A PRÁTICA DA SÉRIE DE CASO COMO MÉTODO ANALÍTICO NA ABORDAGEM MISTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33053/dialogus.v9i3.19

Resumo

A pesquisa cientifica, geralmente se insere no contexto humano como uma curiosidade dos porquês dos acontecimentos e se destaca por ser um dos processos de construção de conhecimento rigoroso, que é muito válido e confiável, que gera a ciência. Essa pesquisa é complexa e minuciosa que contextualiza uma série de metodologias que podem ser aplicadas em três abordagens diferentes, a quantitativa, a qualitativa e a conjugação das duas que é a pesquisa mista. Portanto, este trabalho teve por objetivo realizar uma revisão bibliográfica a respeito do método de série de casos em sua prática analítica na abordagem mista e sua utilização no meio cientifico. Realizou-se uma revisão bibliográfica, nas bases de dados do Google Acadêmico, EBSCO, Medline e PubMEd entre os meses de maio a agosto de 2019, buscando os critérios da temática.  A série de casos se mostrou uma ótima forma de alcançar o saber, principalmente quando se trata de buscas inovadoras e inexistentes. Além disso, ao utilizar múltiplas abordagens, como é característica da abordagem mista, consegue-se que haja uma contribuição mútua das potencialidades de cada uma delas, dispondo de respostas questionadas mais concretas aos problemas de pesquisa. Conclui-se assim, que os métodos mistos podem contribuir de forma significativa para futuras pesquisas cientificas, e através dessa abordagem, a série de casos é uma ótima tipo de pesquisa, para responder técnicas inovadoras de metodologia. Isso demostra a importância de realizar novas pesquisas de cunho bibliográfico e cientifico, sobre pratica de série de casos na abordagem mista.

Biografia do Autor

Sirlei de Lurdes Lauxen, Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta, RS, Brasil

Doutora em Educação pela UFRGS, com Estágio pós-doutoral em Educação pela UFRGS/UniLisboa. 

Vaneza Cauduro Peranzoni, Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta, RS, Brasil

Pós-doutorado em Educação pela UFSM, Doutorado e Mestrado em Educação pela UFSM, Especialização em Def. Intelecual e em Libras e Graduada em Educação Especial.

Downloads

Publicado

2020-12-24

Como Citar

Nascimento da Silva, C., Kuhn Vieira, C. ., de Lurdes Lauxen, S. ., & Cauduro Peranzoni, V. . (2020). A PRÁTICA DA SÉRIE DE CASO COMO MÉTODO ANALÍTICO NA ABORDAGEM MISTA. DI@LOGUS, 9(3), 7-19. https://doi.org/10.33053/dialogus.v9i3.19

Edição

Seção

Artigos