TRÂNSITO E EDUCAÇÃO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL, NO MUNICÍPIO DE APARECIDA DE GOIÂNIA, GOIÁS

Autores

  • João Paulo Batista de Sousa Universidade Federal de Goiás, Aparecida de Goiânia/ GO, Brasil
  • John Heberty de Freitas Universidade Federal de Goiás, Aparecida de Goiânia/ GO, Brasil
  • Jordana Alves Felipe Universidade Federal de Goiás, Aparecida de Goiânia/ GO, Brasil
  • Lorena Furtado Borges Universidade Federal de Goiás, Aparecida de Goiânia/ GO, Brasil
  • Alex Mota dos Santos Universidade Federal de Goiás, Aparecida de Goiânia/ GO, Brasil
  • Nadya Regina Galo Universidade Federal de Goiás, Aparecida de Goiânia/ GO, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.33053/cataventos.v12i1.209

Palavras-chave:

Ensino, extensão universitária, segurança viária, modos de transportes

Resumo

O comportamento de risco no trânsito tem potencial para gerar conflitos que podem afetar todos os cidadãos, nas diversas fases da vida. Em seus deslocamentos, cada indivíduo provoca impacto na segurança do trânsito, seja como condutor, passageiro ou pedestre. Assim, o ensino voltado para o trânsito é relevante desde os anos iniciais. A partir dessas premissas, o objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma experiência de extensão universitária, na área de educação para o trânsito, em uma escola de ensino fundamental do Município de Aparecida de Goiânia. A experiência faz parte de um projeto de extensão, financiado pela Universidade Federal de Goiás, que atende seis escolas da Região Metropolitana de Goiânia. Os métodos adotados contemplaram a apresentação de materiais de divulgação dos órgãos de trânsito, atividades práticas e lúdicas na escola, por meio do uso de um kit de educação para o trânsito, vídeos, jogos, quiz, dentre outros. Os resultados evidenciaram que as crianças demonstraram interesse nas atividades práticas, indicando o prazer de aprender, por meio da dinâmica interativa de socialização do conhecimento.

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Publicado

2020-07-31

Como Citar

Batista de Sousa, J. P., de Freitas, J. H., Alves Felipe , J., Furtado Borges, L., Mota dos Santos, A. ., & Galo, N. R. . (2020). TRÂNSITO E EDUCAÇÃO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL, NO MUNICÍPIO DE APARECIDA DE GOIÂNIA, GOIÁS. CATAVENTOS - Revista De Extensão Da Universidade De Cruz Alta, 12(1), 37-53. https://doi.org/10.33053/cataventos.v12i1.209

Edição

Seção

Artigos