EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: CONSTRUINDO MODELOS DIDÁTICOS TÁTEIS
DOI:
https://doi.org/10.33053/cataventos.v13i1.401Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Educação Inclusiva, Formação de Professores, Extensão UniversitáriaResumo
O artigo apresenta projeto de extensão que visou desenvolver habilidades e competências dos estudantes de licenciatura para a realização de atividades práticas no ensino das ciências naturais, em uma perspectiva inclusiva de educação. Foram realizadas três oficinas, com 25 estudantes de licenciatura e 25 estudantes da educação básica, que articularam momentos reflexivos, formativos e atividades práticas. Os registros da bolsista em diário de campo evidenciam que houve engajamento dos participantes na tarefa grupal, a construção de modelos didáticos táteis para o ensino de histologia, e a ampliação dos conhecimentos específicos dos participantes sobre o conteúdo em tela. Além disso, a dinâmica colaborativa da atividade favoreceu a construção de significados compartilhados sobre a dimensão inclusiva da educação, em relação à docência e a vida social. Conclui-se que a perspectiva inclusiva no ensino de ciências contribui para o desenvolvimento integral do educando.
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