line. Os alunos relatam dificuldade de acesso a tecnologias e internet, e quando de posse da mesma, relatam dificuldade de concentração e motivação para as aulas de Biologia on-line. O presente estudo observou que, tanto professores como alunos, entendem a importância e a necessidade de manter as aulas por meio do ensino remoto da disciplina de Biologia, mesmo que muitas dificuldades sejam enfrentadas por ambos. São necessários mais estudos com o intuito de encontrar maneiras de superar essas dificuldades.

Referências

ALMEIDA, M. E. B. Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa, v. 29, n. 2, p. 327-340, 2003.

ALVES, E. C. R. F.; SANTOS, R. G.; VILELA, L. A. R.; FERREIRA, L. D. N.; BUZZO, M. O.; LIMA, A. F. N.; PIRES, R. F. C.; SANTOS, J. E. A. Análise da percepção dos alunos do CEPI Dom Veloso frente a aprendizagem remota em tempos da pandemia COVID-19. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 1, p. 1578-1598, 2021.

ARAÚJO, M. S.; FREITAS, W. L. S. A experimentação no ensino de Biologia: uma correlação entre teoria e prática para alunos do ensino médio em Floriano/PI. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, v. 12, n. 1, 2019.

ARRUDA, E. P. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede, v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020.

BARBOSA, A. M.; VIEGAS, M. A. S.; BATISTA, R. L. N. F. F. Aulas presenciais em tempos de pandemia: relatos de experiências de professores do nível superior sobre as aulas remotas. Revista Augustus, v. 25, n. 51, p. 255-280, 2020.

BARBOSA, A. T.; FERREIRA, G. L.; KATO, D. S. O ensino remoto emergencial de Ciências e Biologia em tempos de pandemia: com a palavra as professoras da Regional 4 da SBEnBIO (MG/GO/TO/DF). Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, v. 13, n. 2, p. 379-399, 2020.

BORBA, R. C. N.; TEIXEIRA, P. P.; FERNANDES, K. O. B.; BERTAGNA, M.; VALENÇA, C. R.; SOUZA, L. H. P. Percepções docentes e práticas de ensino de Ciências e Biologia na pandemia: uma investigação da Regional 2 da SBEnBio. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, v. 13, n. 1, p. 153-171, 2020.

BRITO, G. S.; GARCIA, M. S. S.; MORAIS, F. A. F.; MATEUS, M. C. A reconfiguração das aulas no período de pandemia: percepções dos professores da rede pública de ensino do estado do Paraná – Brasil. Revista Interacções, n. 55, p. 186-206, 2020.

CATANANTE, F.; CAMPOS, R. C.; LOIOLA, I. Aulas online durante a pandemia: condições de acesso asseguram a participação do aluno? Revista Educação Científica, v. 4, n. 8, p. 977-988, 2020.

COELHO, F. T.; SILVA, E. D.; PIROVANI, J. C. M. Percepção de estudantes do ensino médio de uma escola pública do Espírito Santo sobre o ensino de Biologia: desejos e realidades. Olhares & Trilhas, v. 22, n. 3, 2020.

HODGES, C.; MOORE, S.; LOCKEE, B.; TRUST, T.; BOND, A. The difference between emergency remote teaching and online learning. EDUCAUSE Review, 2020.

MEIRELES, D. S. L.; MEIRELES, R. F.; TAHIM, A. P. V. O.; CARNEIRO, S. N. V. A teoria do agir comunicativo e sua contribuição para a relação professor-aluno no ensino superior. Revista Docência do Ensino Superior, v. 7, n. 2, 2017.

MIRANDA, K. K. C. O.; LIMA, A. S.; OLIVEIRA, V. C. M.; TELLES, C. B. S.; Aulas remotas em tempo de pandemia: desafios e percepções de professores e alunos. Conedu. ?????????

MORAN, J. Contribuições para uma pedagogia da educação on-line. Educação online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa, 2020.

MOREIRA, M. L.; DINIZ, R. E. S. O laboratório de Biologia no ensino médio: infra-estrutura e outros aspectos relevantes. Núcleos de Ensino, p. 295-305, 2003.

NASCIMENTO, F. G. M.; BENEDETTI, T. R.; SANTOS, A. R. Uso do Jogo Plague Inc.: uma possibilidade para o Ensino de Ciências em tempos da COVID-19. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 5, 2020.

OLIVEIRA, S. S.; SILVA, O. S. F.; SILVA, M. J. O. Educar na incerteza e na urgência: implicações do ensino remoto ao fazer docente e a reinvenção da sala de aula. Interfaces Científicas, v. 10, n. 1, p. 25-40, 2020.

PIFFERO, E. L. F.; COELHO, C. P.; SOARES, R. G. Metodologias ativas e o ensino remoto de Biologia: uso de recursos online para aulas síncronas e assíncronas. Research, Society and Development, v. 9, n. 10, 2020.

RIBEIRO JUNIOR, M. C.; FIGUEIREDO, L. S.; OLIVEIRA, D. C. A.; PARENTE, M. P. M.; HOLANDA, J. S. Ensino remoto em tempos de covid-19: aplicações e dificuldades de acesso nos estados do Piauí e Maranhão. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 3, n. 9, 2020.

SÁ, E. P. B.; LEMOS, S. M. A. Aulas Práticas de Biologia no ensino remoto: desafios e perspectivas. Id on Line Revista Multidisciplinar e de Psicologia, v. 14, n. 53, p. 422-433, 2020.

SANTOS, B. S. S.; SILVEIRA, V. L. L.; DEUS, J. A. O ensino de Biologia na perspectiva da inovação: reflexões e proposições para os anos finais da educação. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v. 6, 2020.

SOBRINHO, R. S. A importância do ensino da Biologia para o cotidiano. 2009. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Faculdade Integrada da Grande Fortaleza, 2009.

SOUZA, A. F. T.; MELO, J. F.; SANTOS, P. A. Relato de experiência: as dificuldades dos professores em colocar em prática as aulas remotas. In: SIMPÓSIO DE TCC DAS FACULDADES FINOM E TECSOMA, 3., 2020. Faculdades FINOM e Tecsoma, 2020. p. 1174-1183.

VERCELLI, L. C. A. Aulas remotas em tempos de Covid-19: A percepção de discentes de um programa de mestrado profissional em Educação. Revista @mbienteeducação, v. 13, n. 2, p. 47-60, 2020.

Downloads

Publicado

2021-12-20

Como Citar

Verli, M., Carlos Oliveira Gonçalves, L., & Monteiro de Magalhães Neto, A. (2021). DIFICULDADES ENFRENTADAS POR ALUNOS E PROFESSORES DURANTE O ENSINO REMOTO DA DISCIPLINA DE BIOLOGIA: UMA REVISÃO DA LITERATURA. BIOMOTRIZ, 15(1), 418-425. https://doi.org/10.33053/biomotriz.v15i1.577

Edição

Seção

Artigos