O MESTRE IGNORANTE E O JOGO HEURÍSTICO: PERSPECTIVAS DE APRENDIZAGENS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Graciela da Silva Salgado Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta, RS, Brasil
  • Elizabeth Fontoura Dorneles Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta, RS, Brasil
  • Tiago Anderson Brutti Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.33053/dialogus.v9i1.15

Palavras-chave:

Docência. Infâncias. Historicidade. Aprendizagem.

Resumo

Esse artigo faz um entrecruzamento teórico entre “O Mestre ignorante” de Jacques Rancière com a abordagem pedagógica do “Brincar heurístico” da educadora inglesa Elinor Goldschmied. Esse estudo foi motivado pelas leituras e discussões realizadas na disciplina “Sociedade, Cultura e Cidadania”, componente curricular do Programa de Pós-graduação Mestrado em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social da Unicruz. Objetiva fazer uma reflexão acerca da autonomia dos seres humanos em relação a aprendizagem, bem como do papel do mestre, ou seja do professor no percurso que se estabelece na vida de cada sujeito que aprende nos diversos momentos e contextos da vida. A escrita contou com a revisão bibliográfica para fundamentar metodologicamente as reflexões de ambas as teorias e estão embasados em Rancière (2002), Fochi (2018) Palacios e Mora (2004). A autonomia na aprendizagem é possível e para isso o aprendiz precisa de tempo, espaço e de um professor que exerça sua docência na perspectiva do respeito e da observação atenta.

Biografia do Autor

Graciela da Silva Salgado, Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta, RS, Brasil

Discente do PPG em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social da Universidade de Cruz Alta - Unicruz, Cruz Alta, Brasil. Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Cruz Alta.

Elizabeth Fontoura Dorneles, Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta, RS, Brasil

Docente do PPG em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social Mestrado da Universidade de Cruz Alta - Unicruz, Cruz Alta, Brasil. 

Tiago Anderson Brutti, Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta, RS, Brasil

Doutor em Educação nas Ciências. Professor da Universidade de Cruz Alta.

Downloads

Publicado

2020-06-08

Como Citar

Salgado, G. da S. ., Dorneles, E. F. ., & Brutti, T. A. (2020). O MESTRE IGNORANTE E O JOGO HEURÍSTICO: PERSPECTIVAS DE APRENDIZAGENS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. DI@LOGUS, 9(1), 69-76. https://doi.org/10.33053/dialogus.v9i1.15

Edição

Seção

Artigos