EDUCAÇÃO SOCIAL: UMA PERMANENTE (RE)CONSTRUÇÃO PESSOAL E SOCIAL

Autores

  • Filipa Coelhoso Instituto Superior de Ciências Educativas, Ramada, Portugal
  • Fernanda Carvalho Instituto Superior de Ciências Educativas, Ramada, Portugal
  • Pedro Ribeiro Mucharreira Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal e Instituto Superior de Ciências Educativas, Ramada, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.33053/dialogus.v9i1.14

Palavras-chave:

Educação Social. Desenvolvimento Pessoal e Social. Aprendizagem.

Resumo

O presente artigo (re)afirma a importância da valorização da Educação Social, enquanto espaço de desenvolvimento pessoal e social, na sua dimensão positiva, promotora e preventiva. Começámos por estabelecer a articulação entre os conceitos de educação, pedagogia social e educação social para depois refletirmos e fundamentarmos sobre a construção profissional, e da profissionalidade, dos Técnicos Superiores de Educação Social. Assente num reconhecimento da importância da “educação/aprendizagem ao longo da vida” defendemos a importância da intervenção socioeducativa e desafiámos as políticas educativas e sociais a promoverem um efetivo desenvolvimento humano.

Biografia do Autor

Filipa Coelhoso, Instituto Superior de Ciências Educativas, Ramada, Portugal

Doutora em Psicologia da Saúde pela Universidad Miguel Hernández, Elche/Portugal. Licenciada em Educação Social pelo Instituto Superior de Ciências Educativas (ISCE). Coordenadora da licenciatura em Educação Social do ISCE. Cocoordenadora do Mestrado em Educação Social do ISCE. Professora-adjunta do ISCE/Portugal. Investigadora permanente do CI/ISCE.

Fernanda Carvalho, Instituto Superior de Ciências Educativas, Ramada, Portugal

Professora especialista em Sociologia pelo Instituto Superior de Ciências Educativas (ISCE/Portugal). Mestre em Relações Interculturais pela Universidade Aberta. Licenciada em Sociologia pela Universidade Moderna. Diretora do Departamento de Ciências Sociais e Humanas do ISCE. Cocoordenadora do Mestrado em Educação Social do ISCE. Professora-adjunta do ISCE. Investigadora Permanente do CI-ISCE; investigadora-colaboradora do Centro de Investigação da Universidade Aberta.

Pedro Ribeiro Mucharreira, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal e Instituto Superior de Ciências Educativas, Ramada, Portugal

Doutorado em Educação, pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE da ULisboa). Mestrado e licenciatura na área das Ciências Económicas e Empresariais. Professor-auxiliar convidado no IE da ULisboa e membro do grupo de investigação “Políticas de Educação e Formação”, inserido na Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, no IE da ULisboa.

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Publicado

2020-06-09

Como Citar

Coelhoso, F. ., Carvalho, F., & Mucharreira, P. R. (2020). EDUCAÇÃO SOCIAL: UMA PERMANENTE (RE)CONSTRUÇÃO PESSOAL E SOCIAL. DI@LOGUS, 9(1), 77-89. https://doi.org/10.33053/dialogus.v9i1.14

Edição

Seção

Artigos