CAÇA À COROA DA RAINHA: O JOGO COMO RECURSO NO ENSINO DE EQUAÇÕES EXPONENCIAIS

Autores

  • Andressa Bosa Universidade de Passo Fundo - UPF, Passo Fundo, RS, Brasil
  • Andrielli Los Silveira Universidade de Passo Fundo - UPF, Passo Fundo, RS, Brasil
  • Vanessa Dilda Universidade Federal de Rondonópolis, Rondonópolis, MT, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.33053/cataventos.v13i2.507

Palavras-chave:

Ensino, Lúdico, Matemática

Resumo

O presente trabalho se trata de um relato de experiência sobre o jogo Caça à Coroa da Rainha, formulado com o objetivo de explorar o conteúdo de equações exponenciais de maneira lúdica. A metodologia utilizada foi criada por três acadêmicas do curso de Licenciatura em Matemática e aplicada em uma escola de Ensino Médio da rede pública estadual do município de Passo Fundo, RS. O jogo propõe, a partir de uma história, seguir pistas que levam a locais determinados onde estão escondidos pergaminhos contendo questões e dicas para o próximo local, visando encontrar a, até então perdida, coroa da rainha e vencer. A atividade auxiliou os educandos na compreensão do conteúdo abordado, sendo objeto importante para a revisão e fixação do que já havia sido estudado. Por deter a ludicidade como essência, o jogo se revela um excelente meio de fortalecer e aproximar a relação entre matemática e estudantes.

Referências

BOYER, C. B. História da Matemática. São Paulo: Edgard Blucher, 1996.

BRASIL. Base nacional comum curricular. Ministério da Educação. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 02 set. 2019.

BRENELLI, R. P. O jogo como espaço para pensar: a construção de noções lógicas e aritméticas. Campinas: Papirus, 1996.

CABRAL, M. A. A utilização de jogos no ensino da matemática. 2006. 52 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Matemática Licenciatura) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/96526. Acesso em: 12 nov. 2019.

CASTOLDI, L. Equação de 1o grau: uma proposta de ensino e de aprendizagem utilizando jogos. 2016. 174 f. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2016.

D’AMBRÓSIO, B. S. Como ensinar matemática hoje? Temas e Debates. n. 2 v. 2, p. 15-19, Brasília, 1989.

GEREMIAS, D. 15 Fatos legais e divertidos sobre matemática. 2018. Disponível em: https://www.megacurioso.com.br/educacao/109635-15-fatos-legais-e-divertidos-sobre-matematica.htm. Acesso em: 22 ago. 2019.

GRANDO, R. C. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. 2000. 239 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2000. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/bitstream/REPOSIP/251334/1/Grando_ReginaCelia_D.pdf. Acesso em: 22 ago. 2019.

GUELLI, O. Contando a história da matemática: história da equação do 2º grau. São Paulo: Ática, 1998.

JUNIOR, J. R. G. Matemática Pensar e Descobrir 8ª série. 1. ed. São Paulo: FTD, 2005.

MACEDO, L.; PETTY, A. L. S.; PASSOS, N. C. Aprender com Jogos e Situações Problema. Porto Alegre: Artmed, 2000.

BARROSO, J. M. Conexões com a Matemática 1º ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2010, 408 p.

MOURA, M. O. A séria busca no jogo: do lúdico na Matemática. In: KISHIMOTO, T. M. (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e educação. 4 ed. São Paulo: Cortez, 1997. p.73-88.

MOURA, M. O. O jogo e a construção do conhecimento matemático. Série Ideias n. 10, São Paulo: FDE, 1992. p. 45-53.

MUNIZ, C. A. Brincar e jogar: enlaces teóricos e metodológicos no campo da educação matemática. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

MURCIA, J. A. M.; et al. Aprendizagem através do jogo. Porto Alegre: Artmed, 2005.

PAIVA, M. Matemática Paiva volume 1. São Paulo: Moderna, 2009.

REY, R. D. A origem das equações do 1º grau. 2010. Disponível em: http://www.matematiques.com.br/conteudo.php?id=582. Acesso em: 22 ago. 2019.

Downloads

Publicado

2021-12-21

Como Citar

Bosa, A., Los Silveira, A., & Dilda, V. (2021). CAÇA À COROA DA RAINHA: O JOGO COMO RECURSO NO ENSINO DE EQUAÇÕES EXPONENCIAIS . CATAVENTOS - Revista De Extensão Da Universidade De Cruz Alta, 13(2), 25 - 39. https://doi.org/10.33053/cataventos.v13i2.507

Edição

Seção

Artigos