PRÁTICAS DE EXTENSÃO DURANTE A PANDEMIA: AÇÕES DO PROJETO ROBÓTICA EDUCACIONAL UNIVATES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33053/cataventos.v12i2.308

Palavras-chave:

robótica educacional, ações pandemia, voluntários extensão, extensão Univates

Resumo

O Projeto Robótica Educacional da Univates atua no desenvolvimento e aprimoramento do raciocínio lógico dos alunos das escolas de Educação Básica do Vale do Taquari e região, realizando suas ações com alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental até o terceiro ano do Ensino Médio. Por meio de oficinas práticas com montagem e programação de robôs da Lego, busca desenvolver o raciocínio lógico e resolução de problemas. No ano de 2020, devido à pandemia da Covid-19, fomos desafiados a compartilhar conhecimento mesmo de forma distante, visto que as aulas foram suspensas no mundo inteiro. O principal objetivo foi, neste cenário completamente adverso ao que estávamos acostumados, fornecer às escolas informação e conhecimento acerca do que é desenvolvido no projeto. Para atender esta demanda, foram estruturadas ações virtuais como: oficina online e produção de vídeos, elaborados pela equipe do projeto e voluntários. Foram gravados cinco vídeos e disponibilizados às escolas via plataforma online.

Biografia do Autor

Fabrício Pretto, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Mestre em Ciência da Computação
Professor Universidade do Vale do Taquari - Univates - Lajeado
Atuante nos cursos presenciais de Engenharia de Software e Engenharia da Computação.
Professor e conteudista dos cursos de informática EAD da IES.
Coordenador do projeto de extensão Robótica Educacional.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 7. Brasília, DF, 2018. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=104251-rces007-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 04 nov 2020.

CAMPOS, Flávio Rodrigues; LIBARDONI, Glaucio Carlos. Investigação de robótica na educação brasileira: o que dizem as dissertações e teses. In: BLIKSTEIN, Paulo; SILVA, Rodrigo Barbosa e (Org). Robótica Educacional: experiências inovadoras na educação brasileira. 1.ed. Porto Alegre, 2020. E-book. Disponível em:<https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788584291892/cfi/6/10!/4/2/4/2@0:0>. Acesso em: 04 nov. 2020.

DEUS, Sandra. Sobre extensão, diários e memórias. In: MELLO, Bruno Cesar Euphrasio. Diários Messiânicos: uma experiência de extensão universitária. 1ª ed. Porto Alegre: UFRGS, 2015. p.11-14.

GONZATTI, Sonia Elisa Marchi; DULLIUS, Maria Madalena; QUARTIERI, Marli Teresinha. O potencial da extensão para a formação profissional. In: SÍVERES, Luiz (Org). A Extensão universitária como princípio de aprendizagem, p. 223-244. Brasília: Liber Livro, 2013.

LAGEMANN, Carlos H.; et al. TEMA: Aproximando estudantes da IES com estudantes da educação básica por meio de ações extensionistas. Revista Cataventos. v. 9, n. 1, p. 164-185, 2017.

PRETTO, Fabrício; SCHORR, Maria Claudete. Projeto de extensão Competição de Robótica: vinculando teoria e prática. Revista Cataventos. v. 7, n. 1. p. 222-238. 2015.

SÍVERES, Luiz (Org). A extensão universitária como um princípio de aprendizagem. Bra-sília (DF): Líber Livro, 2013.

Downloads

Publicado

2021-01-15

Como Citar

Pretto, F., & Käfer, C. L. (2021). PRÁTICAS DE EXTENSÃO DURANTE A PANDEMIA: AÇÕES DO PROJETO ROBÓTICA EDUCACIONAL UNIVATES. CATAVENTOS - Revista De Extensão Da Universidade De Cruz Alta, 12(2), 36-45. https://doi.org/10.33053/cataventos.v12i2.308

Edição

Seção

Artigos