Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

 A Revista CATAVENTOS aceita manuscritos no formato de artigos ou relatos de experiência com no mínimo 10 e no máximo 20 laudas, incluindo ilustrações, tabelas e referências.

Artigos

São trabalhos resultantes de programas, projetos ou ações de extensão universitária apresentando dados originais de investigação relacionados às áreas temáticas: Ciências Agrárias; Comunicação; Cultura; Direito; Economia; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Trabalho.

Relatos de experiências

Os Relatos de Experiências representam dados descritivos decorrentes de projetos, programas ou ações de extensão universitária, explicitando tais atividades e relatando os resultados da intervenção.

Os manuscritos devem ser encaminhados em arquivo com extensão .doc ou .docx, através de submissão on-line no Open Journal System (OJS), conforme o modelo de template de submissão disponibilizado abaixo, no item 3.

1.Documentos necessários para submissão 

Carta de encaminhamento do material contendo nome completo, titulação, instituição(ções) a que pertence, e-mail, ORCID, currículo lattes, endereço e indicação do autor responsável pelo recebimento das correspondências;

Declaração de cessão de direitos autorais contendo nome completo, número de CPF do(s) autor(es) e assinatura do autor autorizado pelos demais autores indicando a responsabilidade pelo conteúdo do manuscrito e transferência de direitos autorais (copyright) para a Universidade de Cruz Alta, caso o manuscrito venha a ser aceito pelos Editores.

(Clique aqui para fazer o download da carta e da declaração)

2. Estrutura dos manuscritos

2.1 Título do artigo: em português, em letras maiúsculas, negrito, fonte Times New Roman, tamanho 14, centralizado. Título em inglês: primeira letra em maiúscula, em itálico, tamanho 14. Títulos do texto: em letras maiúsculas, em negrito, tamanho 12. Subtítulos: primeira letra em maiúsculo, fonte regular, tamanho 12.

OBSERVAÇÃO: Títulos e subtítulos do texto devem obedecer a numeração progressiva.

2.2 Autores (até 6): A fim de garantir o anonimato no processo de análise e seleção, os manuscritos devem ser submetidos sem a identificação de autoria no corpo do texto, conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares. O nome dos autores (limitado a 6) deve constar apenas nos metadados da submissão, na carta de encaminhamento do material e na declaração de cessão de direitos autorais.

2.2.1 A identificação de autoria no corpo do texto será solicitada via e-mail pelo editor após o encerramento do processo de avaliação do manuscrito.

2.3 Resumos e Abstract: deverá ser uma exposição concisa, que não exceda 250 palavras em um único parágrafo, em português (Resumo) e em inglês (Abstract), espaçamento simples e parágrafo justificado.

2.4 Palavras-chave e Keywords: devem ser apresentadas de três a cinco, logo após resumo e abstract, separados e finalizadas por ponto.

2.5 Parte textual: contendo introdução, metodologia, resultados, considerações finais, referências e apêndices/anexos.

2.5.1 Introdução: deve conter a revisão de literatura e os objetivos.

2.5.2 Metodologia: descrever com detalhes: público-alvo, área de abrangência, ações desenvolvidas.

2.5.3 Resultados: enfatizar resultados quantitativos e qualitativos bem como os benefícios sociais alcançados.

2.5.4 Considerações Finais

3 Diretrizes para redação do texto

 (Clique aqui para fazer o download do template de submissão do manuscrito)

A redação do texto deverá respeitar as seguintes diretrizes:

3.1 Fonte: Times New Roman, tamanho 12. Para as citações recuadas: fonte tamanho 10. Espaçamento entre linhas: 1,5. Recuo de parágrafo: 1,25 cm, exceto no resumo e abstract que não devem apresentar recuo. Alinhamento do texto: justificado. Margens: superior e lateral esquerda: 3 cm; inferior e lateral direita: 2 cm.

3.2 As citações devem ser indicadas no texto apenas pelo sistema autor-data (consultar formato na ABNT NBR 10520:2002). As citações precisam especificar sobrenome do autor da obra mencionada, data da publicação e número(s) da(s) página(s).

