VISIBILIDADE SOCIAL POR MEIO DA INFLUÊNCIA MUSICAL DE LINIKER, PABLLO VITTAR, GLORIA GROOVE E TRIZ

Autores

  • Douglas Verbicaro Soares Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, RR, Brasil
  • Jennifer Kissia Oliveira Diniz Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, RR, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.33053/dialogus.v9i3.32

Resumo

O presente artigo procura usar a música (arte) como forma de conscientização na sociedade brasileira, como o intuito de disseminar questionamentos críticos sobre questões de gênero e igualdade. A viabilidade da arte ser usada como forma de combate ao preconceito e a discriminação, servindo como instrumento de sensibilização para o respeito à dignidade humana, à sexualidade e à liberdade individual. A escolha dos artistas presentes no estudo esteve baseada no destaque midiático desses formadores de opinião no relevo de temas como visibilidade transgênero. Esta pesquisa teve abordagem qualitativa e busca apresentar um estudo sobre o movimento de visibilidade social por meio da música, cantadas pelos interpretes: Liniker, Pabllo Vittar, Gloria Groove e Triz. Como celebridades, estas artistas podem influenciar e, também, servir de referência para àquelas pessoas que ainda não tem convicção de suas identidades, seja de gênero ou orientação sexual. A pesquisa concluiu que as buscas por alternativas para a igualdade de trato são necessárias para mudanças de paradigmas e inclusão da diversidade sexual e igualdade de gênero no Brasil.

Biografia do Autor

Douglas Verbicaro Soares, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, RR, Brasil

Graduado em Direito pela Universidade Federal do Pará. Mestre em Direito em Estudos Interdisciplinares de Gênero e Políticas de Igualdade pela Universidade de Salamanca (Espanha). Doutor em Direito em Passado e Presente dos Direitos Humanos pela Universidade de Salamanca. Atualmente é Professor Adjunto do Curso de Direito na Universidade Federal de Roraima.

Jennifer Kissia Oliveira Diniz, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, RR, Brasil

Acadêmica da Graduação em Secretariado Executivo da UFRR

Downloads

Publicado

2020-12-24

Como Citar

Verbicaro Soares, D., & Diniz, J. K. O. (2020). VISIBILIDADE SOCIAL POR MEIO DA INFLUÊNCIA MUSICAL DE LINIKER, PABLLO VITTAR, GLORIA GROOVE E TRIZ. DI@LOGUS, 9(3), 21-36. https://doi.org/10.33053/dialogus.v9i3.32

Edição

Seção

Artigos