Submissões

A revista não está aceitando submissões neste momento.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

1 Instruções aos autores

A submissão dos manuscritos requer que o trabalho não tenha sido publicado e não esteja em avaliação para publicação em outro periódico. Os manuscritos submetidos à Ciência & Tecnologia devem preferencialmente enquadrar-se na categoria de:

Artigos Científicos: trabalhos de pesquisa científica inédita e conclusiva. Grafado em português, inglês ou espanhol. Deverá ter, no máximo, vinte laudas digitadas. Não deverá ultrapassar trinta referências bibliográficas.

Comunicações: a) constatação de uma nova doença ou de novo patógeno. Caso trate da primeira detecção no país, deve constar o parecer técnico do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, autorizando a divulgação; b) resultados dos testes de controle de doenças (químico ou biológico) desde que não efetuados " in vitro". Sem resumo, abstract ou divisão em tópicos, contendo no máximo duas laudas, digitados e uma figura ou tabela, sem citação bibliográfica

Notas Científicas: trabalhos de pesquisa científica inédita, que seja recente e de interesse para uma rápida divulgação. Deverá ter no máximo seis laudas digitadas, uma tabela e uma figura. Não deverá ultrapassar dez referências bibliográficas

Notas Técnicas: técnicas novas, produtos e patentes. Deverá apresentar resumo, abstract, texto sem divisão de tópicos, referências bibliográficas. Deverá ter no máximo seis laudas, uma tabela e uma figura. Não deverá ultrapassar dez referências bibliográficas

Revisões: texto sobre assunto específico o qual enfoca novos conceitos, hipóteses, discussões ou que promova a integração de pelo menos uma das áreas áreas abordadas no escopo da revista com outras ciências, atendendo, preferencialmente, a solicitação da Comissão Editorial. Deverá ter no máximo vinte laudas digitadas e não ultrapassar sessenta referências.

 Relatos de Caso: descrição de experiências acadêmicas, assistenciais e de projetos de extensão. Deverá ter no máximo seis laudas, uma tabela e uma figura. Não deverá ultrapassar dez referências bibliográficas.

2 Estrutura dos manuscritos

2.1 Título do artigo: em português, em letras maiúsculas, negrito, fonte Times New Roman, tamanho 14, centralizado. Título em inglês: primeira letra em maiúscula, em itálico, tamanho 14. Títulos do texto: em letras maiúsculas, em negrito, tamanho 12. Subtítulos: primeira letra em maiúsculo, fonte regular, tamanho 12.

OBSERVAÇÃO: Títulos e subtítulos do texto devem obedecer a numeração progressiva.

2.2 Autores (até 6): A fim de garantir o anonimato no processo de análise e seleção, os manuscritos devem ser submetidos sem a identificação de autoria no corpo do texto, conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares. O nome dos autores (limitado a 6) deve constar apenas nos metadados da submissão, na carta de encaminhamento do material e na declaração de cessão de direitos autorais.

2.2.1 A identificação de autoria no corpo do texto será solicitada via e-mail pelo editor após o encerramento do processo de avaliação do manuscrito.

2.3 Resumos e Abstract: deverá ser uma exposição concisa, que não exceda 250 palavras em um único parágrafo, em português (Resumo) e em inglês (Abstract), espaçamento simples e parágrafo justificado.

2.4 Palavras-chave e Keywords: devem ser apresentadas de três a cinco, logo após resumo e abstract, separados e finalizadas por ponto.

2.5 Parte textual: contendo introdução, metodologia, resultados, considerações finais, referências e apêndices/anexos.

2.5.1 Introdução: deve conter a revisão de literatura e os objetivos.

2.5.2 Metodologia: descrever com detalhes: público-alvo, área de abrangência, ações desenvolvidas.

2.5.3 Resultados: enfatizar resultados quantitativos e qualitativos bem como os benefícios sociais alcançados.

2.5.4 Considerações Finais

3 Diretrizes para redação do texto

(Clique aqui para fazer o download do template de submissão)

A redação do texto deverá respeitar as seguintes diretrizes:

3.1 Fonte: Times New Roman, tamanho 12. Para as citações recuadas: fonte tamanho 10. Espaçamento entre linhas: 1,5. Recuo de parágrafo: 1,25 cm, exceto no resumo e abstract que não devem apresentar recuo. Alinhamento do texto: justificado. Margens: superior e lateral esquerda: 3 cm; inferior e lateral direita: 2 cm.

3.2 As citações devem ser indicadas no texto apenas pelo sistema autor-data (consultar formato na ABNT NBR 10520:2002). As citações precisam especificar sobrenome do autor da obra mencionada, data da publicação e número(s) da(s) página(s).

3.2.1 Orientações gerais sobre citações:

  1. a) Citações diretas com menos de três linhas deverão estar inseridas no próprio corpo do texto, entre aspas, e de acordo com as orientações previstas no item 3.2.
  2. b) Citações diretas com mais de três linhas devem ser apresentadas em destaque, separadas do corpo do texto, com recuo de 4 cm da margem esquerda, com corpo do texto transcrito em fonte tamanho 10 e espaçamento entre linhas simples e, ao fim, seguidas da referência de autoria conforme orientações preditas no item 3.2.
  3. c) As citações pertinentes a reprodução de fala ou diálogo, devem estar entre aspas, destacadas do corpo do texto com recuo de 4 cm da margem esquerda, e transcritas em  itálico, fonte tamanho 10 e espaçamento entre linhas simples.

3.3 Notas de rodapé: devem apresentar numeração consecutiva dentro do texto (sobrescrito), com fonte tamanho 10, espaçamento simples entre linhas.

3.4 Tabelas e Ilustrações: devem estar inseridas no corpo do texto e não exceder a 5 (cinco) no total.

  1. a) Tabelas: incluir apenas os dados imprescindíveis, evitando-se tabelas muito longas (tamanho máximo permitido: uma página em espaço simples). Utilizam-se fios horizontais e verticais para separar os títulos das colunas no cabeçalho, fechando-as na parte inferior, são abertas na lateral, enquanto os quadros são fechados.
  2. b) Ilustrações: qualquer que seja seu tipo (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos e outros), não devem repetir os dados já descritos nas Tabelas. Para identificar as partes individuais de figuras múltiplas, usar letras em caixa-alta (A, B, C, etc.).

- Título descritivo das tabelas e das ilustrações: aparece na parte superior, precedida da palavra designativa e de seu número de ordem em algarismos arábicos, centralizado nas margens da folha, fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples entre linhas.

- Fonte e legendas das tabelas e das ilustrações: aparecem logo abaixo, centralizado nas margens da folha, fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples entre linhas.

OBSERVAÇÃO: As Tabelas e Ilustrações publicadas em outras revistas ou livros devem conter as respectivas referências e/ou consentimento, por escrito, do autor ou editores.

3.5 Referências: Devem ser citadas e organizadas de acordo com o sistema alfabético. Verificar as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, NBR 6023:2018. Disponível em: <http://www.abnt.org.br>.

4) Documentos necessários para submissão (Clique aqui para fazer o download da carta e da declaração)

4.1) Carta de encaminhamento do material contendo nome completo, titulação, instituição(ções) a que pertence, e-mail, ORCID, currículo lattes, endereço e indicação do autor responsável pelo recebimento das correspondências;

4.2) Declaração de cessão de direitos autorais contendo nome completo, número de CPF do(s) autor(es) e assinatura do autor autorizado pelos demais autores indicando a responsabilidade pelo conteúdo do manuscrito e transferência de direitos autorais (copyright) para a Universidade de Cruz Alta, caso o manuscrito venha a ser aceito pelos Editores.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.