CONTRIBUIÇÕES DA TERTÚLIA LITERÁRIA DIALÓGICA PARA A EDUCAÇÃO INTEGRAL

Autores

  • Geovane César dos Santos Albuquerque Secretaria de Educação do Distrito Federal, Brasília, DF, Brasil
  • Juliana Harumi Chinatti Yamanaka Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, Brasília, DF, Brasil
  • Simone Braz Ferreira Gontijo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, Brasília, DF, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.33053/dialogus.v9i1.11

Palavras-chave:

Tertúlia Literária Dialógica. Educação integral.

Resumo

O presente trabalho buscou analisar três intervenções pedagógicas realizadas a partir da aplicação da Tertúlia Literária Dialógica (TLD) numa pers-pectiva de formação integral. O estudo foi realizado entre 2017/2018 a partir da abordagem qualitativa, exploratória e bibliográfica, tendo como categorias investigativas: os princípios da Tertúlia Literária Dialógica; a literatura como direito hu-mano e a educação integral. Os dados foram gerados a partir dos relatos de expe-riência de Albuquerque (2016), Andrade e Pereira (2014) e Gontijo et al (2016). A análise envolveu processos de leitura e interpretação sistematizadas, bem como seleção de informações mais relevantes. As experiências indicaram a TLD como um campo fecundo para diferentes projetos de ações pedagógicas devido ao po-tencial de replicabilidade e recontextualização, que permitem a adaptação às ne-cessidades distintas de grupos diversos.

Biografia do Autor

Geovane César dos Santos Albuquerque, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Brasília, DF, Brasil

Docente no Centro Interescolar de Línguas do Recanto das Emas (DF). É aluno de pós-graduação do curso de Especialização em Língua Espanhola e suas Literaturas, pela Universidade Estácio de Sá. É licenciado em Letras/Espanhol pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, onde foi bolsista do Programa de Iniciação Científica (PIBIC - IFB), em pesquisa sobre crenças e experiências na (re)configuração de sentidos de professores de espanhol em formação inicial. Possui duas formações em Tertúlia Literária Dialógica, metodologia para leitura e interpretação de textos, pela mesma instituição; experiência com a produção de livros autorais/artesanais e com o ensino de línguas a partir da literatura. Atua como revisor de textos, parecerista e tradutor na AVÁ editora artesanal.

Juliana Harumi Chinatti Yamanaka, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Professora no Instituto Federal de Brasília (IFB). É doutoranda em Linguística, da área de concentração Linguagem e Sociedade, com foco em Análise de Discurso Crítica, do Programa de Pós-Graduação da Universidade de Brasília (PPGL - UnB). É mestra em Linguística Aplicada (2013), licenciada em Letras (2009) e bacharela em Gestão de Políticas Públicas (2017) pela Universidade de Brasília. Atua em Linguística Aplicada, desenvolvendo trabalho em interface com a Análise de Discurso Crítica. Interessa-se por temas como: identidades, representações discursivas, ideologias, processos de ensino-aprendizagem de línguas adicionais e formação de professores numa perspectiva crítica de linguagem.

Simone Braz Ferreira Gontijo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Professora do Instituto Federal de Brasília, atuando como docente do curso de mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica e do curso de Letras/ Espanhol do campus Ceilândia. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Brasília (1994), Especialização em Política e Estratégia (ADESG/UnB), Administração da educação (UnB), Educação a Distância (UnB), Mestrado (2001) e Doutorado em Educação pela Universidade de Brasília (2014). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, políticas públicas e avaliação. Líder do GEFOR - Grupo de Estudos e Pesquisa em Organização do Trabalho Pedagógico e Formação Docente e egressa do GEPA - Grupo de Estudos e Pesquisa em Avaliação e Organização do Trabalho Pedagógico.

Downloads

Publicado

2020-06-08

Como Citar

Albuquerque, G. C. dos S., Yamanaka, J. H. C. ., & Gontijo, S. B. F. (2020). CONTRIBUIÇÕES DA TERTÚLIA LITERÁRIA DIALÓGICA PARA A EDUCAÇÃO INTEGRAL. DI@LOGUS, 9(1), 19-30. https://doi.org/10.33053/dialogus.v9i1.11

Edição

Seção

Artigos