FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DAS EXPERIMENTAÇÕES DEMONSTRATIVA E INVESTIGATIVA VS. REALIDADES COTIDIANA E CONTEXTUAL: UMA ASSOCIAÇÃO CONTRIBUTIVA AO ENSINO DE QUÍMICA

Autores

  • André Luís Silva da Silva Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS, Brasil
  • Manuela Elgelmann dos Santos Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS, Brasil
  • Dhulya Trindade de Oliveira Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.33053/dialogus.v9i1.13

Palavras-chave:

Experimentação. Contexto / Cotidiano. Ensino de Química.

Resumo

Este artigo relata e analisa resultados levantados ao se apresentar/desenvolver temáticas em Química, por meio de experimentações demonstrativas e investigativas, a alunos da Educação Básica do município de Caçapava do Sul/RS. Para tanto, se buscou um referencial teórico que trata das contribuições dessa metodologia à aprendizagem da Química, a partir das relações que se estabelecem entre a Ciência da sala de aula e a realidade dos estudantes, relações essas percebidas como contributivas ao processo de aprendizagem daqueles. Sendo assim, os tópicos Contribuições das relações contextuais e cotidianas ao ensino da Química e A experimentação e o ensino da Química mostram-se relevantes aos propósitos deste texto, os quais serão apresentados em seu segmento. Verificou-se ampla potencialidade do enfoque das relações cotidianas e contextuais favorecerem a aprendizagem da Química, em seu tratamento experimental.

Biografia do Autor

André Luís Silva da Silva, Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS, Brasil

Doutor em Educação em Ciências - UFRGS

Manuela Elgelmann dos Santos, Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS, Brasil

Graduanda em Matemática - Licenciatura - UFSM

Dhulya Trindade de Oliveira, Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS, Brasil

Graduanda em Ciências Exatas - Licenciatura - Unipampa

Downloads

Publicado

2020-06-08

Como Citar

Silva da Silva, A. L., Santos, M. E. dos, & Oliveira, D. T. de. (2020). FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DAS EXPERIMENTAÇÕES DEMONSTRATIVA E INVESTIGATIVA VS. REALIDADES COTIDIANA E CONTEXTUAL: UMA ASSOCIAÇÃO CONTRIBUTIVA AO ENSINO DE QUÍMICA. DI@LOGUS, 9(1), 31-41. https://doi.org/10.33053/dialogus.v9i1.13

Edição

Seção

Artigos