ANÁLISE DO RETORNO SOBRE O INVESTIMENTO DA IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA PRODUTIVO EM FILIAIS DE UMA INDÚSTRIA QUÍMICA DE SANTA CATARINA

Autores

  • Paula Marciano Cardoso Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma/SC, Brasil
  • Abel Corrêa de Souza Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma/SC, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.33053/cataventos.v12i1.194

Palavras-chave:

Cadeia de valor, Retorno sobre investimento

Resumo

As organizações buscam vantagem competitiva por meio de redução dos custos de suas operações, por isso os ganhos de investimento em operações produtivas e distribuição são importantes, devido ao impacto direto no custo e no tempo de espera do cliente para receber sua mercadoria. No entanto, dependendo do porte da empresa, as cifras dos investimentos podem ser altas e para agir de maneira assertiva é necessário basear as decisões não somente no sentimento de melhora da operação e do custo, mas também em dados concretos e análises de retorno sobre investimentos. Portanto, antes da modificação de um sistema produtivo é necessário avaliar sua cadeia de valor e evidenciar a real necessidade de mudança, a estratégia a ser adotada e se o cliente irá perceber este valor. Tendo esta necessidade em mente o presente estudo avaliou quais seriam as possibilidades de ganho monetário do investimento para implantar um sistema produtivo, mas ainda evidenciando que alguns ganhos podem ser intrínsecos e percebidos ao longo do tempo com a melhoria do atendimento aos clientes.

Referências

ANDRADE, Maria Margarida. Como preparar trabalhos para cursos de pós-graduação. 6ª edição. São Paulo: Atlas Editora, 2004.

ÂNGELO, Lívia B. Indicadores de desempenho logístico. Santa Catarina: UFSC, 2005.

APPOLINÁRIO, Fábio. Dicionário de metodologia científica: um guia para a produção do conhecimento científico. In: Dicionário de metodologia científica: um guia para a produção do conhecimento científico. 2007. p. 300-300.

BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos/Logística Empresarial. Porto Alegre: Bookman Editora, 2009.

CHRISTOPHER, Martin. Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos: estratégias para a redução de custos e melhoria dos serviços. Santana de Parnaíba: Pioneira, 1997.

CASAROTTO FILHO, Nelson; KOPITTKE, Bruno H. Análise de investimentos: matemática financeira, engenharia econômica, tomada de decisão, estratégia empresarial. São Paulo: Atlas, 1994. 448 p.

CINQUINI, Lino; TENUCCI, Andrea. Strategic management accounting techniques: exploring distinctive features and adoption influencing variables. In: 5th Conference on New Directions in Management Accounting: Innovations in Practice and Research. Brussels, Belgium, December. 2006. p. 14-16.

DA SILVA, Christian Luiz. Gestão estratégica de custos: o custo meta na cadeia de valor. Revista da FAE, v. 2, n. 2, 1999. p. 17-26.

FERRAZ, João Carlos; KUPFER, David; HAGUENAUER, Lia. Made in Brazil: desafios competitivos para a indústria. Rio de janeiro: Campus, 1995. 386 p.

SILVA, César Roberto Lavalle da; FLEURY, Paulo Fernando. Avaliação da organização logística em empresas da cadeia de suprimento de alimentos: indústria e comércio. Revista de Administração Contemporânea, v. 4, n. 1, p. 47-67, 2000.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

HANSEN, Don R.; MOWEN, Maryanne M.; TAYLOR, Robert Brian. Gestão de custos: contabilidade e controle. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001.

KUHNEN, Osmar Leonardo; BAUER, Udibert Reinoldo. Matemática financeira aplicada e análise de investimentos. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2001. 517 p.

MICCOLI, Wilson Roberto Vicente. Sistematização das metodologias atuais de gerenciamento de projetos nas indústrias de grande porte da Grande Curitiba: um estudo de multi-casos. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, 2004.

MILONE, Giuseppe. Matemática financeira. São Paulo: Thomson, 2006. 377 p.

PORTER, Michael E. Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. 11ª ed., Rio de Janeiro: Campus, 1989.

REIS, Ricardo Pereira. Como calcular o custo de produção. Lavras: Bioex-café, 1999. 15 p. (Informativo Técnico do Café, n.3).

RODRIGUES, Paulo Roberto Ambrosio. Introdução aos sistemas de transporte no Brasil e à logística internacional. São Paulo: Aduaneiras, 2002.

ROSA, Adriano Carlos. Gestão do transporte na logística de distribuição física: uma análise da minimização do custo operacional. 2007. Dissertação (Mestrado em Gestão em Desenvolvimento Regional) - Universidade de Taubaté, Taubaté, SP, 2007.

SHANK, John H.; GOVINDARAJAN, Vijay. Strategic Cost Management: The New Tool For Competitive Advantage. New York: The Free Press, 1993.

SHANK, John H.; GOVINDARAJAN, Vijay. A revolução dos custos: “Como Reinventar E Redefinir Sua Estratégia De Custos Para Vencer Em Mercados Crescentemente Competitivos”. Tradução De Luiz Orlando Coutinho Lemos. 8ª ed. Rio De Janeiro: Campus, 1997.

SOUZA, Alceu; CLEMENTE, Ademir. Decisões financeiras e análise de investimentos: fundamentos, técnicas e aplicações. São Paulo: Atlas, 2004.

Downloads

Publicado

2020-07-31

Como Citar

Marciano Cardoso, P., & Corrêa de Souza, A. . (2020). ANÁLISE DO RETORNO SOBRE O INVESTIMENTO DA IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA PRODUTIVO EM FILIAIS DE UMA INDÚSTRIA QUÍMICA DE SANTA CATARINA. CATAVENTOS - Revista De Extensão Da Universidade De Cruz Alta, 12(1), 1-12. https://doi.org/10.33053/cataventos.v12i1.194

Edição

Seção

Artigos