3.2.1 Orientações gerais sobre citações:

a) Citações diretas com menos de três linhas deverão estar inseridas no próprio corpo do texto, entre aspas, e de acordo com as orientações previstas no item 3.2.

b) Citações diretas com mais de três linhas devem ser apresentadas em destaque, separadas do corpo do texto, com recuo de 4 cm da margem esquerda, com corpo do texto transcrito em fonte tamanho 10 e espaçamento entre linhas simples e, ao fim, seguidas da referência de autoria conforme orientações preditas no item 3.2.

c) As citações pertinentes a reprodução de fala ou diálogo, devem estar entre aspas, destacadas do corpo do texto com recuo de 4 cm da margem esquerda, e transcritas em  itálico, fonte tamanho 10 e espaçamento entre linhas simples.

3.3 Notas de rodapé: devem apresentar numeração consecutiva dentro do texto (sobrescrito), com fonte tamanho 10, espaçamento simples entre linhas.

3.4 Tabelas e Ilustrações: devem estar inseridas no corpo do texto e não exceder a 5 (cinco) no total.

a) Tabelas: incluir apenas os dados imprescindíveis, evitando-se tabelas muito longas (tamanho máximo permitido: uma página em espaço simples). Utilizam-se fios horizontais e verticais para separar os títulos das colunas no cabeçalho, fechando-as na parte inferior, são abertas na lateral, enquanto os quadros são fechados.

b) Ilustrações: qualquer que seja seu tipo (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos e outros), não devem repetir os dados já descritos nas Tabelas. Para identificar as partes individuais de figuras múltiplas, usar letras em caixa-alta (A, B, C, etc.).

- Título descritivo das tabelas e das ilustrações: aparece na parte superior, precedida da palavra designativa e de seu número de ordem em algarismos arábicos, centralizado nas margens da folha, fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples entre linhas.

- Fonte e legendas das tabelas e das ilustrações: aparecem logo abaixo, centralizado nas margens da folha, fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples entre linhas.

OBSERVAÇÃO: As Tabelas e Ilustrações publicadas em outras revistas ou livros devem conter as respectivas referências e/ou consentimento, por escrito, do autor ou editores.

3.5 Referências: Devem ser citadas e organizadas de acordo com o sistema alfabético. Verificar as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, NBR 6023:2018. Disponível em: <http://www.abnt.org.br>.

4 Informações finais aos autores

4.1. Os manuscritos serão submetidos à apreciação de consultores externos. A decisão final sobre a publicação caberá à Comissão Editorial da Revista. Com base na avaliação dos consultores externos, o manuscrito poderá ser:

4.2.1 Aprovado – O manuscrito será encaminhado para publicação na revista.

4.2.2 Aprovado com adequações – Os autores receberão aviso por e-mail e deverão reenviar seus trabalhos com as alterações necessárias.

4.2.3 Reprovado – Neste caso, caracteriza-se a não aceitação do artigo para a publicação.

4.3. Os autores que obtiverem aprovação de seus manuscritos (com e sem ajustes) receberão os pareceres dos avaliadores e deverão encaminhar a nova versão, inclusa a identificação de autoria no corpo do texto, em um prazo máximo de 15 (quinze) dias com as alterações sugeridas em formato eletrônico.

4.4. No caso de não atendimento de alguma sugestão, os autores deverão apresentar uma justificativa, em documento anexado à parte.

4.5. Para publicação, o manuscrito deverá ser revisado ortográfica e gramaticalmente. A revisão ortográfica e gramatical do texto será de responsabilidade dos autores.

4.6. Recursos: Não haverá recursos para os manuscritos não aprovados pela Comissão Editorial da Revista e/ou consultores externos.

4.7. A simples remessa de originais à Revista CATAVENTOS implica na autorização da publicação, sem ônus para os mesmos não sendo pagos direitos autorais, reservando-se, entretanto, aos autores a propriedade intelectual do conteúdo dos manuscritos.

4.8. As opiniões expressas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores.

4.9. A veracidade das informações assim como a autoria dos artigos é de exclusiva responsabilidade daquele que submeteu o manuscrito para análise.

Artigos

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