FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DAS EXPERIMENTAÇÕES DEMONSTRATIVA E INVESTIGATIVA VS. REALIDADES COTIDIANA E CONTEXTUAL: UMA ASSOCIAÇÃO CONTRIBUTIVA AO ENSINO DE QUÍMICA
DOI:
https://doi.org/10.33053/dialogus.v9i1.13Palavras-chave:
Experimentação. Contexto / Cotidiano. Ensino de Química.Resumo
Este artigo relata e analisa resultados levantados ao se apresentar/desenvolver temáticas em Química, por meio de experimentações demonstrativas e investigativas, a alunos da Educação Básica do município de Caçapava do Sul/RS. Para tanto, se buscou um referencial teórico que trata das contribuições dessa metodologia à aprendizagem da Química, a partir das relações que se estabelecem entre a Ciência da sala de aula e a realidade dos estudantes, relações essas percebidas como contributivas ao processo de aprendizagem daqueles. Sendo assim, os tópicos Contribuições das relações contextuais e cotidianas ao ensino da Química e A experimentação e o ensino da Química mostram-se relevantes aos propósitos deste texto, os quais serão apresentados em seu segmento. Verificou-se ampla potencialidade do enfoque das relações cotidianas e contextuais favorecerem a aprendizagem da Química, em seu tratamento experimental.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 DI@LOGUS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.