O LEGADO DA PAIDEIA PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Autores

  • Arlete Cherobini Orth UnilaSalle - Centro Universitário, Lucas do Rio Verde, MT, Brasil
  • Simone Gobi Marcolan UnilaSalle - Centro Universitário, Lucas do Rio Verde, MT, Brasil
  • Josirene Candido Londero Candido, Cerutti e Orth Advogados, Santa Cruz do Sul, RS, Brasil
  • Marister Buchmann UnilaSalle - Centro Universitário, Lucas do Rio Verde, MT, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.33053/dialogus.v9i3.378

Palavras-chave:

Paideia; Grécia Antiga; Educação Contemporânea Brasileira.

Resumo

informações relevantes acerca dos principais reflexos deixados pelas construções evidenciadas por diferentes povos e períodos históricos na concepção da educação contemporânea. De tal modo, o presente estudo é norteado pelo legado deixado pela educação grega, especialmente, a partir dos fundamentos da Paideia, originada na Grécia Antiga e como tal legado influenciou e continua influenciando o entendimento da atual educação brasileira. Destaca-se, sobretudo, como determinadas concepções do ideal Greco-antigo de educação (Paidéia) refletem diretamente em problemas evidenciados, no sentido de valorização da educação em âmbito nacional. O método adotado para a presente pesquisa foi o dedutivo, pois partiu-se do geral para o particular, até o alcance das deduções necessárias. Os resultados esperados foram plenamente alcançados, na medida em que foi possível entender os fundamentos da Paideia, permitindo a comparação entre os sistemas, detectando-se na educação contemporânea muitas influências da educação grega, ainda que os contextos temporais e territoriais sejam diversos.

 

Biografia do Autor

Arlete Cherobini Orth, UnilaSalle - Centro Universitário, Lucas do Rio Verde, MT, Brasil

Mestre em Modelagem Matemática, UnilaSalle - Centro Universitário, Lucas do Rio Verde, MT, Brasil.

Simone Gobi Marcolan, UnilaSalle - Centro Universitário, Lucas do Rio Verde, MT, Brasil

Mestre em Educação nas Ciências, UnilaSalle - Centro Universitário, Lucas do Rio Verde, MT, Brasil.

Josirene Candido Londero, Candido, Cerutti e Orth Advogados, Santa Cruz do Sul, RS, Brasil

Doutora em Desenvolvimento Regional pela UNISC, Santa Cruz do Sul, RS, Brasil

Marister Buchmann, UnilaSalle - Centro Universitário, Lucas do Rio Verde, MT, Brasil

Pós-Graduada em Docência do Ensino Superior e Orientação Educacional (FETREMIS), Lucas do Rio Verde – Mato Grosso, Brasil.

Downloads

Publicado

2020-12-24

Como Citar

Orth, A. C. ., Marcolan, S. G., Londero, J. C. ., & Buchmann, M. . (2020). O LEGADO DA PAIDEIA PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA. DI@LOGUS, 9(3), 47-57. https://doi.org/10.33053/dialogus.v9i3.378

Edição

Seção

Artigos